festival-artes-2

Acontece de 15 a 30 de outubro, o Face – Festival de Artes Cênicas de Bauru, em sua quinta edição. Contemplado pelo Programa Caixa apoio a Festivais de Teatro e Dança, neste ano o evento ganha força em Bauru com mais espetáculos e ações formativas. Após seleção de atividades por meio de chamamento público, a organização divulga a programação completa do evento. Estima-se receber mais de 5 mil pessoas em todas as ações que serão realizadas durante o festival.

O Face 2016 contempla grupos das mais diversas regiões do país e um espetáculo internacional vindo da Inglaterra. Há atividades para várias faixas etárias, inclusive para crianças. “O objetivo, com isso, é fomentar debates sobre processos criativos e pesquisas contemporâneas”, aponta a coordenadora do festival, Andressa Francelino.

O FACE é uma mostra cênica não competitiva de espetáculos que aglutina, além da difusão teatral, a realização de oficinas, bate-papos e exposição, investindo e direcionando seu foco para as pesquisas cênicas contemporâneas. Desde 2012, é realizado anualmente, e contempla a pluralidade de expressões cênicas como a dança, teatro, performance e circo.

O principal objetivo do Face é fomentar o acesso facilitado à arte e a cultura, e democratizar os bens culturais por meio de todas as ações gratuitas ao público. Os debates realizados após as peças são um diferencial, segundo Andressa Francelino, para garantir a formação de um público rico em referências. “A ideia de realizar um festival com este caráter na cidade de Bauru estimula e proporciona a descentralização da promoção artístico-cultural dentro do estado paulista”, discorre Andressa.

O 5º FACE tem como realizadores o Grupo Protótipo Tópico, a Caixa Federal e a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Cultura e a Sociedade Amigos da Cultura (SAC). Tem também como co-realizadores: Tusp/USP, PRCEU/USP e Sesc-SP. Ainda tem como apoiadores a Casa de Cultura Celina Neves, Cidade Outdoor, Esquina do Pão de Queijo, Tayu, Sin Tae, Empório São Lourenço, Balaio de Krishma, Espetinhos do Rei, Kero Mais Restaurante, Bom Motivo Restaurante, Baitaca’s Lanches e Pizzaria, Fixa Impressão Digital, Superia – Gráfica e Embalagens, Santa Pizza, Pizzaria Pitoresca e Restaurante Gustare.

Serviço
Para as peças, o público interessado pode retirar ingresso uma hora antes no local da apresentação. Para as oficinas, as inscrições estarão disponíveis por internet, pelo site www.facebauru.art.br. Havendo vagas, o público poderá também se inscrever na hora. Para outras informações, ligar para o telefone (14) 3100-0900 ou escrever para o e-mail [email protected].

Programação:

DIA 15/10
Espetáculo “JANELAS PARA UMA MULHER” – Juliana Calligaris – Cia Trilhas da Arte – Campinas
Horário: 21h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Uma mulher, uma atriz, seu papel como artista se questiona: qual a função da Arte e do Teatro. Para que serve o nosso ofício? Para a inutilidade do útil, para o ócio criativo? Em nosso papel catadióptrico, artistas que somos e que cuja utilidade só pode ser percebida quando uma luz incide sobre nosso ofício, buscamos a luz que revele o poder arrebatador do Teatro e que, por consequência, o tire de si mesmo e o leve para as pessoas, para cumprir o seu papel de fazer a sociedade olhar-se, perceber-se e se conhecer a ponto de trilhar caminhos mais prósperos e justos através da Arte.

Workshop “Rasaboxes” – O ator como atleta das emoções, com Juliana Calligaris.
Horário: 13h – 16h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Vagas: 10
Sinopse: Concebido na década de 1980 e 1990 por Richard Schechner, a técnica dos Rasaboxes oferece aos intérpretes, atores e performers, uma ferramenta concreta física para acessar, expressar, e gerir seus sentimentos/emoções no contexto das artes cênicas em geral

//

DIA 16/10
Workshop de Consciência Expressiva com Núcleo Arcênico de criação.
Horário: 14h – 17h
Local: SESC Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia)
Vagas: 20
Sinopse: Oficina voltada para atores (com experiência ou não) a partir de 14 anos, interessados em expandir sua consciência corporal, potencialidades expressivas e qualidade de vida. A oficina visa instrumentalizar seus participantes ao desenvolvimento e aprofundamento de uma consciência cênica que permita ao ator expandir suas potencialidades criativas. Usa como fio condutor o processo criativo da peça WAR e princípios técnicos específicos de Eugênio Barba e Rudolf Laban.

Espetáculo “QUERO SER PRETO” – Núcleo Arcênico de Criação – São José do Rio Preto
Horário: 20h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Quero Ser Preto é um espetáculo de dança-teatro e artes integradas que reflete sobre o preconceito em suas diferentes formas: social, cultural, racial e de gênero. O processo de criação fundamentou-se na triangulação da subjetividade dos artistas criadores com a diversidade apresentada no coletivo, tendo como eixo condutor a profusão de ícones religiosos como catalizadores de identidade.

//

DIA 17/10
Workshop com Cia Azul celeste para crianças de 8 a 12 anos
Horário: 14h – 15h30
Local: Estação Ferroviária (Rua Primeiro de Agosto, 1-36, Centro)
Vagas: 20

Workshop: NEOGROTESCO – a cena atravessada pela crise, com a Companhia Hecatombe
Horário: 14h – 17h
Local: Casa de Cultura Celina Neves (Rua Gerson França, 6-66, Centro)
Vagas: 16
Classificação: acima de 16 anos
Bate-papo teórico e prático sobre o conceito de neogrotesco estudado pela Companhia Hecatombe com passagens pelas etapas de criação do espetáculo Crise de Gente.

Espetáculo: “Crise de gente” – Companhia Hecatombe – São José do Rio Preto
Horário: 20h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Ensaio 1: Estamos perdidos! O retrocesso avança. Uma grande massa de refugiados deixa para trás suas nações e também seus filhos no mar gelado. Ensaio 16: A lavagem; o arrastão; o casco; a quebra; o estrondo; a alienação; a ignorância; o fascismo; o machismo; a corrupção; a nação; o verde; o amarelo; o estupro; o progresso; o clássico de Shakespeare; o teatro; o fomento; a pesquisa; o ensaio; o grotesco; o supor; o devir; o grito; a dor; o acidente; a ruptura; o golpe. 87º ensaio: Perdidos! Mas, ainda assim, no mesmo barco. Um panorama de uma crise de gente de todo tipo, curtida e compartilhada.

//

DIA 18/10
Espetáculo infantil “A ver estrelas” – Cia. Azul Celeste – São José do Rio Preto
Horário: 19h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: livre
Sinopse: “A ver estrelas” relata a história de Jonas, um rapaz quieto e pacato que vive na tranqüila Vila da Solidão. Num determinado momento que está só em seu quarto, ele se perde em seus pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar. Essa trajetória mostra a Jonas a oportunidade de sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo.

//

DIA 19/10
Espetáculo: “Bicho Transparente” – Grupo Protótipo Tópico – Bauru
Horário: 20h
Local: SESC Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Bicho Transparente trata poeticamente de histórias não-ficcionais de mulheres assassinadas por parceiros ou antigos parceiros, se enquadrando em uma relação de poder. A cena questiona os discursos dos feminicidas de que mataram por ciúmes, posse ou dependência emocional. As memórias/narrativas apresentadas dão voz às diversas figuras encontradas na multidão, buscando a poética de mulheres do dia-a-dia cujas vidas muitas vezes passam invisíveis na rua.

//

DIA 20/10
Espetáculo “Preâmbulo” – Grupo Protótipo Tópico – Bauru
Horário: 20h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: livre
Sinopse: O espetáculo Preâmbulo traz à cena a angústia do artista criador, que mergulha dentro de si em busca de seus fantasmas ídolos, fechado em seu espaço/não casa-corpo, se objetifica enquanto humaniza as imagens. Mesclando-se ao ambiente sem porta e nem janelas, com paisagens desoladas, desprovido de vida humana, pintado e desenhado em marrons silenciados, verdes e cinzas, parecem pressagiar desastres, embora não esteja claro o que essa calamidade será.

//

DIA 21/10
Workshop: Jogos para compor afetos com uma (certa) Cia Cênica para crianças de 8 a 12 anos
Horário: 14h – 17h
Local: SESC Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia)
Vagas: 20
Sinopse: O processo criativo e investigativo do grupo é pautado no jogo e nas relações que emergem a partir dele. Como vivência e como poética, jogar é estímulo para ampliar os sentidos e perceber com mais atenção a presença do outro. Jogar é estimular a coragem, o resgate do prazer de brincar. Jogar é estimular o nosso olhar. Olhar para o mundo e para nós mesmos. A oficina, portanto, é um convite ao jogo.

Espetáculo: “E se fosse” – Uma (Certa) Cia Cênica – Curitiba
Horário: 20h
Local: SESC Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia)
Classificação:LIVRE
Sinopse: Em um espaço onírico, onde sonho e realidade se confundem e se borram, três garotos brincam suas histórias em busca de respostas para uma questão: o que fazer quando um deles não consegue sorrir? Propondo uma experiência sensorial onde o público é parte fundamental e participante, “E Se Fosse…” surge como um convite: compartilhar o jogo que emerge da cena, procurando oferecer possibilidades imaginativas que o tornem abrangente para pessoas das mais diferentes idades. É processo que brinca e se adapta ao tempo-espaço partilhado na experiência cênica, dispondo-se como obra aberta ao acaso.

Espetáculo “ADONDEDORMEM” – Cia O que Será de Nós?! – São José do Rio Preto/ SP
Horário: 22h
Local: Praça da Paz (Avenida Nações Unidas, Quadra 31, Vila Nova Cidade)
Classificação: LIVRE
Sinopse: Cansados da ponte e dos bancos de praça de todo dia, dois palhaços andarilhos saem em busca de novos lugares para repousar em seus colchões portáteis. Dona Miúda e seu parceiro Tatugambetta levam histórias, brincadeiras, encontros, fome e tudo o que os permite chamar qualquer lugar de casa.

//

DIA 22/10
Workshop “O Palhaço come bem”
Horário: 10h -13h
Local: Balaio de Krishna (Rua Maria José, 12-71, Vila Altinópolis)
Vagas: 15
Sinopse: A oficina abordará jogos cômicos com temas relacionados à alimentação vegana.

Intervenção Alimentar (Palhaço Ioiô – João Lucas Folcato)
Horário: 12h – 13h
Local: Balaio de Krishna (Rua Maria José, 12-71, Vila Altinópolis)

Workshop de Atividades Circenses com João Folcato
Horário: 14h – 17h
Local: Balaio de Krishna (Rua Maria José, 12-71, Vila Altinópolis)
Vagas: 15
Sinopse: O workshop proporcionará aos participantes uma iniciação às técnicas das principais modalidades circenses.

Espetáculo “PLANO 269” – Super Adelaide – Londrina/PR
Horário: 21h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação:LIVRE
Sinopse: Depois de muitas tentativas fracassadas a Super Adelaide cria um plano infalível para salvar os animais do terrível zoológico. Com o plano nº 269 em mãos e sua bolsa cheia de surpresas, a palhaça faz do público seu cúmplice nessa missão. Entre tropeços, paqueras e trapalhadas, ela revela seus superpoderes e todo seu charme nessa aventura. Conseguirá por fim cumprir essa missão ou apenas transformará tudo em um caos?

CABARET SCÈNESONORE CLOWNS ENCENAM
Horário: 22h30
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: LIVRE
Sinopse: O Cabaret ScèneSonore é um espetáculo de variedades conduzido por um mestre de cerimônias que conecta ou desconecta uma cena da outra criando um autêntico espetáculo com cenas de teatro, dança, performance. Esta edição especial contará com diversos números circenses.

//

DIA 23/10
Workshop – Clown-fé da manhã e cortejo de palhaços
Horário: 9h – 12h
Local: Ponto de encontro – Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Sinopse: O workshop proporcionará uma experiência técnica, criativa e lúdica a partir de uma vivência clownesca para preparar um café da manhã. Logo após, os participantes experimentam uma saída para a feira central. Com Bruno Cavalcante e Fernanda Missiagia do grupo O que será de nós e Rodrigo Costa do grupo Nossa trupe teatral.

Espetáculo “O lenhador” – Cia tem tomate no palco – São Paulo/SP
Horário: 12h30
Local: Feira do Rolo (Rua Júlio Prestes, quadra 10, Centro)
Classificação:LIVRE
Sinopse: O espetáculo aborda a relação do homem perante a natureza e a natureza do homem. Algumas atitudes desse lenhador revelam, por meio da comicidade, a racionalidade e superioridade muitas vezes impensada da condição humana. O lenhador conta a aventura de um homem que encontra a árvore dos seus sonhos. Disposto a derrubar a maior árvore da sua vida, ele se depara com os obstáculos reais, imaginários e sentimentais. Inspirado nas experiências e estudo sobre o cômico, este trabalho é fundamentado na pesquisa sobre a linguagem do palhaço.

Mesa redonda sobre palhaçaria
Horário: 15h às 18h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Sinopse: Para debater a efervescência deste cenário e colocar em pauta a trajetória de palhaços, os atores Bruno Cavalcante, Fernanda Missiagia, Rodrigo Costa, Juliana Galante, Alexandre Zampieri, promovem discussões sobre o clown na contemporaneidade.

Espetáculo “Seu Bonanza” – Nossa Trupe Teatral – Tatuí/ SP
Horário: 19h30
Classificação: livre
Local: Praça da Hípica (Avenida José Henrique Ferraz, Quadra 6, Vila Popular)
Sinopse: Em uma cela apertada vive o palhaço Cassis. O que o levou a prisão? Ninguém sabe… Esperando uma oportunidade pra fugir de sua cela, Cassis vai matando o seu longo tempo ocioso, brincando com objetos e criando um ambiente lúdico de prazer e alegria… O espetáculo é uma comédia visual, sem texto (literário) e nos mostra arte do palhaço de maneira simples e sensível.

//

DIA 24/10
Espetáculo “Cantata” Cia Do Tijolo – São Paulo/SP
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Classificação:16 anos
Sinopse: O espetáculo traça a simbólica história de uma mulher que borda há quase 200 anos um manto nos bastidores de um velho teatro, enquanto um grupo de atores reunidos no palco discute sobre as possíveis razões que a fazem persistir em sua tarefa. A montagem toma como ponto de partida a vida de Mariana de Pineda Muñoz – originalmente adaptada para os palcos em 1925, por Federico Garcia Lorca –, uma heroína espanhola que se tornou símbolo da luta por direitos após ser executada em 1831 sob a acusação de ter bordado uma bandeira para os liberais.

//

DIA 25/10
Workshop: O ator Rapsodo, com a Cia do Tijolo
Horário: 14h às 17h
Local: Centro cultural Carlos Fernandes Paiva/Teatro Municipal (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Vagas: 20
Sinopse: A oficina pretende proporcionar uma vivência criativa a partir do diálogo entre temas do cotidiano dos participantes e materiais provenientes do repertório cultural brasileiro.Depoimentos pessoais se amalgamam a contos, canções, poemas.Vivências pessoais são recriadas a partir de estímulos estéticos. Como pode um artista falar de si a partir de obras de outros autores e, por outro lado, fazer com que essas obras se reinventem a partir de suas vivências e experiências? Essa é a pergunta que pretendemos viver e reviver durante nossos encontros.
Público alvo – Alunos de teatro e música acima de 16 anos.

Espetáculo “In- Between” – Yael Karavan/ Karavan Ensemble – Inglaterra/Reino Unido
Horário: 20h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Suspendida entre duas cadeiras, duas realidades, duas terras, dois amantes, o trágico e o cómico,tornam- se um poema coreográfico sobre a dualidade interior e a solidão. Com elementos da dança, do teatro físico, do palhaço, da mímica, do butoh, somente com duas cadeiras e um microfone, Yael cria um universo fantástico, que nos conduz a uma viagem através de nossos próprios conflitos emocionais.

//

DIA 26/10
Workshop “O corpo fala”, com Yael Karavan
Horário: 9h – 12h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Sinopse: Atriz e dançarina, Yael Karavan explora nessa oficina algumas das ferramentas desenvolvidas no processo de criação de seu espetáculo solo. Desenhando nos elementos da Dança, do teatro físico, do Butoh e da mímica, ela explora algumas questões chave e oferece uma paleta de ferramentas e possibilidades para o performer e seu processo criativo: ´presença’, metamorfose, ritmo, intenção, imagens e contraponto, assim como se relacionar criativamente com o material, objetos e espaço. Ela usa diversas e ricas abordagens para facilitar a ´viagem imaginativa’ do performer e de seu público, com objetivo de criar um vocabulário gestual pessoal de cada ator/dançarino.

Espetáculo “PUPIK – Fuga em 2” – Dueto cênico de Naomi Silman (LUME Teatro/Brasil) e Yael Karavan (The Karavan Ensemble/UK)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Classificação:14 anos
Sinopse: “Pupik” é fruto de uma colaboração internacional entre duas atrizes das companhias LUME Teatro e The Karavan Ensemble (Inglaterra). Juntas, elas contam a história do encontro e da amizade entre duas mulheres com trajetórias similares. Descendentes de refugiados e imigrantes, elas vivem uma vida fragmentada, composta de identidades, culturas e línguas diversas. Partindo das suas “pessoalidades”, as atrizes abordam temas contemporâneos essenciais como identidade, imigração e preconceito. No meio de um cenário global crescente de conflitos, violência e injustiças sociais, onde as pessoas são segregadas por questões de religião, nação, raça ou etnia, “Pupik” – que significa “umbigo” em hebraico – busca desenterrar o que nos liga, apesar das diferenças. Com uma carreira consolidada de mais de 20 anos de pesquisas em teatro físico e visual, dança e palhaço, as atrizes buscaram fundir as suas linguagens para encontrar uma expressão simples e poética num diálogo direto e íntimo com o público.

//

Dia 27/10
Workshop: O Despertar do Corpo Artístico para o Exercício da Cidadania, com Carranca Coletivo
Horário: 10h – 13h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Sinopse: Percebendo o Teatro como instrumento da promoção do desenvolvimento humano, a oficina pretende utilizar a linguagem artística para canalizar e estimular o pensamento crítico e criativo dos alunos. Partindo do indivíduo, do auto conhecimento como passo inicial para percepção e atuação social, serão propostos exercícios de consciência e expressão corporal, com o intuito de transformar o corpo em potência e veículo de comunicação e relação social. Paralelamente ao trabalho expressivo e corporal, os alunos serão estimulados, em conversas e exercícios teatrais, a trazer questões sociais, existenciais e políticas que lhes são sensíveis. Os participantes então criarão cenas e será estimulado debate a partir delas. Por fim, os participantes serão convidados a por em prática ações concretas e continuadas com o objetivo de ter uma relação mais consciente consigo e com o mundo que os cerca.

Workshop com o grupo Furusato
Horário: 14h às 17h
Local: Projeto Formiguinha (Rua Flávio Antônio Gonçalves, 1-85, Pousada II)
Vagas: 20
Sinopse: Nesta oficina, serão abordados exercícios e jogos teatrais que serviram de base no processo de construção da peça “O Quintal de Lúcia”, tais como: corpo, respiração e ritmo (percussão corporal) e tem como ponto de partida as histórias da autora Lúcia Hiratsuka.

Espetáculo “Nada menos que muito”- Carranca Coletivo – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Nada Menos que Muito aponta um olhar reflexivo sobre as dificuldades de convivência e de comunicação nos grandes centros urbanos. Diferentes histórias cujo endereço comum é o ser humano contemporâneo, atravessado por neuroses, medos e desejos. Não há ninguém a salvo no cotidiano da cidade.

//

DIA 28/10
Workshop com Aguinaldo de Souza
Horário: 14h às 17h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)

Workshop “O Transartístico e as ambiências criativas” com Protótipo Tópico
Horário: 19h às 22h
Local: Casa Ponce Paz (Rua Antônio Alves, 9-10, centro)
Sinopse: O workshop tem como proposta compartilhar o processo de criação dos espetáculos “Bicho Transparente” e “Preâmbulo”.

//

DIA 29/10
Espetáculo “Sobre letras e gritos para salvar o mundo” – Camila Fontes – T.O.U. Teatro – Londrina/PR
Horário: 21h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação:16 anos
Sinopse: “Sobre letras e gritos para salvar mundo – uma homenagem para Jardelina da Silva” é o espetáculo solo da atriz Camila Fontes e trata-se de um encontro com as vozes e imagens de Jardelina da Silva, sergipana, brasileira, figura muito conhecida das ruas de Bela Vista do Paraíso no Paraná, conselheira, poeta, gritona. Jardelina tinha o dom das vozes proféticas, o dom de vesti-las. Passava da escuta das vozes à costura, da costura ao discurso gritado pelas ruas e, por fim, concluía seu ato com a fotografia. “Sobre letras e gritos…” é uma homenagem que busca vestir alguns dos retratos, objetos e palavras de Jarda.

Oficina “Alongamento”, com Sivaldo Camargo
Horário: 14h às 17h
Local: Teatro Municipal (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Vagas: 20
Sinopse: Ao longo de sua trajetória pela arte, ballet clássico, contemporâneo e teatro, Sivaldo Camargo desenvolveu, por meio de técnicas e métodos corporais, uma proposta autêntica de preparação corporal, incluindo alongamento, força muscular, equilíbrio e consciência corporal, com o objetivo de auxiliar o trabalho e performances de bailarinos e atores. A oficina é parte do trabalho que Sivaldo desenvolve com a Companhia Estável de Dança de Bauru desde 2011.

//

DIA 30/10
Bate Papo sobre processo criativo – Jardelina da Silva e a assinatura no invisível, com T.O.U. Teatro
Horário: 9h – 12h
Local: Casa de cultura Celina Neves (Rua Gerson França, 6-66, Centro)
Sinopse: Conversa sobre o processo de criação do espetáculo “Sobre letras e gritos para salvar o mundo”, que tem como motivo a figura de Jardelina da Silva, figura ímpar que deu voz ao trabalho da atriz Camila Fontes. Ela discorrerá sobre seus encontros com Jardelina, sobre as letras, os gritos e sua assinatura no invisível.

Espetáculo infantil O quintal de Lúcia – Furusato – Bauru/SP
Horário: 15h
Local: Espaço Protótipo (Rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)
Classificação: livre
Sinopse: Uma menina e seu quintal. Esta menina, ao brincar com a terra descobre que pode fazer desenhos. Esta menina encontra um livro enterrado. A partir deste momento ela entra em contato com as suas origens e passa a criar histórias onde vai se descobrindo e criando com a sua imaginação. Personagens do quintal desta menina se fundem com figuras de lendas japonesas populares como os Onis, que aparecem como monstros terríveis e gigantescos, a Raposa, que tem o dom de se transformar em tudo que desejar: pessoa, plantas, objetos. A menina ao recriar este universo de histórias vê o seu cotidiano transformado e aprende a se relacionar com o mundo.

Espetáculo “V de Vivaldi” – Cia Estável – Bauru/SP
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Classificação: livre
Sinopse: Foi chamado o coreógrafo Luis Augusto Ribeiro da cidade de São Paulo para criar a coreografia em homenagem aos cinco anos de existência da companhia. Inspirado na obra musical de Vivaldi, Luis iniciou sua pesquisa levando em conta a linguagem da Dança neoclássica como ponto de partida, depois foi explorando as possibilidades de movimentos junto com o elenco. Movimentos simples, porém executados com muita intensidade e precisão levam os bailarinos a uma interpretação leve e com muita emoção. A música de Vivaldi é preenchida em cada nota por movimentos de precisão técnica e também por movimentos despojados, ao final música, coreografia e bailarinos se completam por inteiro.

Coquetel de Encerramento do 5° FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
Horário: 21h
Local: Teatro Municipal(Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…