motorista-futuro-topo

Por meio de palestras, apresentações de vídeos e simulações, o projeto “Motorista do Futuro”, pensado e realizado pelos especialistas em trânsito Julio Alves Moreira e Julio Cesar Aparecido de Souza, tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes, que serão motoristas no futuro, a contribuírem para um trânsito mais seguro e consciente.

Atingir esse público é fundamental, pois a partir deles, pode-se atingir os pais como condutores. Como protagonistas de mudanças, a criança consciente tem o poder de fiscalizar o mau hábito dos pais e alertá-los nas atitudes frente ao trânsito, buscando a segurança e o bem-estar de todos.

A palestra propõe a compreensão da importância do trânsito com parte do cotidiano das pessoas. Os especialistas desenvolvem atividades diversificadas para melhorar a convivência e a valorização dos direitos humanos tendo como instrumento a educação para o trânsito.

Temas

A palestra é apresentada didaticamente utilizando técnicas como dinâmicas de grupo e atividades lúdicas visando integrar os participantes, já que é necessário passar a ideia de que o trânsito seguro depende de todos.

Os temas serão abordados tratando os aspectos legais, sociais e suas consequências, usando os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Dentre eles estão:
– A importância do uso do cinto de segurança;
– Os perigos da utilização de aparelho celular e afins no trânsito;
– Os riscos da ultrapassagem em local proibido;
– Excesso de Velocidade, seus perigos e suas consequências;
– Direção X Embriaguez;
– Direção X Drogas Ilícitas e seus efeitos;
– Respeito à sinalização de trânsito – Evitando acidentes;
– Competição não autorizada (Rachas)

Apresentação

Além da palestra, o projeto apresenta duas atividades práticas como a simulação de situações corriqueiras do trânsito e uma atividade artística voltada para o tema com o intuito de fixar o conteúdo.
Para finalizar, o “Motorista do Futuro” encena uma formatura em que as crianças fazem um juramento, lembrando os principais objetivos do projeto e recebem um talão de multas para que coloquem em prática o que aprenderam e contribuam com o trânsito fiscalizando os pais de forma divertida.

Parabéns aos policiais pela iniciativa!

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…