A estudante Isabella Marão admite sentir dificuldades de se exercitar no frio
A estudante Isabella Marão admite sentir dificuldades de se exercitar no frio

O frio chegou com tudo e trouxe com ele a vontade de hibernar, tomar chocolate quente, assistir um filme embaixo das cobertas; basicamente aproveitar a preguiça com todos as regalias possíveis. Acordar todo dia de manhã e fazer uma caminhada não parece nada ideal, certo? Para muitas pessoas, o inverno é a estação do ano mais difícil para deixar o exercício físico em dia.

Isabella Marão é estudante de jornalismo e pratica corrida de rua desde 2012. “Eu corro porque gosto da sensação de dever cumprido, acho legal superar os meus limites, a própria motivação é motivadora”, explica a estudante. No entanto, Isabella admite que no frio fica mais difícil. “Além da preguiça de acordar cedo, a corrida de rua fica mais complicada. O truque [para levantar e correr] é curtir”, diz.

Além da preguiça, outra coisa a ser superada no frio são os cuidados a mais que ele exige. O educador físico Gustavo Nunes conta que as lesões se tornam ainda mais comuns nesta época do ano. “Um tipo de lesão que ocorre é a ruptura de algumas fibras musculares, não a lesão completa do músculo”, afirma. “Isso acontece muito em dias frios e principalmente na parte da manhã, quando muitos realizam as atividades com pressa porque têm compromissos e acabam não fazendo o aquecimento antes de iniciar”, completa Gustavo.

O profissional lembra que o aquecimento é uma parte importante de qualquer exercício físico, independente da época do ano. Porém, com as temperaturas baixas, essa necessidade redobra. “A realização do aquecimento previne lesões e altera o organismo gradativamente para o treinamento, competição ou lazer, possibilitando o aumento da temperatura corporal, que é muito importante. Alguns benefícios são o aumento da taxa metabólica e fluxo sanguíneo, melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos, entre outros”, explica Gustavo. Alguém pode argumentar que aumentar o número de roupas aquece o corpo para uma temperatura ideal. Nada disso! Você pode usar algo mais quente, porém, não pesado. “O excesso de roupa pode acelerar a elevação da temperatura corporal. Isso pode causar desidratação, hipertermia e também a redução do desempenho físico quando o corpo ultrapassa a temperatura de 40º”, alerta o educador.

Uma boa notícia para quem precisa emagrecer é que o frio é o melhor período para que isso aconteça. “Nosso corpo precisa ficar com a temperatura interna em torno de 36ºC a 37,5º, com a temperatura baixa por causa do inverno, nosso metabolismo acelera para chegar nessa temperatura”, afirma Gustavo. Mas é importante que fiquemos alertas também na alimentação. É normal sentir mais fome no inverno e, consequentemente, ingerir mais calorias. Alimentação e exercício físico sempre andam de mãos dadas para uma vida saudável.

Outra coisa que é imprescindível em um corpo saudável é a hidratação. “A hidratação no frio dever ser igual a do calor. Para quem pratica atividade física, ela se torna indispensável, pois evita cãibras, fadiga, elevação da frequência cardíaca e superaquecimento do corpo”, explica Gustavo.

Para quem quer seguir com os exercícios firmes e fortes nesse inverno, que promete ser severo, Gustavo dá cinco dicas:
1) Procure treinar com uma pessoa que não te deixe faltar da academia;

2) Aumente a intensidade de seus treinos, com isso o frio passará;

3) Procure fazer atividades que te dão prazer;

4) Deixe claro seu objetivo para o resto do ano, principalmente o verão;

5) Procure o melhor período do dia para seu treino, aquele no qual você se sente mais disposto.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…