Janaína Azevedo, moradora de Bauru, é professora e se uniu à tecnologia. Agora dá aulas online!
Janaína Azevedo, moradora de Bauru, é professora e se uniu à tecnologia. Agora dá aulas online!

Você já deve ter percebido que muita coisa mudou desde que a internet surgiu, não é mesmo? Fazer compras, pedir uma pizza e até procurar imóveis são tipos comuns de serviços oferecidos pela internet, e essa facilidade tem se estendido para profissões mais tradicionais.

Muitos bauruenses têm mostrado que a internet pode ser utilizada para facilitar a vida de diversas maneiras. A Janaína Azevedo é professora há 18 anos e conta que, quando se formou, não esperava que um dia pudesse dar aula para uma pessoa que está em Buenos Aires, mesmo estando dentro da sua casa, como faz atualmente.

“Eu me firmei dando aulas pelo Skype quando implementei o restante do sistema de suporte online. Além de ter aulas a distância, o aluno tem, no meu site, um espaço para fazer as lições e aprender outros conteúdos”, explica Azevedo, formada em Linguística.

A partir do momento em que o profissional e o cliente veem na tecnologia um instrumento facilitador, o computador deixa de ser apenas um apoio e começa a ser o suporto integral usado no serviço.

É o que acontece com a advogada Heidy Vieira, que consegue atender seus clientes distantes a qualquer hora do dia. “A inclusão digital facilita muito o contato com o cliente na advocacia e torna mais ágil nossa agenda, pois o atendimento online costume ser mais rápido e objetivo. Obviamente tem prós e contras, mas vejo muito mais benefícios”, comenta.

Em alguns casos é preciso estar atento, pois a o atendimento online não é suficiente para sanar as necessidades do cliente. A psicóloga Gretta Rodrigues alerta que o atendimento via internet, no caso da psicologia, não se caracteriza em atendimento psicoterápico, mas em aconselhamento.

“O aconselhamento é diferente do acompanhamento psicoterápico. Tiveram casos onde, através do aconselhamento, foi possível perceber a necessidade que o paciente tinha de atendimentos presenciais. Como os casos eram de outra cidade/ estado, consegui sensibilizar e orientar sobre tal necessidade, e encaminhei aos profissionais da cidade onde moravam”, expõe Rodrigues.


Trabalho full time?

Propiciar um atendimento pelo computador trouxeram benefícios em muitos aspectos, mas é preciso estabelecer acordos que garantem uma boa relação profissional, já que não é possível fechar as portas do negócio quando acaba o expediente.

Receber mensagens no celular durante a noite e até aos finais de semana é comum na rotina de quem oferece um serviço online. “Embora seja comum atender fora do horário comercial, creio que haja um limite de horário ainda assim. Acho inadequado enviar perguntas às 23h30min. Neste caso, prefiro não abrir o áudio enviado e respondo apenas no outro dia”, expressa Vieira.

Para evitar este tipo de situação, Rodrigues estabelece os horários em que estará disponível para seus clientes em um contrato: “existe um contrato onde conversamos sobre a questão do compromisso com horário de cada paciente”, diz. 

Profissões da Era Digital

Além das profissões conhecidas estarem passando para o mundo digital há, ainda, aquelas que surgiram com a tecnologia. A necessidade de profissionais especializados neste tipo de conhecimento fez surgir inúmeras profissões.

Novos empregos surgiram para diversas áreas do conhecimento, o que aumenta o número de ofertas de trabalho e as opções de profissionalização. Olha só algumas profissões da Era Digital:

– Administrador de Base de Dados: é quem mantém os dados que compõem o sistema de informação de uma empresa. Devem ser especialistas em tecnologia da informação, ter conhecimentos de linguagem de consulta SQL e de DBMS para otimizar as consultas.

– Diretor de Marketing On-line: especialista em contratos publicitários na web e em criar campanhas de promoção de produtos. A função requere formação em Marketing, pesquisa de mercado, Estatística ou Sociologia.

– Webmaster: garante que um portal online opere da melhor forma possível a nível técnico e, para isso, gerenciar e coordenar uma equipe de técnicos. É vista como uma das melhoras profissões com perspectivas de trabalho em longo prazo

– Especialista em Análise da Web: engenheiros ou matemáticos encarregados de medir os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Sua função principal consiste em interpretar a relação do marketing online com as informações retiradas das estatísticas.

– Gerente de Comunidades e Redes Sociais: é o profissional que faz a comunicação da empresa com o público através das redes sociais. É ele que fomenta conversas e debates na rede e interage com os comentários dos usuários sobre a empresa.

Consultorias:
Janaína Azevedo, professora, [email protected]
Gretta Rodrigues, psicóloga, [email protected]
Heidy Vieira, advogada, [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …