Maracatu Nação (Baque Virado)
Maracatu Nação (Baque Virado)

Acontece neste domingo, 7 de agosto, uma oficina de Maracatu. O evento é organizado pela Maracatu Abayomi, primeiro grupo de Maracatu de Baque Virado em Bauru. O espaço foi fundado em agosto de 2014 numa oficina de construção de alfaias, num desejo de Alberto Pereira, pernambucano de Afogados da Ingazeira, de matar as saudades de sua terra natal.

O Maracatu teve origem no estado de Pernambuco e é considerado um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso cristão com as crenças africanas. Existem dois tipos, o Baque Virado e o Baque Solto. O Virado, praticado pela Abayomi, caracteriza-se por um ritmo mais lento e executado com bastante violência.

A oficina de Maracatu é gratuita, terá duração de duas horas e é destinada aos interessados em aprender sobre o Maracatu, seja sua história, fundamento, instrumentos ou baque virado.

Além disso, no dia 31 de outubro (Dia do Saci) uma outra oficina será oferecida. É uma Oficina intensiva com Rumenig Dantas, baruqueiro da Nação de Maracatu Porto Rico e Ogan do Ylê Axé Oxóssi Gongoubira, do Recife. Esta oficina será paga.

Serviço
Local: Casa da Capoeira de Bauru, Rua Sebastião Prenolato, 4-86, Jardim Cotorno.
Data: 7 de agosto
Horário: 16h às 18h
Para mais informações, acesse: www.facebook.com/events/1042988922482854/

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…