José Ranieri Neto, Diretor Administrativo das Faculdades Integradas de Bauru fala sobre o processo de transferência do Fies
José Ranieri Neto, Diretor Administrativo das Faculdades Integradas de Bauru, fala sobre o processo de transferência do Fies

No dia 27 de abril, o então ministro da Educação Aloizio Mercadante anunciou novas regras para o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. O programa é do Ministério da Educação (MEC) e destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos.

De acordo com Mercadante, a proposta visa dar mais autonomia às instituições de ensino e uma distribuição mais equilibrada das vagas para cursos prioritários, como os da área de saúde, as engenharias e licenciaturas, além de mais oportunidade já que os alunos terão liberdade para realocar as vagas remanescentes.

As mudanças anunciadas (veja aqui o que muda) serão válidas já para o processo seletivo do segundo semestre deste ano.

Em meio às mudanças, uma das principais dúvidas dos alunos é sobre como funciona a transferência do Fies, ou seja, quando um estudante deseja transferir seu financiamento de uma faculdade para outra. Por isso, o Social Bauru conversou com José Ranieri Neto, Diretor Administrativo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), que falou sobre o processo de transferência do Fies. Confira:

Para o aluno que já possui o Fies, as novas regras trazem alguma mudança?
José Neto: Não. As exigências para ele conseguir o Fies continuam valendo, como tirar uma nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e não zerar na redação, além da renda familiar, que não pode passar de dois salários mínimos e meio por integrante da família. Nesse caso o estudante já passou por este processo e já foi beneficiado pelo programa do governo. E isso também vale para o aluno que quiser fazer a transferência.

Como funciona o processo de transferência do FIES?
José Neto: Não é difícil e é de direito de todos os alunos. Para entender como é esse processo é importante um esclarecimento sobre o aditamento do contrato do financiamento. O aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no Fies, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. Mas para realizar a transferência do Fies de uma faculdade para outra ele não pode fazer o aditamento do contrato, ou seja, renová-lo. Caso ele faça isso, terá que esperar mais seis meses para solicitar a mudança. Aqui na FIB estamos recebendo cada vez mais alunos e estamos abertos para tirar todas as dúvidas.

A transferência pode ser realizada para qualquer curso?
José Neto: Sim, qualquer curso, sempre durante o prazo correto. Quando iniciar o processo de aditamento, ele já pode tentar a transferência. E como eu disse anteriormente, deve ser antes de assinar a renovação do contrato. Além disso, o aluno não precisa transferir para o mesmo curso que ele estava fazendo anteriormente. No caso da transferência entre instituições diferentes, o aluno pode mudar para qualquer área. A única observação é em relação ao tempo de contrato. O prazo máximo de utilização do financiamento é igual ao período que resta para a conclusão do curso pelo estudante na época de seu ingresso no Fies. Esse prazo do financiamento pode ser prorrogado por apenas mais um ano. Por isso solicitamos que os alunos interessados venham até à FIB para conversar com a nossa equipe e estudar o contrato, além de ver, junto conosco, a grade curricular. No caso dos cursos que não estão disponíveis no meio do ano, o aluno já pode procurar a instituição e tirar todas as dúvidas; ele será bem-vindo para fazer este estudo de caso.

E para a transferência é preciso realizar alguma prova?
Neto: Não. O próprio aluno pode solicitar a transferência no site do Fies na aba ‘Transferência’. Depois de cinco dias, a universidade que ele solicitou a transferência irá entrar em contato. Outra informação importante para destacar é que nesta transferência o aluno não corre o risco de perder o Fies.

A partir de quando o aluno pode solicitar a transferência do FIES?
Neto: Será a partir do início de julho, para iniciar o segundo semestre. É a mesma data em todo o País. Ainda não foi divulgada a data exata, mas em breve os alunos já serão informados.

Atualmente, quantos cursos de graduação a FIB oferece?
Neto: Hoje estamos com 20 cursos de graduação e com 17 cursos de pós-graduação. Queremos atrair cada vez mais estudantes para que possam aproveitar as nossas oportunidades.

Serviço
Faculdades Integradas de Bauru
Endereço: Rua José Santiago, Quadra 15, Vila Popular do Ipiranga
Telefone: (14) 2109-6200
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h às 22h
Sábado das 8h às 12h
Para mais informações acesse: www.fibbauru.br/pos ou http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …