Um ano novo começou e, depois de tantas festas cheias de comidas deliciosas, vem a promessa de uma rotina mais fitness. Seja pela saúde ou pela vontade de emagrecer, o que vem à cabeça quando se trata deste assunto são as academias.

Mas, para quem não é muito fã de exercícios físicos, muitas vezes, ir à academia é uma tortura constante, além do dinheiro que se gasta. Porém, Bauru oferece muitas alternativas para quem procura se exercitar.

As pistas de caminhadas, as academias ao ar livre e os parques da cidade são ótimos lugares para quem quer se movimentar ao ar livre. Estas alternativas ajudam a motivar a vontade de sair para praticar exercícios, principalmente no verão, quando os dias são mais longos. E ah, dá até pra pegar o pôr do sol depois do trabalho!

Dicas simples
Para quem quer ser mais saudável e ainda aproveitar estas opções ao ar livre, o educador físico Gustavo Nunes, daqui de Bauru, deu algumas dicas que podem ser feitas em qualquer lugar.

Segundo o profissional, o ideal é que os exercícios sejam realizados uma vez ao dia, já que o corpo necessita de um tempo para que a musculatura descanse, evitando lesões.

Confira os exemplos:
Agachamento
exercicio-agachamento
Também conhecido por squat, é um exercício muito completo, pois além de exercitar os glúteos, trabalha o abdômen, as coxas e as costas.

Remada
exercicio-remada
Esse exercício envolve principalmente o latíssimo do dorso e o trapézio, tanto na parte inferior quanto na superior, além de outros músculos.

Prancha frontal
exercicio-prancha
Esse exercício trabalha toda a musculatura do abdômen, principalmente o transverso do abdômen, um músculo profundo, que só é solicitado em ações isométricas. O transverso tem a função de evitar a projeção dos órgãos internos à frente, diminuindo o aspecto de “Falsa Barriguinha”. Outra função importante é que a musculatura auxilia a evitar ou diminuir a lombalgia, ou seja, dor na lombar.

Lembrando que, ao se exercitar, é necessário se hidratar e alongar, ações imprescindíveis para manter nosso corpo em funcionamento. “Quando você faz exercícios de maneira constante, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir. Se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde. Já o alongamento ajuda nos aspectos ligados à musculatura e irão ajudar na redução de tensões musculares”, comenta Gustavo.

Além disso, antes de começar qualquer tipo de atividade física, é muito importante saber como está o seu corpo e os tipos de exercícios adequados para o seu objetivo. Portanto, antes de dar início à vida fitness, procure um médico para saber como está sua saúde e um educador físico que possa orientar a execução correta de cada exercício.

Em qualquer lugar!
Para te animar ainda mais, nós do Social Bauru pensamos em cinco dicas de lugares ao ar livre onde você poderá, enfim, iniciar as tão sonhas atividades físicas! Olha só:

1- Bosque da Comunidade
Localizado na Rua Araújo Leite, próximo à Maternidade Santa Isabel, o local oferece pista para caminhada, playground, pontos de hidratação e aparelhos para exercício.

2- Avenida Getúlio Vargas
Com 2km de calçada, a pista da Getúlio é uma ótima opção pra quem quer caminhar, correr ou se exercitar de outra forma e ainda pode aproveitar a academia ao ar livre e as quadras de vôlei de areia.

3- Calçadão no Hospital Estadual
Se preferir um lugar mais tranquilo do que a Getúlio Vargas, você pode aproveitar a pista de caminhada do Hospital Estadual de Bauru, localizado na Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100. O local é extenso e contém ciclovia, que pode ser aproveitado por pessoas de todas as idades.

4- Vitória Régia
O parque Vitória Régia está localizado na Avenida Nações Unidas e dispõe de 50 mil m2 para você aproveitar e praticar qualquer tipo de exercício físico, desde bater uma bolinha até se equilibrar no slackline. Aos finais de semana, o local é ainda mais utilizado para diferentes tipos de atividades – aproveite!

5- Academias ao ar livre
Hoje em dia, Bauru possui mais de 40 academias ao ar livre. Localizadas em diversos bairros da cidade elas possuem aparelhos de ginásticas que desenvolvem força, equilíbrio e flexibilidade. Além de gratuitas, elas são de fácil acesso e podem ser utilizadas por qualquer pessoa. Nesta matéria o Social Bauru elencou alguns lugares onde elas podem ser encontradas aqui.

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…