tenis-rodinha-home

Quem trombou com alguma criança no shopping ou no meio da rua já pode imaginar qual a nova moda entre elas: o tênis de rodinha! Cada dia mais comum, o calçado é visto como um brinquedo para as crianças que podem deslizar, como se estivessem usando patins, em qualquer lugar.

Antonela, de seis anos, ficou sabendo do tênis por meio de uma propaganda na televisão,. Achou divertido e pediu de presente de Natal para os pais. Quando suas primas Manuela e Livia, de oito e cinco anos respectivamente, viram o novo acessório, logo quiseram um também.

Apesar de ser um tênis, as três meninas contam que, assim como outras formas de entretenimento, elas não podem usá-lo sempre que desejam, já que os pais impõem um limite. “Não pode andar o dia inteiro, só algumas horas por dia senão faz mal”, adverte a pequena Manuela.

E ela está certa, como afirma o fisioterapeuta, Guilherme Alcalde. Para ele, o tênis com rodinha deve ser considerado um brinquedo para atividade de lazer das crianças: “ele deve ser utilizado como um brinquedo num período de tempo curto assim como, andar de bicicleta, patins e skate. Não existe um tempo diário ideal, mas o excesso pode ser prejudicial”.

Ao perguntar às meninas se elas sentiam dor no pé ou na perna quando utilizam o calçado, a resposta foi um uníssono ‘não’. Porém, mesmo assim, os pais precisam estar alertas, pois além do risco de quedas, este tipo de tênis pode provocar encurtamento muscular, tendinites (inflamação nos tendões) decorrente de movimentos repetitivos ou desencadear desde pequenos machucados até lesões mais graves no sistema musculoesquelético. “O problema é que as crianças estão em desenvolvimento físico e o uso excessivo do tênis pode instigar alguns prejuízos funcionais”, alerta Alcalde.

Apesar do problemas que ele pode causar, o tênis de rodinha pode ser um incentivo à prática de esporte já que ele funciona como um patins. “O tênis pode ser considerado como um exercício físico, pois ele ajuda na coordenação motora e no equilíbrio. Uma criança sedentária ao usar o tênis já estará praticando uma atividade física e como todo exercício físico devemos fazer alongamentos antes e depois da prática”, alerta o educador físico Gustavo Nunes.

Moda sem contraindicação

Outra moda que está fazendo a cabeça das crianças é o tênis de led. Mais sofisticado que os tênis de luzinhas normalmente usados anos 2000, ele virou moda depois que apareceram na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, por meio dos jogadores da Grã-Bretanha. Comprando pronto ou acoplando as luzes de led a um tênis qualquer, eles não tem contraindicação e podem ser usados por todas as idades.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…