Elaine Câmera e Pedro Prudente, no Laboratório de Elétrica
Elaine Câmera e Pedro Prudente, no Laboratório de Elétrica

A partir de outubro, a FIB (Faculdades Integradas de Bauru) irá apresentar o Complexo de Laboratórios das Engenharias, uma novidade aos alunos e futuros interessados nos cursos de Engenharia da faculdade. Formado por cinco laboratórios, o Complexo traz equipamentos inovadores em toda a região, com um parque tecnológico importado que coloca o aluno em contato com materiais sofisticados que ele utilizará no mercado de trabalho.

fib-laboratorios-3

“É muito bom poder visualizar tudo o que o professor está falando”, afirma Pedro Prudente, aluno do 3° ano Engenharia Civil da FIB e técnico de laboratório. Para ele, esta é uma oportunidade única, opinião reforçada pela Coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, Elaine Câmara. “Com os laboratórios, o aluno traz para a prática o que ele vê na teoria. Muitas faculdades não têm esses instrumentos”, diz.

Os laboratórios são:

Laboratório de Materiais da Construção Civil. Neste laboratório são realizadas diversas experiências na parte de solos, como teor de umidificação; com uma argamassadeira os alunos trabalham a preparação de concreto e realização de testes.

Laboratório de Projetos. Local que conta com bancadas e computadores para desenvolvimento de projetos. O destaque fica por conta do moderno software Ftool, instalado nos computadores para ensinar o aluno a fazer cálculo de estruturas.

Laboratório de Elétrica.O laboratório conta com um painel de madeira que simula uma casa, onde o aluno aprende a fazer a instalação elétrica de cada setor de uma residência. A FIB é a única faculdade da região que disponibiliza este equipamento para os alunos. Este laboratório conta ainda com diversos outros equipamentos, como kits para testes diversos, como o gravitacional, de ondas etc- esses testes foram importados dos EUA paras as aulas de Física 1, 2 e 3.

Laboratório de Hidráulica. Local com a finalidade de mostrar aos alunos quais materiais são utilizados nas diferentes instalações hidráulicas dos espaços.

Laboratório de Desenho. Espaço com bancadas com réguas, utilizadas para produção de desenhos técnicos em papel.

Segundo Elaine, além dos laboratórios, os cursos de Engenharia da FIB realmente se destacam dos demais por outros importantes fatores. As atividades complementares são constantes, com muitas ações práticas desde o 1° ano, como visitas técnicas dentro e fora do campus. Além disso, o ambiente é familiar- o aluno é muito bem acolhido pelos professores e coordenadora do curso.

O Social Bauru conversou com a Elaine e Pedro para saber mais sobre estes diferenciais, os laboratórios e detalhes da Semana de Engenharia, que acontecerá em outubro. Confira a entrevista:

Quando começou este projeto?
Elaine: Começou em 2014, com um projeto para a construção de cinco laboratórios aqui na FIB. O Complexo será inaugurado na Semana de Engenharia.

É um espaço exclusivo da FIB?
Elaine: Sim, outras faculdades de Bauru têm laboratórios de engenharia, mas nenhuma tem os materiais que nós temos. Nem na região é possível encontrar os equipamentos que estão aqui na FIB. O painel de madeira do laboratório de Elétrica é algo totalmente inovador. Ainda tivemos o prazer de ter este projeto feito por um aluno nosso que é algo muito prazeroso. A ideia partiu dele e nós abraçamos totalmente. Isso mostra a troca que há entre o aluno e a faculdade.

fib-laboratorios-2

E o curso de engenharia já está presente aqui na faculdade há quanto tempo?
Elaine: Estamos com turmas cursando Engenharia Civil e Engenharia de Produção há quatro anos, com uma média de 270 alunos hoje.

Pedro, você está no terceiro ano de Engenharia Civil, certo? Sempre sonhou em fazer este curso?
Pedro: Exatamente, estou no terceiro ano e faltam dois anos para eu terminar. E sim, eu sempre quis. Eu fiz um curso de Técnico de Edificações, já que eu sempre gostei muito da área de exatas. Mas vi que não era exatamente aquilo que eu queria. Como eu estudei no Liceu e já tinha contato com a FIB, eu decidi vir pra cá.

Como professora, como você vê a importância desses laboratórios para os seus alunos?
Elaine:A maior importância destes laboratórios para o aluno é que ele pode colocar em prática aquilo que ele vê em sala de aula. Conseguimos passar o conhecimento teórico e o prático.

E como aluno, qual a sua visão, Pedro?
Pedro: A melhor vantagem de ter estes laboratórios é que a gente esta à frente de outras universidades. E é muito bom poder visualizar tudo o que o professor está falando; todo o conteúdo dos livros. É muito diferente. Para se ter uma ideia, há quatro semanas, nós tivemos um ensaio de solo que, quando estava na teoria, nós pensamos em uma coisa e, na verdade, era outra. Nós vimos que era muito mais tranquilo, na verdade. No livro parecia que era um “bicho de sete cabeças”, mas nós vimos que era muito mais fácil e que todos nós somos capazes. É muito bom poder colocar em prática tudo o que aprendemos, antes de estarmos formados. Não dá para ficar só na teoria.

A inauguração do Complexo será na Semana de Engenharia, mas quais os comentários que você está ouvindo dos outros colegas, Pedro?
Pedro: Ah, eles estão muito animados e curiosos. Tenho contato com alguns alunos que vieram de transferência de outras universidades e eles comentam muito sobre esta oportunidade. Muitos não tinham este contato e a gente sabe a diferença que isso traz. Todos estão muito eufóricos.
Elaine: Outro diferencial, além deste Complexo, é que a gente sempre faz visitas técnicas em grandes empresas, para os alunos terem contato com a prática desde o primeiro ano da faculdade.

A Semana de Engenharia irá acontecer em quais dias?
Elaine: : O nosso evento irá acontecer nos dias 24 a 29 de outubro, sendo que nos dias 27 a 29 nós realizaremos a 1ª. Feira da Construção Civil de Bauru, simultaneamente. É uma inovação, pois não há uma feira como essa em nossa região. Estamos trabalhando muito para que ela seja permanente e de grande sucesso. Nesta semana, também teremos palestras e mesas redondas, com convidados renomados como os responsáveis pela Prata Construtora, Franzolin, Cart, além do professor Agnelli, o engenheiro de produção Rafael, que passará aos alunos sobre o dia a dia na profissão, além do professor Archimedes Raia Junior. As palestras serão das 19h às 22h30, com uma pré-inscrição solidária com a doação de 1 litro de leite. Toda a comunidade será bem-vinda.

fib_redes-sociais_vest2017-07

Serviço:
A FIB está localizada na Rua José Santiago, quadras 15 e 16, Bauru.
O processo seletivo de 2017 já foi aberto. São oferecidos 21 cursos de graduação nas áreas de exatas, humanas e biológicas.
O vestibular, composto por 22 questões de múltipla escolha e uma redação, será realizado em 29 de outubro (sábado), às 15h.
A Secretaria da FIB atende de segunda a sexta-feira das 8h às 23h e aos sábados das 8h às 12h. O campus está localizado na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz.
A inscrição custa R$30,00 e deve ser feita pelo site www.fibbauru.br
Telefone: (14) 2109-6200 ou whatsApp: (14) 99822 3829.
Para saber mais, acesse www.facebook.com/FibBauru


publieditorial

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …