Por influência da mãe, as irmãs Solange e Tânia abriram a Cecy's Babys Enxovais
Por influência da mãe, as irmãs Solange e Tânia abriram a Cecy’s Babys Enxovais

As irmãs Solange Cavichiolli e Tânia Fernandes cresceram vendo sua mãe bordar e costurar. Com o tempo, o talento passou para as mãos das duas e, aos poucos, elas foram aprendendo todos os truques do artesanato. E mal sabiam que esta seria a profissão no futuro!

Após a morte de Dona Cecília, Solange e Tânia tiveram a ideia de voltar ao passado e montar uma empresa em homenagem àquela que tanto lhes ensinou. As dificuldades foram muitas e vencer o mercado competitivo de Bauru não foi nada fácil.

Mas hoje, oito anos depois, as duas comemoraram a vitória com a inauguração de um novo espaço na zona sul da cidade e a possibilidade de, cada vez mais, fazer amigas e não clientes!

Nesta entrevista, as bauruenses comentaram sobre as dificuldades da trajetória da Cecy’s Baby Enxovais, falam sobre os produtos que desenvolveram – desde enxovais para bebês, bichinhos de pelúcia até lembrancinhas e decoração infantojuvenil – além dos planos para o futuro. Confira:

Vocês são sócias, certo? Então o negócio já vem de família?
Tânia: Sim. Na verdade, a Solange trabalhava em uma área já voltada para a costura e eu morava em São Paulo. Quando nossa mãe faleceu, eu disse: ‘vamos unir a situação’. Eu vim para Bauru e nós resolvemos montar a sociedade. Inicialmente, nós focamos em lençol e enxoval de bebê. Nós tentamos entrar no mercado de Bauru, mas era muito difícil, pois já existiam muitas lojas do gênero. Além disso, existe um mercado grande em Ibitinga, que é aqui perto. Depois de um tempo pensando o que iríamos fazer, a filha da Solange conseguiu uma encomenda para kit de berço através de uma amiga e foi aí que mudamos o foco do nosso negócio.

cecys-5

E vocês já tinham experiência com corte e costura?
Solange: Eu já mexia com costura de bolsas.
Tânia: Já eu só tinha feito um curso de corte e costura, mas tinha a experiência como empresária com uma loja de roupa infantil que eu tive em São Paulo. Mas lá eu só revendia e não confeccionava.
Solange: E a influência da costura veio da nossa mãe. Ela não tinha instrução nenhuma, mas nos ensinou muita coisa, como o bordado e costura. Nós dormíamos esperando ela terminar um pijama! (risos).
Tânia: Tanto que ‘Cecy’s Baby’ é uma homenagem para ela. Ela se chamava Cecília e nós a apelidamos carinhosamente de Dona Cecy.
Solange: A raiz disso tudo vem dela.

E vocês inauguraram há quanto tempo?
Tânia: São 8 anos de empresa. O engraçado é que algumas mães que fizeram o kit com a gente lá no começo, voltam para a reformulação do quarto do filho que está crescendo. Acompanhamos tudo.

E como a empresa ganhou força para crescer?
Tânia: Nós fizemos um kit para uma família influente da cidade e isso gerou o boca a boca. Eles nos indicaram para outras pessoas e tudo isso ajudou muito o desenvolvimento. Depois de um tempo, precisamos mudar até o local que trabalhávamos porque estávamos muito afastadas das nossas clientes. Porém, desde o início, decidimos manter o ambiente pessoal, que virou quase que uma marca, além de ser muito mais agradável para trabalharmos.
Solange: Até hoje é o boca a boca que traz novos clientes para a loja! Nós começamos a aperfeiçoar os kits, começamos a produzir bonecos e ursos, lembrancinhas e tudo que envolvesse tecido e produtos ao público infanto-juvenil.

Vocês criam tudo ou recebem ideias das mães também?
Tânia: Nós fazemos os dois. Às vezes, as mães vêm com a ideia, já outras nos procuram para conselhos e sugestões. Em relação aos produtos, nós fazemos de tudo, sempre muito colorido, personalizado com nomes, desenhos e até produtos temático. Já conseguimos contar a história da Chapeuzinho Vermelho no protetor de berço!

E tudo é produzido aqui?
Solange: Isso! Nós duas fazemos tudo aqui. Temos dois andares neste novo local que inauguramos e deixamos as máquinas na parte de cima da loja para produzirmos. Durante um tempo até chegamos a ter ajuda, mas agora somos só nós duas e, por enquanto, estamos dando conta!

Vocês estão em uma nova fase com a inauguração deste espaço, certo? Pensam em outras novidades?
Solange: Ah, sim. com certeza. Atualmente, estamos transformando as roupinhas dos bebês, um macacão ou body, por exemplo, em um bichinho de estimação. Pode ser um urso, elefante, girafa, leãozinho… o que a cliente preferir. Nós lançamos na semana passada esse projeto que já é tendência em alguns lugares. Assim, a criança pode ter uma lembrança para a vida toda a partir de uma roupinha que usou!

Vocês acham que a crise atrapalhou em algo?
Tânia: Acho que mais do que a crise financeira, o que realmente nos atrapalhou foi o surto do zika vírus. Muitas mães começam a ter medo de engravidar nesse período e preferem esperar para ter uma maior segurança. Por esse motivo, nós estamos diversificando um pouco o nosso negócio, trazendo itens novos de decoração e focando em objetos que atinjam também o público juvenil.

Então vocês irão investir na ampliação da faixa etária?
Tânia: Isso. Inicialmente, nós fazíamos edredom até para casais, para camas queen size. Mas aí nós vimos que não iria render e decidimos focar nos bebês. Agora, estamos ampliando a faixa etária dos nossos produtos.

Qual o diferencial da Cecy’s Baby?
Tânia: Acho que é o cuidado que nós temos com as nossas clientes. Nós fazemos questão de deixar tudo muito pessoal e queremos manter assim. Essa amizade e atenção que temos com as nossas clientes fazem parte do diferencial. O material pronto é possível encontrar em qualquer loja, mas este cuidado que nós temos, é difícil de encontrar por aí. Sem contar o kit berço que é o nosso ‘carro-chefe’ e considerado um dos nossos diferenciais. Eles sempre agradam muito as clientes.

E quais foram as dificuldades que vocês já encontraram pelo caminho?
Solange: Nossa, foram muitas.
Tânia: Quando nós começamos aqui em Bauru, nós fizemos uma produção, enchemos uma sacola com lençóis e saímos pela cidade, principalmente no Calçadão. Nós duas batemos de loja em loja na cidade e para não dizer que todos disseram não, um senhor, lá no final da Batista, foi gentil e comprou alguns jogos de lençol.
Solange: Mas nós voltamos para casa extremamente cansadas e desanimadas. Foi um balde de água fria.
Tânia: Essa foi a primeira etapa de dificuldade, depois nós tivemos que criar uma carteira de clientes – e não foi nada fácil. É complicado você entrar no mercado de uma cidade que você tem concorrentes tão fortes. Mas nunca nos faltou trabalho, pois nós arregaçamos as mangas e sempre procuramos alternativas.

Serviço
A Cecy’s Baby Enxovais está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 15-12.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 9h às 18h, com horário de almoço flexível // Sábado 9h às 12h
Telefone: (14) 3018-9845
Whatsapp: (14)988030803 (Tânia) e (14) 981186305 (Solange)
Para mais informações, acesse: cecysbaby.com // www.facebook.com/cecysbaby // www.flickr.com/photos/cecysbaby/

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…