João Luis Trentino Anrain, Leonardo dos Santos, Julia Coneglian e Luisa Fogolin da Silva
João Luis Trentino Anrain, Leonardo dos Santos, Julia Coneglian e Luisa Fogolin da Silva

Os próximos dias serão de muita ansiedade para João Luis Trentini Anrain, Julia Coneglian, Leonardo Alvarez e Luisa Fogolin da Silva, alunos que irão participar do THE HARVARD-MIT MATHEMATICS TOURNAMENT, competições de matemática na Universidade de Harvard, considerada uma das melhores do mundo, e no conceituado MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ambos nos Estados Unidos.

As competições acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro em diferentes etapas individuais e desafios em equipe. E a oportunidade só surgiu graças ao esforço e dedicação dos adolescentes, como comentou Leilany Fernandes, coordenadora do ensino média da escola Four C: “quando a professora de matemática do Ensino Médio, Eliene Nakamura Lisi, soube desta competição através de um site e compartilhou com os estudantes, eles estabeleceram como meta participar desse torneio. Assim, desde o começo do ano eles estão estudando conteúdos que vão muito além do currículo do Ensino Médio brasileiro tradicional”.

Saiba mais detalhes sobre esta conquista dos alunos de Bauru:

Como será a competição?
Leilany: A competição organiza-se em etapas que variam entre individuais e desafios em equipe. Nas etapas individuais temos o General Round e o Theme Round e nas duas etapas em equipe temos o Team Round e o Guts round. Esse tipo de torneio nos anima porque, além do aluno ter que estudar uma matemática com pensamento de alto nível de complexidade, ele ainda é desafiado a integrar o pensamento dele ao do colega, a testar juntos estratégias para resolução de problemas, a cooperar, a tornar seu pensamento visível, a negociar… Além disso, são 900 estudantes de todos os lugares do mundo. Uma grande oportunidade para trocar experiências e ensinar o outro, conhecer outras visões de mundo, culturas.

Tem alguma premiação?
Leilany: Por incrível que pareça, essa foi a primeira vez que parei para procurar essa informação e olha que faz mais de 8 meses que estamos debruçados sobre essa oportunidade. Isso mostra que nossa comunidade, nossos pais e nossos alunos estão com seus olhares voltados ao lugar que desejamos, enxergando essa como uma excelente oportunidade para aprender e ensinar.

Imagino a ansiedade dos alunos…
Leilany: Os alunos que estarão participando dessa competição já são tremendamente vitoriosos, pois essa oportunidade estabeleceu a eles uma excelente razão para investirem parte de seu tempo para dedicar-se a ir além, a estudar juntos, a pensar sobre a matemática de outras formas e sobre trabalho em grupo, estratégias para resolução de problemas. São mais do que vitoriosos porque se arriscaram a ir além do lugar onde estavam, além do “lugar comum”.

Para saber mais sobre o torneio, acesse: www.hmmt.co

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…