permacozinha-home

Acontece, entre os dias 16 a 18 de dezembro, o 1° Fórum de Permacozinha: Gastronomia e Sustentabilidade, realizado em parceria com o Balaio de Krishna. O evento pretende resgatar os conhecimentos locais, valorizar o que é produzido por pequenos agricultores e compreender a alimentação como parte essencial da manutenção do corpo e do espírito.

Com atividades e oficinas, esta feira cultural agroecológica busca promover um encontro com profissionais da alimentação e da saúde com a sociedade.

A Permacozinha surgiu a partir do conceito de permacultura que é um sistema de planejamento para a criação de espaços sustentáveis e produtivos em equilíbrio com a natureza. Dessa forma o Fórum de Permacozinha planeja empoderar as pessoas por meio da gastronomia fazendo com que elas criem hábitos sustentáveis e busquem uma alimentação saudável. 

A entrada é gratuita.

Confira a programação:

16 de dezembro às 19h
Local: OAB Bauru – Avenida Nações Unidas
Abertura do Fórum Permacozinha: Gastronomia & Sustentabilidade com Valéria Paschoal, Conceição Trucom e o Chef Rodrigo Trovarelli 

17 de dezembro a partir das 9h
Local: Balaio de Krishna – Rua Maria José 12-71

9h às 21h – Feira Cultural Agroecológica
Exposição de produtos, feirinha cultural e apresentação de dança e música 

9h às 15h –  Oficina “O poder de cura do limão”, com Conceição Trucom
Nesta oficina será abordado os poderes nutricionais e funcionais do limão para uso interno com receitas da culinária viva, nas preparações cosméticas (Detox e Emagrecedor) e receitas de aromaterapia. Serão ensinadas receitas para tratar problemas digestivos, renais, respiratórios, problemas de pele, couro cabeludo e circulatórios.
Reservas e valores: Site Doce Limão

16h às 19h – Oficina “Padaria sem glúten” com Tina Muccini
Nesta oficina, a Chef Tina ensina diversas receitas de pães e massas sem utilizar a proteína glúten. Focaccia de trigo sarraceno e sementes, maionese vegana, nhoque de banana verde com pesto e crostata de fruta da estação com creme de amêndoas são algumas das iguarias selecionadas para a oficina.
Reservas e valores das oficinas pelos telefones: (14) 3241-2262 ou 98147-9210. 

18 de dezembro a partir das 9h

Local: Balaio de Krishna – Rua Maria José 12-71

9h às 19h – Feira Cultural Agroecológica 
Exposição de produtos, feirinha cultural e apresentação de dança e música.

9h às 15h – Oficina “Laticínios vivos” com Conceição Trucom
O foco da oficina é explorar a diversidade de sabores, texturas e cores da germinação de sementes em laticínios vivos. Seja por questões alérgicas, filosóficas ou por desejar um estilo de vida mais saudável e sustentável, esta oficina ensina de forma prática e rápida como transformar sementes em leites, iogurtes e queijos.
Reservas e valores: Site Doce Limão

Palestrantes


Valéria Paschoal

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp. É diretora da VP Consultoria Nutricional / Divisão Ensino e Pesquisa, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas, vice-presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e membro do The Institute for Functional Medicine. Tem experiência na área de Nutrição e atua principalmente nos seguintes temas: atividade física, alimento, suplementação e radicais livres.

Conceição Trucom
Bacharel em Química pela UFRJ, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar. A partir da primeira edição em 2004 do seu livro “O poder de cura do limão”, criou o Doce Limão, um site com dicas, receitas e curiosidades sobre o uso do limão para curar doenças. 

Rodrigo Trovarelli 

Terapeuta Ayurvedico desde 2010 pela Ganga Ayurveda, orientou sua atuação no campo da alimentação e autoconhecimento como ferramentas para a auto realização. Instrutor de Yoga, professor e palestrante, criou em 2012 com sua esposa o espaço ecocultural Balaio de Krishna, que tem se destacado nas questões de desenvolvimento local, alimentos orgânicos, alimentação integral e saudável, cultura e espiritualidade.

Tina Muccini

Trabalhou como paisagista com foco na horticutura, ervas aromáticas e medicinais, de cultivo orgânico e biodinâmico em uma fazenda na Toscana, em Portugal. Como chef de cozinha, preparou inúmeras refeições, buscando atender as necessidades específicas de cada pessoa, com a alimentação vegana, vegetariana, sem glúten e mediterrânea. Após seu retorno para o Brasil, criou o “I Sapori dell`Italia”, um espaço que reúne gastronomia e hospedagem, trazendo seus conhecimentos adquiridos na Toscana, junto com as necessidades e ingredientes locais.

Serviço

Balaio de Krishna – Rua Maria José, 12-71
Facebook: www.facebook.com/balaiokrishna
Evento: www.facebook.com/forumpermacozinha

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…