jairo-colombiano-topo

Há quatro anos, Jairo Cabrera vinha planejando realizar o seu maior sonho: fazer uma viagem pela América Latina. Mas, três meses antes de dar o pontapé inicial, o colombiano da cidade de Pasto mudou os planos e decidiu enfrentar o roteiro viajando de bicicleta!

E, o que foi encarado como verdadeira loucura pelos pais, virou realidade. Desde abril, ele vem desbravando o território da América Latina, sozinho, com pouco dinheiro e muita ajuda da população. “Eu decidi fazer esta viagem porque precisava disso na minha vida. Sempre quis conhecer estes lugares e sabia que o momento era o certo. Se não fosse agora, não seria nunca mais”. Assim, o jovem de 27 anos largou o emprego que tinha por lá como administrador e decidiu encarar as surpresas que o futuro lhe reservava.

Para começar: um terremoto de 7.9 de magnitude já na primeira parada, o Equador. “Foi um período muito difícil, pois todo mundo estava com medo. Eu cheguei na sexta e no sábado à noite, já aconteceu o terremoto. Eu nunca tinha passado por isso e o país ficou devastado. Foi muito difícil conseguir sair de lá”, relembra. O terremoto, que aconteceu em abril, deixou 659 mortos e mais de 29 mil pessoas em lares temporários.

Após o imprevisto, Jairo seguiu pelas praias do Equador, que estavam todas devastadas e, de lá foi para o Peru, onde encarou mais um desafio. No Equador, devida a alta altitude, o jovem enfrentou a falta de ar e passou muito frio. “Foi muito complicado porque eu pedalava cerca de 50km por dia. Mas o sofrimento valeu a pena. Logo em seguida, eu conheci Machu Pichu e realizei um outro grande sonho”. Do Peru, ele foi para a Bolívia e, depois algum tempo, foi a hora de encarar o primeiro destino no Brasil: a cidade de Corumbá. “Aí, eu viajei para Três Lagoas, Bonito e Bauru”.

Daqui, Jairo irá para Botucatu, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro – destino que foi dito com um grande sorriso no rosto. “Quero muito conhecer o Rio de Janeiro e acompanhar as Olimpíadas”.

Nem tudo são flores
Até aqui, muita gente pode estar pensando: ‘que vida fácil! Largou tudo para viajar’. Mas, além de ter a coragem de encarar o mundo fora de sua janela e ficar longe dos pais e amigos, Jairo já enfrentou muitas dificuldades, além das climáticas. Como não tem muito dinheiro, ele está vendendo alguns chaveiros por onde passa para arrecadar a quantia necessária para continuar com o seu sonho. Já a hospedagem é a partir do sistema Couchsurfing, que oferece casa de forma gratuita em troca de alguns favores. Sem contar os perigos, os riscos que já correu e que até o fizeram ter vontade de voltar para casa. “Não vou dizer que nunca pensei em desistir. Uma vez, estava pedalando sozinho, no meio da mata e, quando olhava adiante, não dava para ver nada… Ali, naquele momento, eu pensei em desistir de tudo. Parecia loucura continuar. Mas decidi seguir em frente.”

O que o motivou a continuar? A certeza de que ele trocou as raízes pelas asas – e isso não tem volta.

Futuro
Se tudo der certo e ele conseguir arrecadar o dinheiro que necessita, a viagem continua até o final do ano, quando reencontrará sua família. “No começo eles foram totalmente contra a minha viagem e acharam que eu não estava falando a verdade. Mas, quando eles me viram arrumando as malas, perceberam que era sério. O difícil mesmo foi quando eu estava no Equador e, por causa do terremoto, eles ficam quatro dias sem notícias minhas. Sofreram muito. Mas agora está tudo bem e nos falamos sempre. Eles sabem que eu estou realizando um sonho”. Nós também sabemos, Jairo.

Quem quiser ajudar Jairo em suas próximas viagens, pode falar com ele pelo Facebook:
www.facebook.com/jairo.c.erazo

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…