A melhor parte de viajar pra outro país é conhecer pessoas novas e culturas diferentes mas uma viagem internacional nem sempre é viável. O legal é que agora você tem a possibilidade de ter essas experiências sem sair de casa.

A Aiesec é uma organização presente em mais de 120 países que desenvolve o potencial de liderança dos jovens buscando o impacto positivo no mundo. É por meio dela que você pode hospedar um intercambista de qualquer lugar do mundo na sua casa.

“A ideia é que o intercambista tenha uma família para abrigá-lo já que ele vem realizar um trabalho voluntário” explica Fernanda Pires, presidente da Aiesec Bauru. Para que não haja nenhum problema entre o hóspede e quem hospeda, a organização faz uma avaliação de perfil pra garantir que os dois combinem e dá todo suporte durante o tempo do intercambista na cidade.

Para receber alguém em casa não é preciso muito, apenas que o hóspede tenha um lugar para dormir e para guardar suas coisas. Outro aspecto que gera dúvidas sobre “adotar” um intercambista é a rotina mas o Felipe Valim, que recebeu o Islam Ghorab, do Egito, esclarece que não há grandes mudanças: “Ele ficou 6 semanas em casa, mudei minha rotina apenas na primeira semana, pois o ajudei em tudo que precisava para se adaptar, desde pegar o ônibus até levar ao mercado, e depois ele fez tudo sozinho”.

Além disso, as regras da casa podem ser apresentadas e conversadas para que a convivência entre todos seja boa e prazerosa. “A gente pensa que vai ser difícil e que vai demandar tempo mas os intercambistas são muito independentes e pegam a logística da cidade fácil. Estabelecemos regras sobre comida, visitas em casa, guarda-roupa e sempre tivemos uma convivência muito boa” comenta Luana Forlenza que já hospedou quatro intercambistas e ainda pretende receber mais uma antes de se formar.

Hospedar um intercambista não tem contraindicações e pode ser uma experiência muito enriquecedora, além de ter um pouco da cultura de um país dentro da sua casa. Ainda não está convencido? Então prepare-se porque a Luana e o Felipe vão te fazer mudar de ideia.

A Luana Forlenza hospedou quatro intercambistas: Agnieszka (Polônia), Alicia (Suíça), Dominika (Eslováquia) e Sophie (Inglaterra), “nessas experiências eu fiz muitos amigos, não só com as que ficaram hospedadas em casa, pois você acaba conhecendo todos os outros intercambistas que estão na cidade. Tenho vontade de viajar para os países das meninas para visitá-las um dia tão grande foi a conexão que criamos. Todas as vezes que eu tive a oportunidade de receber uma intercambista foram muito únicas. Todas trouxeram uma visão de mundo diferente, uma história de vida pra compartilhar, uma curiosidade sobre o nosso país. É uma chance de conhecer novas pessoas, novas culturas, treinar uma língua (e participar do processo de aprendizado de português deles) e compartilhar experiências.”

Já o Felipe Valim hospedou o Islam Ghorab (Egito): “foi uma experiência sensacional que me fez repensar meu papel como cidadão global e, além de ter vivido uma experiência inovadora, ganhei um grande amigo. Nos falamos até hoje. Para quem ainda está receoso, a minha dica é: se jogue e não tenha medo de uma nova experiência que tem tudo para mudar sua forma de pensar o mundo. Você vai impactar sua vida, a vida do intercambista e de todos que estão a seu redor, além de criar um vínculo com alguém que será eternamente grato por você tê-lo recebido.”

Pra vivenciar todas as maravilhas de hospedar um intercambista e ter um pedaço do mundo na sua casa é só entrar em contato com a AIESEC Bauru e demonstrar interesse!

Serviço
AIESEC Bauru: www.facebook.com/aiesecembauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…