vacina topo

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva/Divisão de Vigilância Ambiental deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica no dia 30 de agosto, na Zona Rural. Na área urbana de Bauru, ela começa no dia 11 de setembro.

A vacina antirrábica é uma prevenção para que os animais domésticos não contraiam a raiva e, consequentemente, transmitam aos seres humanos. Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes. A vacina é, ainda hoje, sua única forma de prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que devem ser vacinados cães e gatos com idade acima de três meses. Mais de 40 postos estarão à disposição, divididos em etapas e regiões. O período de vacinação vai até 30/09.

A Secretaria ainda orienta que todo animal deverá ser acompanhado por um adulto, pois será contido por ele; os gatos deverão ser levados dentro de caixas de transporte; as fêmeas que estiverem no cio terão preferência na fila, assim como animais que estejam causando incômodo ou tumulto; fêmeas gestantes ou amamentando também podem ser vacinadas.

Segundo informações do site da Prefeitura de Bauru, estima-se que a população de animais em 2016 seja 45.590, sendo 40.105 cães e 5.485 gatos, conforme dados do Instituto Pasteur. A meta de cobertura é de 80% do total estimado, ou seja, 36.472 animais.

Em 2015 não houve vacinação, de acordo com determinação do Ministério da Saúde e em 2014 um total de 29.994 animais foram vacinados entre 26.498 cães e 3.496 gatos.

A programação completa dos bairros e locais que receberão a campanha pode ser encontrada no anexo que está no site da Prefeitura.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …