Tadeu Erba, Aislan Sotero, Augusto Nebo e Marcus Xandó são os responsáveis por este novo projeto na cidade
Tadeu Erba, Aislan Sotero, Augusto Nebo e Marcus Xandó são os responsáveis por este novo projeto na cidade

Apaixonados pelo que fazem, os arquitetos Aislan Sotero e Augusto Nebo, o designer Tadeu Erba e o engenheiro civil Marcus Xandó uniram o útil ao agradável. O escritório tem um novo conceito, com essência moderna e vibrante. É assim que os quatro amigos e coworkers querem transparecer seu trabalho.

Aislan, Augusto, Tadeu e Marcus atendem todos os processos e etapas necessárias para um projeto e sua execução. Eles oferecem serviços que vão desde o projeto inicial pelo estudo arquitetônico até o acabamento final. “O projeto vai ganhando forma e atendendo todas as especificações necessárias relacionada às normas da prefeitura, corpo de bombeiros e vigilância sanitária”, afirmam os quatro.

Augusto é responsável pelo projeto arquitetônico, Aislan é responsável pela aprovação da edificação no corpo de bombeiros e vigilância sanitária. Já Marcus fica com a execução de obra e Tadeu com o projeto de interiores. “Oferecemos a comodidade para o cliente ter o projeto completo em um único local, porém um serviço é independente do outro e trabalhamos em uma forma de coworking”, explicam.

O Social Bauru conversou com os profissionais para saber mais sobre seus trabalhos e experiências. Confira:

Como foi o processo de criação do escritório?
Aislan: Nós já nos conhecemos há algum tempo, mas a ideia começou após algumas obras que fizemos em conjunto.
Marcus: Fluiu muito bem a forma como trabalhamos e nossas semelhanças com responsabilidades por não ser só com o serviço em si, mas também com o bem-estar de nossos clientes.
Tadeu: E assim que finalizamos o último trabalho em conjunto, conversamos sobre a possibilidade de termos um lugar que atendesse todas as necessidades de um cliente.
Augusto: Como já temos experiência cada um em sua área de atuação, o projeto desse escritório seria o ideal. Então, a partir da primeira conversa, cinco meses depois o escritório já estava em funcionamento.

E quais tipos de serviços vocês oferecem?
Aislan: Atuo na área de projetos e execuções de serviços relacionados à alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e vigilância sanitária.
Augusto: Eu atuo com projetos arquitetônicos, desde residencial a comercial, tanto para reformas e ampliações quanto para obras novas. Então, a equipe NEBO Arquitetura é formada por 3 profissionais sendo um arquiteto Augusto, 1 estagiária e 1 estagiário home office. O nosso trabalho é divido em: estudo, projeto de Prefeitura, projeto de obra, acompanhamento de obra e assessoria nos acabamentos. Encarregamo-nos de toda parte burocrática para aprovação do projeto arquitetônico junto à prefeitura e todos os órgãos necessários. As documentações, solicitações e protocolos necessários são feitos e acompanhados pelo escritório. O cliente tem somente que nos dar uma procuração para podermos realizar os serviços. Além do projeto arquitetônico, uma obra necessita de outros projetos complementares, tais como: elétrico, hidráulico, estrutural, de climatização, dos móveis planejados, entre outros, portanto, após eu desenvolver o projeto arquitetônico, o projeto é utilizado como base para os demais planos complementares. Com os projetos prontos, o cliente receberá todo o apoio e assessoria do arquiteto para definição da marmoraria, luminotécnico, marcenaria, revestimentos, gesso, climatização, paisagismo, entre outros, juntamente com as empresas e lojas especializadas.
Marcus: Bom, desde o início da carreira, procurei informações sobre como atingir o público-alvo, de tal forma que o serviço prestado passasse credibilidade e confiança ao cliente. Baseado nisso, eu me aprimorei em algumas lacunas que encontrei nas obras cotidianas, como ausência de projeto estrutural, planejamento e controle de obra, projeto hidro-sanitário e mão de obra adequada para cada serviço, de tal forma, que o cliente contrate os serviços num pacote tendo todos os serviços necessários para uma obra em um único lugar.
Tadeu: Basicamente, a profissão de designer de interiores, viabiliza o projeto de ambientes, unindo ao máximo as necessidades do cliente, a função do espaço e sua estética, criando conceitos e harmonia entre os diferentes elementos do espaço como um todo, como por exemplos, as cores, iluminação, revestimentos, mobiliário,etc. Hoje, a profissão ainda caminha para o melhor entendimento e aceitação do público e ainda é muito confundida com a “decoração” do ambiente, mas a realidade é outra, busco o estudo muito além da questão visual das peças e dos ambientes que produzo, abrangendo diversos conceitos, questões psicológicas, culturais, metodológicas, na real intenção de atingir as expectativas do meu cliente, chegando à um resultado satisfatório agregando valor ao projeto como um todo.

Aislan, muitas empresas hoje estão com seu funcionamento irregular quando o assunto é alvará e vemos constantemente notícias de estabelecimentos fechados por conta disso. Em quê exatamente se resume o alvará de funcionamento do corpo de bombeiros?
Aislan: Sim, é verdade Amanda e depois da tragédia ocorrida no Sul do Brasil, em Santa Maria, com a Boate Kiss, a tendência é que esse processo de regularização fique cada vez mais rigoroso e com isso a população sempre será a mais beneficiada. O alvará de funcionamento do corpo de bombeiros é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros, sendo um dos principais requisitos para se obter a Licença de Funcionamento para um estabelecimento.

E como que funciona o processo de aprovação? Uma pequena loja necessita atender os mesmos requisitos que são exigidos de uma grande empresa?
Aislan: Não, existem normas técnicas a serem seguidas e elas foram pensadas para cada tipo de edificação, o risco que ela oferece e a metragem quadrada. Ainda bem não é Amanda? pois se não fosse dessa maneira seria inviável para o micro empreendedor manter o seu negócio em funcionamento. Entrando um pouco na parte mais técnica, o alvará de funcionamento do corpo de bombeiros é dividido em duas partes: O CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) que é direcionado para as edificações com baixo risco de incêndio, com área menor que 200m², entre outras exigências e o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que é direcionado para as edificações que não se enquadrem no CLCB citado à cima e é dividido em dois grupos: construção até 750m² e maiores que 750m². E para esclarecimento, o CLCB possui a mesma eficácia do AVCB para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros órgãos.

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Qual dica você daria para o estabelecimento que está irregular ou em processo de regularização?
Aislan: Nos procure! (risos). Para conseguir a aprovação de um AVCB necessita atender alguns requisitos técnicos. Primeiro é montado um projeto técnico quando necessário, onde constam todas as medidas de segurança e situações de emergência que o imóvel possuirá, incluindo rede de hidrantes, iluminação de emergência, extintores, entre outros. Mas a principal dica é que no caso de construções que estão em andamento, o projeto arquitetônico acompanhe simultaneamente o do corpo de bombeiros para evitar futuras mudanças físicas depois que a obra já esteja finalizada, evitando desperdícios.

E no seu caso, Marcus, o que os clientes podem encontrar de serviços prestados por você?
Marcus: Realizo projetos, execução e acompanhamento de obras, além dos extras que se abrangem dentro de uma obra, iniciando pelo cálculo estrutural, que é de extrema importância para a obra, desde a parte de fundação, quanto para a parte estrutural do imóvel em si. Paralelo à isso realizo o planejamento e gerenciamento de obra, que consiste em mapear os custos da obra como um todo, juntamente com prazos de cada etapa, com isso, o cliente consegue saber o valor gasto total da obra, valores que serão gastos durante certa etapa da obra, se a obra está atrasada, adiantada, se o orçamento está dentro do previsto, e também possuo uma construtora, com uma equipe qualificada, para prestar os serviços da obra.

Augusto, qual o diferencial do arquiteto?
Augusto: Buscamos sempre a qualidade no atendimento e nos serviços oferecidos, tudo para deixar os clientes sem dúvidas referentes ao projeto ou à obra. Buscamos assessorar os clientes do início ao fim, explicando e demonstrando os diferentes tipos de materiais de acabamento e tipos construtivos de uma obra, sempre levando em conta o melhor custo benefício, sem deixar de lado a beleza e a sofisticação. Temos parcerias com empresas em todas as áreas referentes à construção, tais como marmoraria, lojas de acabamento, planejados, etc, buscando sempre organizar e unir o útil e o agradável ao cliente.

E Tadeu, como é o processo do Design de Interiores? Quando deve ser contratado?
Tadeu: Entendo que o projeto deve ser feito antes ou durante a execução da obra, é claro, em casos de reforma ou alterações isso não é possível, mas em construções ou projetos de apartamentos, por exemplo, o profissional deve ser contratado desde o primeiro instante, pois só assim podemos estudar os espaços, entender as reais necessidades do cliente e trabalhar de forma ordenada para que tudo ocorra como planejado.
O projeto na verdade é subdividido entre diversos projetos técnicos e específicos e devem caminhar junto para que não haja retrabalho e que crie a harmonia e destaque desejado pelo Designer em conjunto com o cliente.
Gosto muito quando o cliente ajuda na materialização do projeto, quando o esmo já tem algumas ideias e consegue passar aquilo que realmente sonha para seus espaços, pois assim, podemos trabalhar “em equipe”, através do estudo preliminar, aprovação, desenvolvimento do projeto e a execução do mesmo.

O que espera para o futuro do “Tadeu Erba Design”?
Tadeu: A ideia de “estúdio” para a marca foi sempre uma coisa que chamou muita minha atenção, continuar trabalhando para que a profissão e a concepção do Design se espalhem e ganhe o seu devido lugar e valor na sociedade é algo que espero muito da profissão. Criar uma identidade para os meus projetos é algo muito importante para mim, desenvolver um trabalho criativo com diferentes pontos de vista e estilos é algo que almejo muito para o futuro. Trabalhar paralelamente com projetos pessoais voltados também para o Design de Marcas, Ilustrações e a Arte em geral seria uma realização enorme para a “empresa”. É claro, que questões como profissionalismo, pontualidade, valorização e satisfação do cliente são pontos óbvios a serem alcançados por qualquer profissional, mas agregado à isso, creio que busco uma apresentação, um contato mais aberto e diferenciado com o cliente, criando realmente um aspecto inovador ao atendimento e ao projeto final.


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Serviço
O escritório está localizado entre as quadras 19 e 20 da Avenida Nossa Sra. de Fátima, na Rua Luiz Bleriot, 8-33, Galeria Europa, sala 09.
Contatos
Aislan Sotero: (14) 99755-7220
Augusto Nebo (14) 98140-8192
Marcus Xandó (14) 98828-3374
Tadeu Erba (14) 99774-0559

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