anime-topo

Do dia 10 ao dia 26 de janeiro, o Sesc apresenta uma programação de cinema que vem lá do outro lado do mundo, os animes. O termo define os desenhos animados de origem japonesa, tradicionalmente desenhados à mão e que, com os recursos tecnológicos, passaram a ser reproduzidos em computadores.

Os temas abordados nos animes são variados como, por exemplo, dramas, ficção, terror, romance e mitologia. Apesar de ter nascido no oriente, os animes são populares no Brasil, sobretudo por meio de desenhos para televisão como Pokémon que, recentemente, serviu como base para o famoso jogo Pokémon Go.

Ficou interessado em conhecer mais sobre as animações japonesas? Você pode assistir os filmes gratuitamente retirando o ingresso uma hora antes, lá na unidade do Sesc. Dá uma olhada na programação completa do evento:

Dia 10/01 – 19h30
“Tokyo Godfathers”
Sinopse: Véspera de Natal. Hana (Yoshiaki Umegaki) é uma travesti que tem como melhores amigos a adolescente Miyuki (Aya Okamoto) e Gin (Toru Emori). Eles são mendigos e vivem em caixas de papelão, sempre em busca de algo interessante em meio ao lixo. Um dia o trio encontra um bebê abandonado. Gin insiste que eles devem entregá-lo à polícia, mas Hana deseja cuidar dele, já que sempre sonhou em ser mãe. Ao perceber a falta de condições do trio, ela concorda em devolvê-lo aos pais. Eles têm em mãos pistas deixadas na cesta do bebê, como fotos e chaves, e as usam para encontrá-los.
Informações: Diretor: Shôgo Furuya, Satoshi Kon | Japão | 2003 | 92min. Legendado.

Dia 12/01 – 19h30
“Steamboy”
Sinopse: Ray Steam é um jovem inventor que recebe de seu avô, pelos Correios, uma estranha bola de metal conhecida como Steam Ball. Esta incrível invenção comporta uma nova espécie de energia, que tem a capacidade de suprir uma nação inteira. Ao tentar proteger a esfera da inescrupulosa Fundação O’Hara, Ray descobre aos poucos os fantásticos poderes que a bola possui.
Informações: Diretor: David S. Lee, Anne Suzuki | Japão | 2004 | 103min. Leg.

Dia 14/01 – 16h
“Cinco centímetros por segundo”
Sinopse: Contada em três segmentos interligados, entre o início dos anos 1990 e 2007, um jovem chamado Takaki Tono e sua melhor amiga Akari Shinohara, moram em Tóquio. Devido às mudanças no trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, mas os dois lutam para manter um contato através de cartas. Seus desencontros são constantes e os dois acabam se afastando com o tempo, deixando apenas as memórias de momentos juntos. Novas pessoas surgem em suas vidas, mas Takaki não esquece de Akari, que mesmo com o tempo passado, tem a esperança de encontrá-la novamente.
Informações: Diretor: Makoto Shinkai | Japão | 2012 | 63min. Leg.

Dia 17/01 – 19h30
“A garota que conquistou o tempo”
Sinopse: Uma adolescente chamada Makoto Kono em seu terceiro ano do ensino médio, passa por eventos estranhos até que descobre que ela tem a capacidade de viajar através do tempo. Assustada com seu novo poder e novas experiências, Makoto confia em seus amigos Chiaki e Kousuke que inicialmente não acreditam em tal façanha. Com o tempo, ela tenta usá-lo para sua vantagem e como meio de ajudar o presente, mas logo descobre que adulteração do tempo pode levar a grandes consequências.
Informações: Diretor: Mamoru Hosoda | Japão | 2006 | 98min. Leg.

Dia 19/01 – 19h30
“Paprika”
Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita (Tôru Furuya) inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba (Megumi Hayashibara), psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.
Informações: Diretor: Satoshi Kon | Japão | 2008 | 90min. Leg.

Dia 21/01 – 16h
“O mundo dos pequeninos”
Sinopse: Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.
Informações: Diretor: Hiromasa Yonebayashi | Japão | 2012 | 94min. Dub.

Dia 24/01 – 19h30
“Metrópolis”
Sinopse: Metrópolis é uma cidade futurista onde os humanos e os robôs vivem juntos. O local é dominado pelo imenso edifício Ziggurat, onde mora a elite da sociedade, já os pobres são condenados à vida subterrânea. Enquanto detetive Shunsaku Ban e seu sobrinho Kenichi investigam sobre o tráfico de órgãos, eles descobrem a existência do cientista rebelde Laughton e de sua cria, Tima, uma garota-robô destinada a tomar Ziggurat.
Informações: Diretor: Rintaro | Japão | 2001 | 107min. Leg.

Dia 26/01 – 19h30
“Atriz Milenar”
Sinopse: Um estúdio cinematográfico será fechado. Genya Tachibana, um repórter de televisão, localizou sua mais famosa estrela, Chiyoko Fujiwara, que vive reclusa desde que deixou de atuar há mais de 30 anos. O repórter entrega uma chave à ela, o que a faz refletir sobre sua carreira: enquanto ela conta sua trajetória, Genya e seu sofredor cameraman mergulham em sua fascinante história.
Informações: Diretor: Satoshi Kon | Japão | 2001 | 87min. Leg.

Serviço
Sesc Bauru
Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia
Telefone: (14) 3235-1750
Site: www.sescsp.org.br

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …