baluarte - Companhia Estável de Dança de Bauru

Previsto para ocorrer de 15 a 30 de outubro, o Face – Festival de Artes Cênicas de Bauru – chega à sua quinta edição cheio de novidades. Contemplado pelo Programa Caixa apoio a Festivais de Teatro e Dança, neste ano o evento ganha força em Bauru com mais espetáculos e ações formativas, e procura patrocinadores para completar os recursos necessários à sua realização. Está aberto, através da Prefeitura Municipal, chamamento público para grupos (teatro, dança, circo, performance) se inscreverem.

A mostra cênica não competitiva pretende ocupar 15 dias de programação na cidade de forma impactante. Além de colaborações na permuta de serviços, que vise ampliar a qualidade de produção, o apoio de patrocinadores pode ser também financeiro. Empresas, associações, grupos e instituições de qualquer ramo, assim como pessoas físicas, podem colaborar.

“Os patrocinadores podem auxiliar com qualquer valor, que irá cobrir despesas no decorrer da produção do festival; são gastos que não serão cobertos pelo nosso principal patrocínio”, explica Andressa Francelino, coordenadora da quinta edição do Face. “Tendo em vista o crescimento significativo do festival de artes cênicas no âmbito cultural da cidade, visamos ampliar ainda mais a divulgação do festival, garantindo aos apoiadores a promoção da sua marca junto com toda essa importância social que o festival promove na cidade”, diz.

Para este ano, o Face, de acordo com Andressa, contemplará 16 grupos das mais diversas regiões do país e um espetáculo de um grupo internacional (que será escolhido e convidado pela direção). Durante duas semanas de evento serão realizadas, ao todo, 17 apresentações de espetáculos distintos, sendo que 14 apresentações contemplarão grupos de nível nacional, dois espetáculos de nível regional e um espetáculo de nível internacional.

Além disso, a programação contará ainda 17 oficinas de compartilhamento de processos de pesquisas (ministradas pelos mesmos grupos selecionados via edital e grupos convidados), com duração mínima de 3 horas. Ainda haverá sessões de bate-papo após apresentações, que contarão com um mediador. “O objetivo, com isso, é fomentar debates sobre processos criativos e pesquisas contemporâneas”, aponta a coordenadora.

Assim como na terceira e na quarta edição do evento, a seleção dos espetáculos e oficinas se dará através de edital público de chamamento. A direção do festival também poderá convidar alguns grupos, como é o caso da cia. que apresentará o espetáculo internacional.

face-peça casa e nuvem branca grupo Desubito

O edital prescreverá um cachê fixo para cada grupo/artista por apresentação, sendo que cada grupo/artista selecionado deverá ministrar uma oficina com no mínimo três horas de duração. Estima-se receber mais de 5 mil pessoas em todas as ações que serão realizadas durante o festival.

Além do patrocínio da Caixa Federal, o Face tem como realizadores o grupo Protótipo Tópico e a Prefeitura Municipal de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura. Apoios: TUSP Bauru, Casa de Cultura Celina Neves, Cidade Outdoors, Bom Motivo restaurante, Kero Mais, Tayu, Empório São Lourenço, Espetinhos do rei, Baitaca’s, Esquina do Pão de Queijo, Pitoresca Pizzaria.

Sobre o Festival
O Festival de Artes Cênicas de Bauru deu o pontapé inicial no ano de 2012, e surgiu como resposta expressiva às inquietações e anseios de artistas bauruenses, especialmente, do grupo Protótipo Tópico, quanto ao fomento e o fortalecimento do cenário das artes cênicas na cidade de Bauru e a região. O Protótipo questionava, principalmente, a falta de espaços, tanto na cidade, quanto na região, dedicados ao compartilhamento e à pesquisa de linguagens cênicas mais contemporâneas.

A ideia era superar o gênero “clássico” predominante tanto no âmbito de ensino-aprendizagem oferecido nas escolas de ensino específico de arte, ou nos grupos de artistas, assim como também no âmbito de distribuição e consumo de difusão artística.

Foi desta forma que o grupo Protótipo, recém-chegado à cidade em 2010, sentiu a necessidade pulsante de criar um novo espaço para que linguagens artísticas mais contemporâneas pudessem ser mais vivenciada por artistas locais, estudantes, amadores etc.

Assim, nasceu o Face, com o compromisso de responder demandas atuais das Artes Cênicas.

As informações são da assessoria do evento.

Serviço
Para ser um colaborador/patrocinador do 5º Face, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pela página no facebook intitulada “FACE Bauru”, ou então pelo telefone (14) 98115-4434 (falar com João Folcato). Para se inscrever no edital, acessar www.bauru.sp.gov.br/chamamentopublico

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…