Quem passa pela rotatória da avenida Moussa Nakhl Tobias com a avenida Nações Norte, em Bauru, vê sempre esse cenário: poucas árvores e muitos prédios. E foi exatamente isso que motivou muitos cidadãos a contatarem o projeto Fruto Urbano, solicitando ao grupo um plantio coletivo no local.

O plantio coletivo irá acontecer neste domingo, 6 de novembro das 10h às 13h, com a ajuda de muitos participantes voluntários, dispostos a vestir um chapéu ou boné e colocar as mãos na terra para plantar todas as mudas destinadas à região escolhida para plantio.

No caso da rotatória da avenida Moussa Nakhl Tobias, neste primeiro plantio serão plantadas em torno de 300 mudas no local. E os organizadores avisam: quem quiser participar, basta chegar.

Os gastos do evento, que é sempre gratuito aos voluntários, é custeado pelo próprio Fruto Urbano. Entretanto, a coordenação do projeto solicita um auxílio a quem puder colaborar, levando mudas, ferramentas (como pás e enxadas), garrafas d’água para molhar as mudas, e alimentos para um pequeno lanche durante o plantio.

A quem tem dúvidas sobre quais mudas comprar, Miguel Axcar explica: “concentramos nossos esforços em mudas frutíferas de espécies nativas, que, além de sombra, produzem alimento para os animais e também para o próprio ser humano”. Miguel é um dos fundadores do Fruto Urbano, junto ao seu irmão, Khalil Axcar.

A partir de 60 centímetros, a muda já está apta a ser plantada no meio urbano. Após o plantio, é de costume que os voluntários coloquem estacas amarradas com barbante às plantas, para servirem de suporte a elas. O processo todo, desde tirar a mudinha do tubete (pequenos tubos dos quais se tiram as plantas para o plantio), até a colocação de estacas, é revigorante. “A sensação de plantar árvores é incrível, convidamos a população do local e os interessados para compartilharem esse sonho viverem esta experiência conosco”, afirma Miguel.

Além das funções mais óbvias do plantio de árvores, como fornecimento de sombra e alimento, e diminuição da temperatura do ar, proporcionados pelos próprios indivíduos vegetais, o processo em si mesmo proporciona aprendizados inimagináveis, especialmente para as crianças, que utilizam-se do tato através das mãos no momento do plantio, proporcionando uma estimulação cognitiva e o desenvolvimento de seus cérebros.

Para Miguel, a participação dos pequenos tem um papel fundamental em suas formações. “A consciência ambiental e ecológica complementa a estruturação do conhecimento e interage com outros âmbitos fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano, pois favorece o auto reconhecimento enquanto ser social inserido num contexto universal.

Um plantio coletivo de mudas é uma excelente oportunidade para que a criança possa aprimorar seu senso crítico por analisar situações complexas e interagir com problemáticas locais, proporcionando tanto a reflexão acerca das causas e soluções quanto transformando efetivamente o espaço por protagonizar a solução objetiva para o problema em questão”, finaliza um dos maiores entusiastas do projeto.

Serviço:
Plantio Coletivo
Data: 06 de novembro
Horário: das 10h às 13h Local: Rotatória Avenida Moussa Nakhl Tobias com Nações Norte – 17021-005 Informações: (14) 9 8806 6727 ou [email protected]
Mais informações sobre o Fruto Urbano: www.facebook.com/frutourbano

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…