corrida-bauru1

No sábado (13), a partir das 8h, acontecerá uma corrida para comemorar os 10 anos da Lei da Maria da Penha. Além de Bauru, o evento irá acontecer, simultaneamente, em São Paulo, Americana, Aracaju, Balneráio Camboriú. Brasília, Campinas, Florianópolis, Itapetininga, Maringá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sorocaba e Teresina.

A iniciativa é da promotora de justiça Maria Gabriela Mansur que tem o objetivo de conscientizar e informar sobre a violência contra a mulher. Aqui em Bauru, é a triatleta, Maria Claudia Ribeiro, a responsável pela organização: “Eu resolvi fazer este evento aqui e entrei em contato com ela, que prontamente me ajudou. Tivemos em abril o primeiro treino, esse agora neste semana teremos o segundo”.

O evento é aberto a todo o público, gratuito e beneficente. Os participantes podem colaborar com doações de itens de higiene, como xampu e condicionador, absorventes, fraldas infantis, escovas e pasta de dente – para que sejam doados à mulheres ítimas de violência e que encontram-se em abrigos.

Após a corrida, acontecerá um café da manhã colaborativo, além de um bate-papo com jornalista, psicóloga, advogada e assistente social, que abordarão a questão da Lei Maria da Penha, quais os tipos de agressão e a situação das mulheres negras perante à violência no Brasil.

“Hoje, a violência contra a mulher não escolhe classe social. A cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no país, segundo dados do IBGE, e todas podemos ser vítimas e precisar de ajuda. O ideal seria que não tivéssemos esse tipo de ocorrência, mas ela acontece ainda, infelizmente. Precisamos que a população esteja consciente que esse é um problema de todos. Através do esporte, podemos empoderar a mulher, melhorando sua saúde e também sua auto-estima, devolvendo sua confiança e esperança”, comenta Maria Cláudia.

Lembrando que a corrida não terá vencedores, apenas o sorteio de brindes, já que o principal objetivo é a conscientização. O início acontecerá no Parque Vitória Régia, a partir das 8h.

corrida

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…