adestrando-casa-hometopo

Ter cachorro em casa é muito bom, porém, algumas vezes, o pet acaba apresentando problemas de comportamento que gera desconforto para os donos. A boa notícia é que, geralmente, estes problemas podem ser resolvidos facilmente com técnicas de adestramento.

Para quem não sabe, o adestramento consiste em atividades executadas várias vezes com o animal com o intuito de condicioná-lo a obedecer comandos e respeitar o dono. O adestrador Diogo Fontes, daqui de Bauru, conta que alguns comandos podem ser ensinados em casa e que o comportamento depende do dono. “O maior problema de mau comportamento é causado pelo próprio dono que não sabe como educá-lo”, explica.

Para adestrar um cão em casa não existem muitas barreiras, já que o treinamento pode começar a partir dos 60 dias, não tendo um limite de idade. A aprendizagem se dá por meio de acertos, erros e repetições e o tempo que leva é de acordo com o que se quer ensinar.

“Comandos como sentar e deitar são rápidos de ensinar. Já questões relacionadas à higiene podem demorar mais tempo e a aprendizagem dependerá do cão e do ambiente que ele vive” explica Fontes.

Apesar de parecer fácil, tentar adestrar um cão leva em conta muitas variáveis, pois cada cão é diferente, com costumes e temperamentos distintos. Por isso, a ajuda de um adestrador profissional é importante para orientar tanto os cães, como os donos.

E aí, você tem vontade de ensinar alguns truques para o seu cachorro? Dá uma olhada nas dicas que o adestrador Diogo Fontes passou pra gente. Você só vai precisar de petiscos, brinquedos e paciência!

– Sentar

Basta pegar um petisco ou um objeto que o cão goste e segurar no alto da cabeça fazendo com que ele vá inclinando a cabeça para trás até sentar. Quando isso acontecer, recompense-o imediatamente.

– Fazer xixi no lugar certo
Esse comando é compreendido com maior facilidade pelos filhotes e a primeira coisa a se fazer é não deixá-lo solto pela casa inteira. Escolha um lugar para ele ficar e cubra tudo com jornal. Ah, é importante que, em outro local, você coloque a cama e as vasilhas. O pet vai escolher fazer a sujeira do lado oposto a esses objetos e, como não terá opção, fará em cima do jornal. Com o tempo, vá tirando o jornal de onde ele não pode fazer o xixi até que o cão se condicione fazer só no jornal.

Consultoria:
Diogo Fontes, adestrador, 99702-7993

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…