maes-enem-topo

“Sororidade”; substantivo feminino; “é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum”. Definição do site Significados.

O projeto não era projeto. Tudo começou da sororidade de mulheres com mulheres. Online, muitas meninas tiveram a ideia de oferecer seu tempo livre para tomar conta dos filhos de mães que quisessem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Algo informal foi transformado em uma grande corrente.

Fernanda Vicente é jornalista e mora em Santos. Ela viu a movimentação das mulheres nos grupos do Facebook e decidiu transformar aquilo em algo maior. “Eu fiz um post me oferecendo para ajudar. Sou mãe se sei como é difícil conciliar maternidade, vida profissional e estudos”, conta Fernanda. A lista crescia mais e mais a cada minuto, daí veio a ideia de criar a página “Mães no ENEM”. “Queria mostrar que mulheres juntas têm força, é político, é revolucionário e que não, não somos rivais, somos irmãs e juntas somos mais fortes”, completa.

O projeto cresceu rápido e com ele chegaram as parcerias. Dentre os parceiros, a advogada Ana Bavon, da Feminaria – uma rede colaboracionista feminina -, que ofereceu ajuda jurídica. “Ela elaborou as fichas de cadastro, o termo de responsabilidade e é ela quem dá o suporte para que o projeto flua lindo”, afirma Fernanda. O projeto também conta com assistência psicológica para a mães cadastradas. “Nós sabemos que existe uma sobrecarga em cima da mulher. Então, contamos com uma equipe para ajudar e orientar essas mulheres, garantindo assim o bem-estar emocional delas”, continua. Além disso, o “Mães no ENEM” oferece aulas de redação online com voluntárias formadas em Letras e Jornalismo. Tudo isso é gratuito e voluntário. “Colocamos em prática a sororidade”, diz Fernanda.

O “Mães no ENEM” já conta com voluntárias em 19 estados de todas as regiões do Brasil. Na página do projeto, está fixada uma lista com os nomes de todas as voluntárias cadastradas. A mãe pode verificar a lista e entrar em contato com a pessoa da sua escolha. “Quando ela apresentar interesse em uma voluntária, o projeto encaminha para essa mãe uma ficha que deve ser preenchida. Ao fechar a parceria entre mãe e voluntária, o projeto envia um termo de interesse para ambas assinarem”, explica Fernanda. O “Mães no ENEM” promove uma aproximação entre a mãe e a voluntária. Posteriormente, a família deve olhar e analisar cautelosamente os detalhes da ficha cadastral da pessoa.

A prova do ENEM só acontece nos dias 5 e 6 de novembro, mas as respostas ao projeto já são positivas. “Temos muitas mulheres dispostas a ajudar, seja com as crianças, com as aulas online ou o atendimento psicológico”, conta a idealizadora. A iniciativa ainda é nova e gera dúvidas, principalmente no que diz respeito em deixar o filho com alguém desconhecido. Contudo, Fernanda diz que exatamente por isso elas trabalham para mostrar “que o projeto é idôneo e muito respeitoso com voluntárias e as famílias assistidas por ele”.

O “Mães no ENEM” é uma ação apartidária, voluntária e sem fins lucrativos. O projeto é também um exemplo de sororidade e um incentivo às mulheres que querem estudar e buscar um futuro melhor para si e para os filhos.

Você pode conferir mais sobre o projeto, inclusive a lista de voluntárias, na página do Facebook. O ENEM acontece nos dias 5 e 6 de novembro e uma mãe, com certeza, precisa da sua ajuda.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…