kung-fu-bauru

Richard Leutz está de malas prontas para a China. O atleta e professor da Associação bauruense Garra de Tigre de Kung Fu irá percorrer quase 17 mil quilômetros para representar o Brasil em duas importantes competições no país oriental.

De 16 a 20 de outubro, Richard participa do 11º Zhengzhou China International Shaolin Wushu Festival, realizado na cidade de Zhengzhou, onde está localizado o famoso templo budista Shaolin. Trata-se do maior evento de Kung Fu do mundo. Essa será a quarta vez que o atleta participa da competição. Em 2012 Richard conquistou o bronze e em 2014 levou duas medalhas para casa, uma de bronze e outra de prata. “Quero tentar a medalha que falta, que é a de ouro e o objetivo é sempre ganhar dos chineses, que são muito fortes e competitivos”, comenta o atleta.

Um mês depois, Richard volta à China, desta vez para o 2° World Hung Kuen Competition, que ocorrerá na cidade de Foshan de 18 a 20 de novembro. O Hung Kuen ou Hung Gar, como é conhecido no Brasil, é um dos mais famosos estilos de Kung Fu . O atleta irá exibir, na categoria “demonstração” , uma sequência tradicional do estilo com o Facão Chinês Duplo e irá brigar por uma medalha na modalidade de luta “full contact”, que permite qualquer golpe. “Essa será a primeira vez que vou participar desta competição, não tenho ideia de como vai ser, é mais complicado por ser uma luta de contato”, desabafa Richard.

Para viabilizar os treinos exigidos nas disputas, o atleta conta com apoiadores, como as Faculdades Integradas de Bauru, FIB, e a academia Just FIT. “Agora na reta final de preparação e com esses apoios fundamentais acredito na possibilidade de trazer um ótimo resultado da China”, comenta Leutz.

Originário da China, o Kung Fu é a mais antiga de todas as artes marciais. Richard começou a praticar a luta há 30 anos, motivado pelos filmes que assistia com seu pai. Hoje ele é atleta e Técnico em Sanda (combate corpo a corpo) 9° nível pela Confederação Brasileira de Kung Fu.

As informações são da assessoria da FIB.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…