squash-bauru-topo

Você sabe o que é Squash? Já ouviu falar? A equipe do Social Bauru também não, até ter que jogar o esporte na realização da matéria!

Segundo a primeira versão de sua história, o esporte, que é uma variante do tênis, teria nascido na Inglaterra no século XIX, na prisão da Fleet, em Londres. A segunda versão fala que foi descoberto em 1830 na Harrow School. Não se sabe ao certo qual versão é a correta, mas as primeiras quadras foram construídas na Harrow School em 1864. Já aqui no Brasil, o esporte chegou em 1920 e foi trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima, Minas Gerais. A primeira quadra de squash no País foi construída onde é hoje o Clube das Quintas, nessa mesma cidade.

Aqui em Bauru, a história é mais recente e tudo foi mais intensificado com o trabalho da VEDA, academia inaugurada em dezembro de 2015 – a única especializada em Squash em Bauru.

O local funciona assim: disponibiliza aulas semanais com o professor e proprietário Luiz Ricardo De Santis (Batata). Depois de alguns meses, os alunos jogam contra outros alunos que estão no mesmo nível. “É importante essa primeira etapa, porque eu vejo onde está o erro do aluno e corrijo”, explica Ricardo.

Apesar do Squash ter uma certa semelhança com o tênis, é importante salientar que os dois possuem muitas diferenças. A quadra, por exemplo, é bem menor. Na VEDA, elas são oficiais com 9,75 x 6,40 x 4,57 de altura. Não depender do clima também é uma grande vantagem. Por esses e outros motivos que, desde que começou no Squash, Luiz nunca mais jogou tênis.

Quer saber mais sobre esse esporte? Confira no bate-papo do Social Bauru com o professor Luiz Ricardo De Santis (Batata).

O que é Squash?
Ricardo: Squash é uma palavra em inglês que veio de “squashed”, que é quando a bola é esmagada na parede. Daí surgiu o apelido, da origem inglesa.

Há quanto tempo você pratica?
Ricardo: Pratico o Squash há um ano, mas eu venho do tênis, que jogo desde criança, então ficou bem mais fácil aprender o novo esporte.

Existem muitas diferenças entre os dois? Principalmente para você que já pratica o tênis há muito tempo?
Ricardo: O Squash é bem mais técnico e aeróbico. Por exemplo, 10 minutos em um game de Squash é a mesma coisa se eu praticar tênis por 30 minutos. Quando o jogo é intenso, a perda é de cerca de mil calorias por hora.

Precisa ter uma determinada idade para praticar o Squash?
Ricardo: Para iniciar no Squash, desde que a pessoa tenha saúde e disposição, qualquer faixa etária é bem-vinda, sem restrições. A quadra de Squash tem piso flutuante, ou seja, amortecedor de borracha embaixo do piso, para que os movimentos de impacto sejam amenizados, evitando futuras lesōes. O Squash foi classificado em primeiro lugar pela revista Forbes como o mais adequado.

Qual o tempo ideal de prática na semana?
Ricardo: Na verdade, uma pessoa que nunca jogou, se praticar uma vez por semana, estará jogando em três meses já no nível intermediário.

E como funciona aqui na academia?
Ricardo: Aqui na VEDA, quando a pessoa nunca praticou o esporte, ela começa tendo aulas. Depois de uns meses, mais ou menos seis, se eu vejo que ela está jogando legal, eu dou alta e os alunos começam a jogar com outros alunos. Dessa maneira, eles desenvolvem as habilidades muito mais rapidamente. Então fica uma quadra para as aulas e a outra para os alunos já com mais tempo revezarem games entre si.

Como surgiu o empreendimento da academia?
Ricardo: O local foi uma herança que eu recebi dos meus pais. Antes de eu abrir a academia, eu tinha uma loja de automóveis, mas o mercado já estava saturado nessa área. A partir disso, eu tive a ideia de montar algo diferente, mas eu sabia o quê exatamente. Como eu sou professor de educação física e já tinha trabalhado em academia de tênis por cerca de 20 anos, a minha única certeza era que eu tinha que partir para o esporte novamente. Eu fui para Jaú ter uma aula com meu amigo André, da Energy Academia e me apaixonei pelo Squash. Aí, decidi montar a academia aqui em Bauru. É claro que o começo é sempre muito difícil, porque ninguém conhece o esporte. Não é tradição, não é esporte olímpico, mas o ‘boca a boca’ sempre acontece. Tanto é que hoje eu tenho cerca de 15 alunos e mais 20 pessoas jogando por aqui.

E como funciona para quem quer usar a quadra?
Ricardo: Tem uma mensalidade. A pessoa que não quer mais ter aula paga essa mensalidade e pode usar a quadra de segunda a sexta das 16h às 22h e de sábado das 10h às 14h.

Por que a troca do tênis pelo Squash?
Ricardo: Eu saí do Tênis porque eu já estava meio perdido, meio saturado do esporte e também o clube que eu jogava foi vendido, foi aí que eu perdi a empolgação. Eu joguei mais um tempo ainda depois disso, mas foi quando eu me machuquei que eu decidi parar um pouco. Depois que eu conheci o Squash, nunca mais joguei tênis. Ele é muito dinâmico e intenso, você pratica 10 minutos e já fica satisfeito, meia hora então, mais ainda! (risos). Outra vantagem é que a quadra do Squash não é gigante igual a do tênis, além de ser em local fechado, então você não depende do tempo também.

O que você mais ouve dos alunos quando eles começam a praticar?
Ricardo: Ah, eles ficam apaixonados! Até hoje eu só perdi uma aluna, e foi por questões financeiras. Inclusive, ela falou que pretende voltar quando tiver condições. Quem começa dificilmente para, porque gosta muito e continua. Um dos meus sonhos é manter aulas para a faixa etária de 9 a 12 anos. Eu tive um aluno com essa idade, mas infelizmente ele se mudou para outra cidade. Eu gostaria de fazer esse trabalho com crianças, para achar talentos ainda jovens e desenvolver isso com eles. Eu queria muito trazer alunos novos, pessoas que estão começando e não sabem o que fazer. Eu garanto que não vão se arrepender de experimentarem o Squash. Aconselho que façam uma aula teste. Serão muito bem-vindos!

publieditorial

Serviço
Endereço: Julio Prestes, 4-55; Próximo ao Boulevard Shopping.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 16h às 22h; Sábado das 10h às 14h.
Valores: Aula uma vez por semana com mensalidade de $200; Aula mais quadra livre $250; somente mensalidade sem aulas $150.
A academia tem estacionamento próprio.
Telefone: 99772-1063

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…