Com o experimento, Jota Be e David Calleja continuarão com outro projeto, a página 'Eu; Devaneio'
Com o experimento, Jota Be e David Calleja continuarão com outro projeto, a página ‘Eu; Devaneio’

Você, alguma vez, já quis mudar de corpo com alguém? Assumir uma outra personalidade? Pois foi pensando nisso que dois bauruenses decidiram trocar os perfis no Facebook e viver uma experiência diferente.

Durante quase 24 horas, David Calleja e Jota Be assumiram o perfil um do outro e, assim, as novas postagens começaram. A ideia surgiu com David que, relembrando algumas performances que fazia pelo grupo Uhuu, pensou em como as pessoas se escondem na vida real e se expõe no Facebook.

“Durante um tempo, eu participei de um grupo de performance chamado Uhuu, onde eu pude fazer muitos exercícios. Um deles era que a gente tinha que convidar alguém para participar o dia inteiro conosco, sem poder conversar com esta pessoa. E aí, por acaso, eu lembrei disso, a partir das memória do Facebook e pensei que hoje eu faria isso de uma forma diferente. Fiquei pensando que, talvez, a gente conheça mais a pessoa pelo Facebook do que da forma real. Elas se escondem muito na vida real e se expõem muito no Facebook e eu queria enxergar a rede social de outra forma”, comenta.

Logo em seguida, David colocou em sua timeline que desejava fazer este exercício e o João aceitou. “No começo, ele até pensou que era uma brincadeira, mas depois viu que eu estava falando sério. Aí, decidimos fazer esta troca com a intenção de entender como as pessoas se relacionam e se interagem. Foi um experimento.”

Durante a experiência, ambos tinham a liberdade de postar o que quisessem no Facebook do outro, a fim de chegar, da melhor forma possível, ao mesmo objetivo. “O resultado foi muito interessante. Apesar de o Facebook ser público e um local onde as pessoas se expõem muito, ele também é muito privado e as pessoas não querem abrir mão disso. Mas queríamos nos desapegarmos e mostrar para as pessoas como a nossa vida é e que no fim, o virtual não é diferente do real”.

No total, a experiência durou 24 horas e eles pretendem fazer novamente, com outras pessoas, para a reflexão continuar. “Ainda estamos refletindo muito sobre esta experiência. Mas, com certeza, já sabemos que ela foi muito válida”. Tanto que vai gerar mais frutos e, em breve, mais um projeto virá.

“Eu e o David tínhamos um projeto há tempo, mas não seguimos adiante. Agora, com esta experiência, nós decidimos voltar com a página Eu; Devaneio, que é uma página com algumas frases e reflexões nossas. Inclusive, a primeira postagem é sobre o experimento. Essa simbiose da troca de perfis suscitou a simbiose desse nosso projeto: essa fusão dos dois cérebros!”, finaliza Jota.

E você, também participaria da experiência?

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …