Desde o dia 07 de novembro, as Faculdades Integradas de Bauru, FIB, em parceria com o laboratório de análises clínicas Biolab disponibilizam, de forma gratuita, o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), que pode indicar um aumento da próstata causada por uma lesão maligna (como o câncer de próstata) ou benigna. A ação faz parte da campanha mundial do “Novembro Azul”, para prevenção e conscientização do câncer de próstata.

Até o dia 25 desse mês, serão disponibilizados 200 exames, somente para homens a partir dos 40 anos. No Biolab, os exames podem ser agendados pelo telefone (14) 3214 34 32. Já na FIB, eles serão feitos de segunda a sexta, das 15h às 20h no Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade.

Não é preciso fazer jejum ou qualquer outro tipo de preparação para o exame. Os resultados estarão disponíveis cinco dias após a coleta.

Vale lembrar que o exame de sangue PSA não substitui o exame de toque retal. O PSA deve ser realizado em conjunto com o toque para aumentar a probabilidade de detecção do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. De acordo com o Instituto Nacional do câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

No mês passado o ator Ben Stiller, conhecido por seu trabalho em filmes como “Zoolander” e “Entrando numa fria”, revelou que foi diagnosticado com câncer de próstata em 2014, detectado graças ao PSA. “Fazer o teste PSA salvou a minha vida”, declarou o ator.

As informações são da assessoria de imprensa da FIB.

Serviço:
Exame de sangue PSA: De 07 a 25 de novembro.
Local: Biolab- Análises Clínicas. Mediante agendamento. Rua Gustavo Maciel 16-40. Contato (14) 3214 3432.
Local: FIB. De segunda a sexta, das 15h às 20h. Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz. Contato (14) 2109 6268.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Abordando de política a gastronomia, podcast de Bauru reúne mais de 30 entrevistas

Lançado em novembro de 2021, o Picles Podcast, conteúdo parceiro do projeto Originais 94FM…