fogos-pets-home2

Apesar de ainda não ter nada definido para as comemorações organizadas pela prefeitura de Bauru na virada do ano, uma coisa já é certa: não terá queima de fogos. O ano passado, a Câmara Municipal já havia aprovado a lei e, a mudança para este ano, é que nem os comuns shows pirotécnicos serão permitidos. Em 2015, a festa, que aconteceu no parque Vitória Régia, contou com fogos sem barulho.

Segundo o site oficial do PEA, entidade ambiental, os fogos são responsáveis pela causa de diversos acidentes aos animais, sobretudo aos cachorros.” Os animais se assustam facilmente com o barulhos dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte”, explicam.

Para o jornalista Marcelo Bueno, daqui de Bauru, esta é uma excelente iniciativa. “Acho muito importante esse tipo de lei. Tenho um cachorro e até moro mais afastado do parque Vitória Régia, mas nesta época, os fogos estão por toda cidade. Os cachorros morrem de medo, se escondem embaixo da mesa”, diz. Assim como Marcelo, a professora de química Isabela Evangelista, também tenta auxiliar a Nina, sua cachorra de sete anos. “Eu reparo que ela fica muito assustada, nervosa, inquieta e começa a correr pela casa inteira. A gente tem amenizar isso fazendo carinho e pegando no colo, mas é visível que isso é algo que a incomoda muito. Esta lei vai ajudar não só a Nina como outros animais daqui de Bauru”.

A estudante Carla Rodrigues ainda completa: “eu acho uma ótima medida, porque muita gente solta fogos nessas datas e esquece que os bichinhos sofrem com isso. Além disso, dá pra se divertir e comemorar sem precisar soltar fogos, que além de incomodar os animais ainda podem causar algum acidente.”

A veterinária Déborah Zolezzi também acredita que esta medida irá proteger a saúde dos animais, já que muitos cachorros ficam apavorados com o som dos fogos e acabam tentando se esconder e fugindo. Com isso, eles podem acabar se machucando e também serem atropelados. Nesta época, muitos cães desaparecem e acabam se machucando; talvez, isso diminua os casos”.

E você, o que acha desta medida?

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…