As exposições pretendem sensibilizar os visitantes para preservação do meio ambiente
As exposições pretendem sensibilizar os visitantes para preservação do meio ambiente

O Centro de Visitação do Jardim Botânico expõe imagens produzidas pelo grupo de fotógrafos BRU Image Point e envolve dois projetos: “De Olho no Cerrado” e “Rio Batalha: da nascente à foz” que têm o objetivo de sensibilizar as pessoas a preservar os cenários naturais por meio da apreciação das fotografias.

“De Olho no Cerrado” permite uma experiência visual que proporciona cenários exuberantes, desconhecidos e ricos de detalhes que mostram a natureza e paisagens da região de Bauru. As fotos apresentam a flora regional e a vegetação do Cerrado durante as quatro estações do ano do que é considerada uma das maiores áreas preservadas deste tipo de bioma.

Já o projeto “Rio Batalha: da nascente à foz” apresenta um dos ícones naturais de Bauru por meio de registros do rio em pontos diferentes de seu percurso. Cada fotógrafo retratou um item para mostrar a potencialidade do Batalha promover um reconhecimento deste patrimônio natural.

Além das fotografias, a exposição apresenta informações didáticas sobre a história, a biologia, a relevância do Rio Batalha na geração de renda dos pescadores e a sua relevância como fonte de abastecimento da população entre outros assuntos.

As exposições estão no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru. O local está aberto ao público todos os dias das 8h às 16h e a entrada é gratuita.

Bru Image Point
É um grupo alternativo de fotógrafos que se uniram com a proposta de desenvolver projetos e exposições que valorizem e incentivem a produção de arte fotográfica. O grupo surgiu em Bauru no ano de 2007 e vem promovendo, desde então, ações coletivas e individuais em torno da fotografia.

Projeto “Olho no Cerrado”
Nasceu da inspiração ambientalista do fotógrafo Olicio Pelosi, um dos curadores do grupo, que também é reconhecido pelas incursões fotográficas sobre a natureza. Desde setembro de 2008 os fotógrafos, componentes do Bru Image Point, registraram as imagens típicas da vegetação de cerrado, característica da região de Bauru.

O projeto teve assessoria técnica do Prof. Adj. Osmar Cavassan (Faculdade Ciências/UNESP-Bauru), um reconhecido especialista na temática Cerrado que se dispôs voluntariamente a indicar os locais e acompanhar os fotógrafos nas excursões, mostrando os principais ícones representativos do bioma, paisagens características, árvores, folhas e flores.

Serviço
Jardim Botânico
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – Km 232 – Tangaras
Segunda a Domingo – 8h às 16h
Telefone: (14) 3281-3358

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…