bialopes-alameda-topo

Bia Lopes se prepara para encarar mais um desafio de sua carreira: a cantora irá lançar um novo CD autoral nesta sexta-feira (2), no Alameda Quality Center. Ela, que aprendeu a cantar ao mesmo tempo que começou a falar – segundo sua mãe – está radiante em poder concluir o ano de 2016 com mais esta novidade no mundo da música. Aliás, coisas boas não faltaram este ano: ela é dona do sucesso ‘Salto ’21’; realizou um show em Barretos e fez diversas apresentações durante o ano, em locais que sempre sonhou.

Por isso, nada melhor que encerrar o ciclo com chave de ouro! “Estou cheia de energia, felicidade e ideias. Agora é colocarmos em prática”. Vem saber mais detalhes de sua apresentação e novidades de sua carreira neste bate-papo:

Bia, como começou a sua história na música? Como você começou a cantar?
Minha mãe sempre me fala que ‘desde quando aprendi a falar, eu estava falando ou cantando’! (risos). Mas a música entrou na minha vida de forma muito natural. Quando eu era criança, amava assistir aos DVDs de bandas e cantores, aí pegava um microfone de brinquedo e tentava cantar igual aos artistas, dançar igual e tudo mais… Amava brincar no karaokê. Nos meus aniversários, eu fazia shows para todos cantando ou dançando. Cheguei até a fazer uma festa com tema “Ivete Sanaglo” de tão fã que eu era! Minha mãe pediu para fazerem uma roupa igual a da Ivete para mim e durante grande parte da festa fiquei cantando! (risos). Porém, a música despertou meu interesse de uma forma ‘mais séria’ aos nove anos, quando meu pai fez uma festa de aniversário e eu quis homenageá-lo. Então minha mãe me levou para fazer um ensaio com uma professora de canto que disse que eu tinha talento. Desde então, nunca mais larguei a música, e ela começou a entrar ainda mais em minha vida.

Quando você decidiu que iria seguir esta carreira?
Acredito muito que eu não escolhi essa carreira; foi ela quem me escolheu. Porque a música é algo natural, sabe? Todo mundo ama, cada um gosta de um estilo. A música é meio que um ‘bem universal’, né? Ela cabe em todos os momentos, expressa nossos sentimentos… E eu sempre tive isso com a música, porém, graças a Deus, além de tudo isso, nasci com um timbre vocal que me facilitou utilizá-la profissionalmente, isso somado a paixão pela música fez com que minha vontade de trabalhar com isso fosse gigantesca.


E está sendo muito mais difícil do que você imaginava?

Não, pelo contrario, muito mais fácil. Quando a gente ama e sente prazer no que faz as coisas ficam fáceis, porque até os momentos complicados se tornam mais ‘fáceis’ de passar e eu acredito muito também na força que Deus tem sobre a minha vida, que tudo acontece no tempo Dele.

No começo, quando você tinha que fazer algum show, ficava muito nervosa? E como é hoje em dia?
Ficava, às vezes não dormia, vinham pensativos super positivos, mas também vinham os negativos. Principalmente nas primeiras vezes, quando eu não me sentia segura e tinha medo. Até que um dia me falaram: ‘Bia, as pessoas que vêm ao seu show, estão ali para te ver, porque elas gostam de você, então não faça nada além do que ser você mesma, mostre a sua verdade, não se importe se errar a letra, se falar algo que não poderia ter dito, porque não existe certo ou errado, existe você mostrando seu amor pela música, sua verdade, e sua personalidade’. A partir daí, as coisas fluíram mais fáceis. Hoje sou completamente eu, e as coisas fluem demais até porque tento deixar o show com a minha cara, por isso, gosto de participar de exatamente tudo que envolve meu nome, gosto de saber tudo que está acontecendo, gosto de ter contato com meu público, gosto de publicar nas minhas redes sociais, ter ideias para os shows, estudar, levar sempre coisas novas para que cada show seja surpreendente. Além disso tudo, uma das coisas que mais me dá confiança, é minha banda. Eles são demais, a gente se dá super bem, se diverte, às vezes parece que nem é trabalho… é uma delícia! Acho essencial poder contar com eles e confiar, porque o show é nosso, temos que estar 100% afinados para que possamos passar toda boa energia e felicidade ao público.

Quais são as suas influências?
Minha maior influencia é a Ivete Sangalo; acho ela uma das artistas mais completas do Brasil. Sua voz é maravilhosa, ela é muito afinada, e além de tudo isso tem um contato com o público que eu admiro e me inspiro muito. Também sou apaixonada por Jorge e Matheus, Claudia Leitte, Gustavo Lima, Tim Maia, Elis Regina, Maiara e Maraísa, Wesley Safadão, Marília Mendonça, Anitta…. Como pode perceber, tenho várias influências! (risos). Sou muito eclética, amo os artistas brasileiros, amo nossa música e gosto justamente pelos milhares de estilos musicais que temos.

E dia 2 de dezembro terá o lançamento do seu novo CD, certo? Quais as diferenças em relação ao primeiro? Quais as novidades?
Isso mesmo. A grande diferença é que no meu primeiro lançamento fizemos algo esperando muito menos do que foi. É que pensamos em lançar o CD onde eu pudesse autografar e dar um abraço em todos, mas pra nossa surpresa e grande felicidade passaram por lá mais de 500 pessoas. A sorte foi que fizemos um vídeo com minha trajetória que ficava passando em um telão e divertia a todos enquanto estavam na fila esperando para eu autografar os CDs. Além disso, toda a verba foi revertida para a entidade Creche Ernesto Quaggio. Já nesse lançamento, iremos fazer um show intitulado “SALTO 21” em que cantarei as músicas do meu novo CD e covers, além de ter um espaço para eu autografar.

E como será o show?
O show será muito especial. Inclusive, já fiz o primeiro ensaio com a banda e estou cheia de energia, felicidade e ideias. Agora é colocarmos em prática. Tenho a mesma meta que todos os shows que é levar alegria para todos aqueles que lá estarão. E claro que o show contará com algumas novidades e surpresas.

Ele contém o sucesso “Salto 21”? Ela é de sua autoria?
Sim, contém. Essa música foi composta por mim e pelo Eduardo Braga, assim como as outras cinco músicas. Somente uma música do CD não foi composta por nós que é a “No meio do povo”, composta pela Luciana Pires.


O ano de 2016 foi muito recompensador para a sua carreira? Gostaria que fizesse um balanço.

Demais, aconteceram muito mais coisas do que eu podia esperar. Costumo dizer que a carreira de cantor é como qualquer outra, temos que dar um passo de cada vez. Este ano realizei meus maiores sonhos: montei minha banda e fiz shows especiais, como no On The Road, Expo Bauru (eu tinha o sonho de cantar lá, afinal, é a exposição da minha cidade) e em Barretos que foi muito mais do que eu podia imaginar. Claro que, como toda cantora de sertanejo, eu tinha um sonho de cantar lá, mas não poderia imaginar que esse sonho se realizaria agora, apenas com um ano de carreira. Essa experiência ficará marcada com certeza! O público de lá é lindo, conheci pessoas muito especiais, pude ser convidada pelo Henrique Prata (diretor do Hospital do câncer de Barretos), conheci milhares de artistas… e agora mais um CD prontinho com 7 músicas (6 autorais) que será lançado. Só coisas boas!

E quais as novidades para o próximo ano?
Novidades? Ainda não posso contar! (risos). Mas posso assegurar que vem muita coisa boa por aí, que continuarei trabalhando muito em cima da música, levando coisas novas pro meu público que tanto amo.

Serviço:
O show com Bia Lopes será nesta sexta-feira (2), a partir das 21h.
Os convites estão no valor de 14,90.
Para mais informações, acesse: www.facebook.com/showbialopes

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…