Imagem do último Pousada Cultural realizado aqui na cidade de Bauru
Imagem do último Pousada Cultural realizado aqui na cidade de Bauru

Sábado. Nove horas da manhã. De um lado, os preparativos para acolher aqueles que queiram checar seu estado de saúde. Do outro lado, têm início as palestras sobre o CRAS e a SEBES. É assim que o dia 26 de novembro irá se iniciar na comunidade dos bairros Pousada I e Pousada II, em Bauru, data que será realizado o Pousada Cultural III. O evento que tem por objetivo contribuir para ampliar o acesso à cultura aos membros da comunidade, valorizar expressões artísticas de Bauru e região, e oferecer um espaço para consumo e produção de cultura pelos próprios pousadenses.

Somando os dois bairros (Pousada da Esperança I e II), a comunidade possui uma população de aproximadamente 12.209 moradores, sendo que um quarto desse número é representado por crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos. Foi pensando nisso que alguns moradores se uniram há mais de 15 anos, e deram início a um projeto chamado Ação Comunitária Pousadente (o Projeto Formiguinha), que tinha a intenção de oferecer atividades lúdicas fora do horário de aula, às crianças do bairro, evitando o contato destas com a criminalidade das ruas da comunidade.

A ideia do Pousada Cultural surgiu há dois anos, em 2014, enquanto era realizado a Virada Cultural na cidade de Bauru. E justamente pelo fato da Virada ocorrer em uma região central da cidade, as comunidades marginalizadas muitas vezes não tinham recursos para levar seus moradores até o local do evento. Por esse motivo, alguns membros do Formiguinha sentaram e estudaram a possibilidade de criarem uma festa semelhante à Virada Cultural, mas em um lugar onde os pousadenses pudessem usufruir das mais variadas vertentes culturais da cidade: no próprio bairro.

O resultado dessa decisão foi bastante positivo, e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas.

Vem aí uma nova edição!
Dança, oficinas criativas, comes e bebes, brinquedos infláveis apresentações de bandas musicais, entre outras atividades. Todas essas expressões da cultura são realizadas com a finalidade de aproximar a comunidade do direito de usufruir essas vertentes culturais. Para Fabiane Regina, gestora pedagógica do Formiguinha, um dos principais passos para se promover a cultura é torna-la acessível a um maior número possível de pessoas. “É exatamente isso o que nossa organização quer proporcional para toda a comunidade em torno do projeto, com esse evento cultural”, destaca Fabiane.

Para aqueles que tiverem interesse de comparecer ao Pousada Cultural, em sua terceira edição, o evento terá início no sábado, dia 26 de novembro, às 9h, com atividades relacionadas a saúde, e irá terminar no domingo, dia 27, às 17h, com um concurso de dança. O evento é totalmente GRATUITO e tem o apoio da Secretaria da Cultura.

Serviço:
O Pousada Cultural será realizado nos dias 26 e 27 de novembro. No sábado será das 9h às 23h e, no domingo, será das 9h às 19h30.
Local: Rua Flávio Antônio Gonçalves, 1-85, Pousada da Esperança.
Telefone para contato: (14) 3237-3106
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/pousadacultural

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…