Uma união de música, live-paint, arte urbana, arte clássica e filantropia. Assim classifica-se a Hostel, marca de roupas, móveis e revista que chega hoje ao mercado na forma de e-commerce.

O projeto é dos jovens empresários Matheus Puga e André Macarini, empresários e moradores da cidade de Bauru, que decidiram arregaçar as mangas, encarar o frio na barriga e colocar o plano em prática.

“Primeiramente, surgiu a ideia de ‘hospedar’ artistas que serão sempre rotativos dentro da marca, pois queríamos algo itinerante e adaptável! Trabalhamos todo tipo de arte – afinal, arte nunca é demais. Para esta primeira coleção, convidamos os artistas Tarsila Schubert – com a sua arte de rua – Milton Puga – com a arte clássica – e Marcos Caracho, grande arquiteto com a arte de traços. Eles desenvolveram estamparias para levar a arte para as ruas: uma forma de expressar todo tipo de arte em um lugar só, como uma galeria completa”, afirmam os empresários.

A Hostel trabalha com todos os tipos de roupas, tanto masculina quanto feminina, além de móveis de conceito vintage. Trata-se de um projeto que surge em um cenário de transformações sociais e culturais, em que as necessidades de consumo se fundem aos ideais de uma sociedade mais igualitária e sustentável. “O mercado da moda, por exemplo, vem sofrendo algumas mudanças, as pessoas estão mais conscientes e exigentes com o que consomem e cada vez mais as marcas terão de se atentar”. A partir desta preocupação, Matheus e André desenvolveram uma marca completa, levando o acesso à arte, à cultura e à informação para pessoas cujas possibilidades financeiras são mais restritas.

Matheus Puga e André Macarini são os proprietários da Hostel
Matheus Puga e André Macarini são os proprietários da Hostel

“Como primeiro projeto, já estabelecemos que parte do valor de venda será destinado a aulas de pinturas para adolescentes! Acreditamos que a arte, seja ela em qualquer instância, é uma excelente forma de emancipação”.

Outro detalhe também importante deste projeto é que cada artista convidado escolherá as suas melhores telas, que se transformarão em peças de moda e móveis vintages. Todo o valor também será destinado às famílias desses adolescentes.

“É aquela parada de ciclo! De incentivar também! Além disso, iremos promover intervenções como a da estamparia urbana já realizada, oficinas e cursos profissionalizantes para crianças e adolescentes que tenham interesse em causar impacto e distribuir cultura para a comunidade em que vive. Nos preocupamos também com a produção local, quase tudo que produzimos é de Bauru e região!”

Outros projetos
Parece até impossível, mas o projeto não para por aí: a Hostel também é a idealizadora e apoiadora da revista #desalienando, publicação que contará com conteúdo de cultura e comportamento, a partir de uma leitura simples e informativa, com temas não tão pautados pela grande mídia. Eles afirmam que o conteúdo da #desalienando permitirá ao leitor abrir sua cabeça para diferentes ideias, nada convencionais e muito instigantes. “Esse será o grande diferencial deste veículo de comunicação idealizado pela Hostel e que circulará gratuitamente. Além disso, a #desalienando será produzida de forma colaborativa, através de textos e conteúdos produzidos por pessoas unicamente interessadas em difundir conhecimento e ideias, sem qualquer finalidade lucrativa ou remuneração, pautadas unicamente na vontade de dialogar”.

Um verdadeiro abacaxi para descascar
Matheus e André não tinham a menor noção do tamanho que iria ser a Hostel; tanto que, de repente, outros projetos começaram a nascer e a marca virou um grande agregado de boas intenções. “Primeiro, fomos fazer as camisetas e os fornecedores nos deram um prazo longo. Enquanto não chegava a data de entrega dessas peças, resolvemos fazer os móveis – mais um prazo longo nos foi dado. Quando as camisetas chegaram, faltavam os móveis e resolvemos fazer a revista. Enquanto fazíamos a revista, resolvemos fazer a linha de roupas feminina e a linha de camisaria masculina… foi aí que, desde o primeiro passo, passamos cinco meses descascando esse ‘abacaxi'”, brincam.

E eles têm mais um para descascar: nesta noite (25), acontecerá o evento de lançamento da marca, para 200 convidados, na Joker, aqui em Bauru. “Uma coisa foi levando a outra, e tudo foi se encaixando. Envolvemos mais de 20 pessoas diretamente nesse projeto para que tudo isso se realizasse. Agora é o frio na barriga que não passa: ‘vai ser bem aceito?’. Mas esse abacaxi já não é mais nosso, esse abacaxi agora é de vocês, e temos certeza que vocês adorarão descascar um pouco disso, porque tudo está incrível!”

Para conhecer melhor o projeto, acesse: www.facebook.com/hstloficial


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