O designer Lucas Silva não é adepto das 'correntes' em nenhuma rede social
O designer Lucas Silva não é adepto das ‘correntes’ em nenhuma rede social

“Oi, meu nome é Samara, tenho 14 anos. Teria se estivesse viva”. Você, assíduo usuário do Orkut, aquela rede social tão amada, lembra disso? Não tema, pois a internet evolui, as mídias e as redes sociais também, mas as nossas queridas correntes não deixaram de existir. O Orkut foi embora de vez, mas seu legado é imenso e se espalhou, não só pelo Facebook, mas também pelo WhatsApp.

Algumas correntes surgem como brincadeiras. Pessoas começaram a postar em suas redes que estavam pintando o cabelo de roxo ou que tinham engolido uma mosca. A partir do momento que alguém comenta ou curte uma dessas publicações, está dentro da brincadeira. O dono da publicação enviará uma mensagem inbox para qualquer um que interagir com a postagem.

As do WhatsApp são um pouquinho menos críveis – e mais a cara dos pais e tios também. A corrente da vez é a seguinte: “Agora o WhatsApp tem webcam. Você pode conversar com as pessoas olhando para elas. Mande isso para 15 amigos e você receberá uma câmera do lado da sua foto. Eu fiz e deu certo”. Essas mensagens chegam de vez em quando e, normalmente, são pelos grupos da família. Tem as da multa de trânsito também. E a da ligação da telefônica.

Entretanto, nem sempre essas correntes são passíveis de brincadeiras, já que algumas resgatam a nostalgia ou tentam ajudar alguém de alguma maneira. No mês de setembro aconteceu o “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização para a prevenção do suicídio. No Facebook, as pessoas começaram a publicar que estavam disponibilizando o inbox em nome do movimento para quem precisasse. A campanha recebeu algumas críticas, pelo fato de ser um assunto delicado que não poderia ser manejado desta maneira.

Outro movimento que ganhou força nas últimas semanas seguia mais ou menos a mesma linha. Só que dessa vez as pessoas disponibilizam o inbox para quem for prestar o ENEM ou algum outro vestibular. Funciona assim: alguém posta que tem facilidade em algumas matérias, como matemática, e que está disposto a ajudar. Se alguém tiver dúvida, basta mandar uma mensagem.

corrente-bauru1

A sensação de todo outubro fica por conta de uma corrente que, temos que admitir, é muito fofinha: as fotos de criança. Todo mundo escolhe a foto mais fofa ou engraçada e as portas para a nostalgia são abertas. É bem verdade que fica difícil reconhecer 99% dos seus amigos do Facebook, mas é uma ótima corrente para reviver as memórias.

As correntes são brincadeiras. Algumas são feitas para assustar e até ameaçam. Outras existem para ajudar, outras para alegrar. De fato, não dá para saber se existe algo por trás de tudo isso, se alguém ganha dinheiro ou algo do gênero. O que vale mesmo é a diversão… alguém só poderia desvendar um desses mistérios e contar o que aconteceu com a Samara.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…