usc-engenharia-topo

A Universidade do Sagrado Coração (USC), aliando tradição com tecnologia de ponta, adquiriu uma nova máquina para os cursos de Engenharia. Trata-se da máquina Série 23-100 da empresa INSTRON. A INSTRON desenvolve equipamentos de ensaios técnicos para empresas, instituições de ensino e laboratórios que realizam testes.

A USC é a única instituição de ensino superior particular de Bauru que conta com esta tecnologia à disposição dos estudantes para as práticas de ensino e pesquisa. Fabricada no Brasil, realiza testes com materiais que são produzidos por engenheiros, principalmente das áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com a finalidade de checar sua resistência à compressão, tração e flexão, com até 100 toneladas, assim analisando se o material que foi produzido está de acordo e poderá integrar uma construção ou desenvolvimento de uma peça para máquinas, como exemplo. O Equipamento tem um software, de nome Bluehill, considerado o melhor aplicativo de ensaios de materiais do mundo e, segundo a fabricante, é atualizado constantemente.

A Prof.ª Mª Fabiana Costa Munhoz Ferraz, coordenadora do curso de Engenharia Civil, conta que a aquisição desta máquina auxiliará muito os estudantes durante suas pesquisas. “Os estudantes que realizam iniciação científica, os que estão produzindo algo novo nas aulas ou realizando o projeto do trabalho de conclusão de curso poderão fazer os testes para ver se a produção é viável ou não. Um exemplo disso é um grupo de estudantes que está produzindo tijolos ecológicos confeccionados com resíduos de construção e placas modulares com fibras de bambu e papel kraft reciclado. Com a máquina, estes novos materiais poderão passar por novos testes e isso é muito importante para o trabalho dos futuros engenheiros”, ressalta.

A USC se destaca no cenário econômico e social por oferecer, aos estudantes dos cursos de Engenharia, infraestrutura moderna com máquinas e equipamentos de última geração à disposição nos Laboratórios de Automação e Controle, Ciência dos Materiais, Eletrotécnica, Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Topografia, Projetos, Fenômeno de Transporte, Modelos e Maquetes, Ciência e Tecnologia do Meio Ambiente, Geologia, além dos de Informática, Química e Física. Tudo para atender os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Os investimentos na área de engenharia são muito. Recentemente a USC também fez a aquisição da banca pneumática, que tem tecnologia alemã e que configurou a Universidade como uma das primeiras em Bauru com este tipo de tecnologia à disposição dos estudantes.

As informações são da assessoria da Universidade do Sagrado Coração.


publieditorial

Serviço
Os Laboratórios das Engenharias podem ser visitados por todos os interessados. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 22h30, e o telefone para informações é o (14) 2107-7255.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…