vacina topo

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva/Divisão de Vigilância Ambiental deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica no dia 30 de agosto, na Zona Rural. Na área urbana de Bauru, ela começa no dia 11 de setembro.

A vacina antirrábica é uma prevenção para que os animais domésticos não contraiam a raiva e, consequentemente, transmitam aos seres humanos. Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes. A vacina é, ainda hoje, sua única forma de prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que devem ser vacinados cães e gatos com idade acima de três meses. Mais de 40 postos estarão à disposição, divididos em etapas e regiões. O período de vacinação vai até 30/09.

A Secretaria ainda orienta que todo animal deverá ser acompanhado por um adulto, pois será contido por ele; os gatos deverão ser levados dentro de caixas de transporte; as fêmeas que estiverem no cio terão preferência na fila, assim como animais que estejam causando incômodo ou tumulto; fêmeas gestantes ou amamentando também podem ser vacinadas.

Segundo informações do site da Prefeitura de Bauru, estima-se que a população de animais em 2016 seja 45.590, sendo 40.105 cães e 5.485 gatos, conforme dados do Instituto Pasteur. A meta de cobertura é de 80% do total estimado, ou seja, 36.472 animais.

Em 2015 não houve vacinação, de acordo com determinação do Ministério da Saúde e em 2014 um total de 29.994 animais foram vacinados entre 26.498 cães e 3.496 gatos.

A programação completa dos bairros e locais que receberão a campanha pode ser encontrada no anexo que está no site da Prefeitura.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Giovana Romania
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Big Day Mori Motors será neste sábado (24) com feirão de veículos 0km

Acontece no dia 24 de agosto (sábado), o primeiro Big Day Mori Motors. O feirão acontece d…