arte16-topo

Com a proposta de trazer para o Centro Cultural a produção artística desenvolvida dentro da Unesp, a exposição “Arte 16” vem ocupar o espaço da Galeria Municipal “Angelina W. Messenberg” a partir desta sexta (10). A abertura será realizada nesta quinta-feira (9).

Todas as obras expostas são dos alunos do curso de Artes Visuais da Unesp-Bauru, e o evento tem a realização conjunta da Unesp com a Secretaria Municipal de Cultura. “Essa iniciativa é resultante de discussões e conteúdos levantados no grupo de pesquisa GRAVA – Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Audiovisual, no qual trabalho junto aos alunos do Curso de Artes Visuais. Sendo assim, a parceria com profissionais como o Ronaldo Gifalli (diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura) representando a Secretaria é fundamental para esses processos”, Joedy Luciana, uma das organizadoras do evento.

Quem for conferir a exposição poderá comparecer até o dia 30/06, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h. Durante todo esse período será oferecida a visita monitorada, como apoio aos visitantes.

“Uma exposição como essa possibilita aos alunos levarem o que estão produzindo dentro da universidade, compartilhar seus processos e colaborar com a formação de público, valorizando as artes visuais na cidade. Essa iniciativa reconhece a importância de se estreitar os laços da UNESP com a comunidade local, favorecendo a disseminação de conhecimento e crescimento do interesse pela cultura na cidade. Os alunos também trabalharão como monitores durante o evento, atendendo aos visitantes. No final da exposição também será composta uma mesa, na qual estaremos levantando reflexões a respeito da presença das artes visuais na cidade, sua interlocução e história”, afirma a Joedy.

Também serão oferecidos horários alternativos de visitação, nas ocasiões em que houver eventos no espaço do Centro Cultural (Teatro Municipal, Auditório).

“Essa é uma produção dos alunos de Artes, mas na verdade a gente já percebe um amadurecimento deles, com isso nosso interesse é também mapear essa produção e os novos artistas”, diz Ronaldo.

Segundo ele, a exposição contempla várias linguagens artísticas, como desenho, escultura, gravura, gravura digital, fotografia, instalação e performance.

Os projetos passaram por uma seleção para participar da mostra. Ao todo 38 alunos inscreveram seus projetos, avaliados por Ailton Ribeiro, Paulo Barreto e Júlio Furtado. Desses, foram selecionados 20 para a exposição.
A iniciativa é para que seja um evento anual, integrando o calendário de exposições da Galeria Municipal.

“A ideia é fazer as criações circularem também fora do meio acadêmico, para que possam entrar em contato com a cidade”, comenta Gifalli.

Serviço
Abertura “Arte 16” – exposição dos alunos de Artes Visuais da Unesp/Bauru
Local: Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messenberg” (Av. Nações Unidas, 8-9)
Horário: 20h
Visitação até dia 30/06, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…