materia

Cocal dos Alves é uma cidadezinha com pouco mais de 5.500 habitantes localizada no interior do Piauí. Apesar de pequena, o município tem grandes conquistas na área do conhecimento graças à Escola Estadual de Ensino Médio Augustinho Brandão que já conquistou mais de 150 medalhas na OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; teve 70% dos alunos aprovados no SISU, Sistema de Seleção Unificada; e até uma condecoração internacional, o Prêmio Ibero Americano de Valores Humanos.

O sucesso chamou a atenção da professora Maria Fidela de Lima Navarro, da FOB-USP, Faculdade de Odontologia de Bauru, “Do tamanho desta cidade ou menor, um mais de 1.500 municípios no Brasil e nenhum deles possui o destaque que tem Cocal dos Alves. Então, algo muito especial deve ocorrer por lá, precisamos descobrir o que é”. Devido ao destaque da escola, Navarro convidou o professor Antônio Cardoso do Amaral para falar sobre sua experiência.

A escola de tempo integral proporciona aos alunos alternativas para que eles passem a maioria do seu tempo em um ambiente agradável como quadra poliesportiva, laboratórios, biblioteca e restaurante. “Não é o tempo integral como se as crianças estivessem trancadas numa prisão. Não adianta fazer uma escola sisuda, desagradável, sem atrativo. Os professores e diretores de lá conseguiram fazer uma escola com estrutura agradável”, pontua a professora da FOB.

A palestra será neste sábado, dia 26, às 9h, no teatro da FOB-USP e propõe uma reunião interativa entre professores, educadores e pessoas que fazem a educação de jovens. Além de compartilhar a experiência em uma escola pública do Nordeste, o objetivo da palestra é motivar ações que se concretizem e que possa melhorar o cenário da educação no país. Para participar é só se cadastrar no site www.fob.usp.br. Haverá entrega de certificados.

Serviço

Site: www.fob.usp.br

Palestra: “Educação: Segredos do sucesso de Cocal dos Alves, Piauí”
Dia 26 de novembro de 2016, das 9h às 13h
FOB-USP (Alameda Dr. Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…