“Era uma vez. Um lugarzinho no meio do nada. Com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada”, o trecho dessa música da dupla Sandy & Júnior, traduz exatamente o destino de hoje. Você já ouviu falar na Fazenda do Chocolate, em Itu, na região de Sorocaba? Se está procurando uma viagem deliciosa e econômica, esse é o destino ideal, seja para curtir a dois, em família, com as crianças ou ir com os amigos.

Um lugar literalmente com sabor de chocolate, gostinho de infância e recheado de histórias, sem falar, que combina com qualquer idade e dá pra ir, em qualquer época do ano. O lugar fica na zona rural de Itu e reúne charme, histórias de época do Brasil Colonial, além de muito, mas muito, chocolate. Um lugar para chocólatra nenhum botar defeito.

E se quando estiver lá, a sua impressão for que está em um lugar que parece de novela. Saiba que realmente está. A Fazenda é tão encantadora, que já serviu de cenário para duas novelas da Rede Globo.

A Fazenda do Chocolate abre diariamente para visitação das 8h30 às 17h45. A boa notícia é que a entrada e o estacionamento para os visitantes são gratuitos.

Atividades gratuitas inclui até mini Zoo e maior aquário do País
O bom da Fazenda do Chocolate é que lá também tem muitas atividades sem custo, para quem realmente quer passear e economizar. Uma das opções é conhecer o Aquário Marinho, um dos mais belos aquários de água salgada do Brasil.
Com três mil litros de água salgada, o aquário abriga espécies diferenciadas de peixes e corais que encantam o público. Também é possível fazer algumas trilhas em meio a mata fechada.

Só passear por lá já é uma grande aventura, pois o lugar ainda conta com uma mistura de mini zoo com safari, pois os visitantes podem ter contato direto com o animais, que ficam soltos pela área da fazenda. São aves caipiras, exóticas, perus, araras, gansos, galinhas d´angola, brahma buff, teiús, coelhos, mini caprinos, mini bovinos, cavalos e até lhamas, mais comuns em lugares próximos da Cordilheira dos Andes, como Bolívia, Chile, Peru, Argentina e Equador. Também há um lago cheio de cisnes para dar encanto a mais.

Roteiro do Chocolate
Uma das atividades pagas é o Roteiro do Chocolate, uma ação monitorada por guias. Eles irão mostrar as plantações de cacau e ensinar todo o processo de produção de um chocolate artesanal, já que no local, funciona uma Fábrica de Chocolates. Esse passeio inclui uma oficina que ensina opções de receitas para fazer em casa, com direito a degustação – a melhor parte! (risos).

Para quem não sabe, a Fazenda do Chocolate foi a primeira fazenda do estado de São Paulo a abrir as portas para o turismo rural no interior.

Parte histórica
O lado bom de viajar, pelo menos para mim, é conhecer um pouco mais da história. Acredito que uma viagem que nos transporta ao passado, é sempre algo que nos enriquece. Como uma típica fazenda colonial com mais de 400 anos de existência, a Fazenda do Chocolate preserva todas as construções arquitetônicas da época.

Um outro passeio que é cobrado a parte e é indicado para quem curte esse lado mais histórico: é a visita à Casa do Compadre Timóteo. Lá é possível ver os elementos da época do Brasil-Colônia, e até mesmo ver de perto uma senzala, para entender melhor como eram as relações com a Casa Grande. Próximo desse local, também há uma linda Capela, construída em 1925.

Mesmo nos passeios tarifados, crianças de 0 a 5 anos não pagam, e dos 6 aos 9 anos tem desconto de 50%. Exceto nos passeios de cavalo, pônei e mini-charrete, que fazem a alegria da garotada.

O passeio a cavalo é permitido somente a partir dos 8 anos e acompanhado dos pais, pois os visitantes farão uma trilha que leva até um mirante, onde se pode avistar a cidade de Itu inteirinha.

Para quem fizer esse passeio é altamente recomendado que leve celular “com muita bateria” ou câmera, porque a vontade de fotografar será maior que tudo e renderá imagens cinematográficas, uma boa lembrança para se guardar dessa viagem.

Gastronomia: de caipira à gourmet
E para fechar o passeio, é impossível ir embora, sem conhecer um dos cantinhos mais charmosos da Fazenda do Chocolate. Nem preciso direcionar, é o próprio cheirinho de café fresquinho coado no coador de pano e moído na hora, quem vai te fazer sentar lá e se deliciar por horas e horas.

O Quintal do Compadre Timóteo é um ambiente simples e bem rústico, mas extremamente aconchegante para você provar aquele cafezinho com gostinho de casa de vó e outras delícias, mas com um leve toque de “gourmetização” como tortas de chocolate artesanais com sabores bem diferenciados, extraídos do puro cacau.

Gastronomia é uma experiência sensorial a parte nesse passeio. Pois, na Fazenda do Chocolate, além desse café que é dos cantinhos mais apreciados pelos visitantes, também há quiosques com sorvetes artesanais, lanchonete, um restaurante rural com cardápio de fazenda feito no antigo fogão a lenha.

O restaurante serve somente almoço e abre aos sábados, domingos e feriados a partir do 12h até às 15h30. Também existe uma Adega, e claro, que não podia faltar uma loja de chocolates artesanais com combinações exóticas como pimenta, menta e uma infinidade de outras combinações. Enfim, é impossível ir para lá, sem comer muito e ainda trazer umas guloseimas diferentes para a casa. Também há uma lojinha de artesanatos.

No local também é possível adquirir café orgânico, queijos diferenciados e salame curtido no vinho.
Essa viagem é uma ótima sugestão de bate-volta, que vale cada quilômetro rodado e uns “quilinhos a mais sem crise de consciência”, já que o destino altamente é altamente engordativo e repleto de diversão.

Serviço:
Fazenda do Chocolate – Itu
Endereço: Estrada dos Romeiros, Km 90, s/n
Bairro rural: Pedregulho
(11) 4022-5492

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…