adestrando-casa-hometopo

Ter cachorro em casa é muito bom, porém, algumas vezes, o pet acaba apresentando problemas de comportamento que gera desconforto para os donos. A boa notícia é que, geralmente, estes problemas podem ser resolvidos facilmente com técnicas de adestramento.

Para quem não sabe, o adestramento consiste em atividades executadas várias vezes com o animal com o intuito de condicioná-lo a obedecer comandos e respeitar o dono. O adestrador Diogo Fontes, daqui de Bauru, conta que alguns comandos podem ser ensinados em casa e que o comportamento depende do dono. “O maior problema de mau comportamento é causado pelo próprio dono que não sabe como educá-lo”, explica.

Para adestrar um cão em casa não existem muitas barreiras, já que o treinamento pode começar a partir dos 60 dias, não tendo um limite de idade. A aprendizagem se dá por meio de acertos, erros e repetições e o tempo que leva é de acordo com o que se quer ensinar.

“Comandos como sentar e deitar são rápidos de ensinar. Já questões relacionadas à higiene podem demorar mais tempo e a aprendizagem dependerá do cão e do ambiente que ele vive” explica Fontes.

Apesar de parecer fácil, tentar adestrar um cão levam em conta muitas variáveis, pois cada cão é diferente, com costumes e temperamentos distintos. Por isso, a ajuda de um adestrador profissional é importante para orientar tanto os cães, como os donos.

E aí, você tem vontade de ensinar alguns truques para o seu cachorro? Dá uma olhada nas dicas que o adestrador Diogo Fontes passou pra gente. Você só vai precisar de petiscos, brinquedos e paciência!

– Sentar

Basta pegar um petisco ou um objeto que o cão goste e segurar no alto da cabeça fazendo com que ele vá inclinando a cabeça para trás até sentar. Quando isso acontecer, recompense-o imediatamente.

– Fazer xixi no lugar certo
Esse comando é compreendido com maior facilidade pelos filhotes e a primeira coisa a se fazer é não deixá-lo solto pela casa inteira. Escolha um lugar para ele ficar e cubra tudo com jornal. Ah, é importante que, em outro local, você coloque a cama e as vasilhas. O pet vai escolher fazer a sujeira do lado oposto a esses objetos e, como não terá opção, fará em cima do jornal. Com o tempo, vá tirando o jornal de onde ele não pode fazer o xixi até que o cão se condicione fazer só no jornal.

Consultoria:
Diogo Fontes, adestrador, 99702-7993

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Bauruense participa de quadro “The Wall” no Caldeirão do Huck que vai ao ar neste sábado (27)

Conhecido como “The Wall“, o quadro do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo…