farmacia-fib-topo

Começo de ano, tempo de novas possibilidades e traçar outros objetivos de vida, não é mesmo? E, muitas vezes, algo que está lá nas resoluções desta nova etapa é: ‘fazer uma faculdade’. Para quem ainda está na dúvida sobre qual curso irá efetivar a matrícula, farmácia pode ser uma boa opção. “A nossa profissão vai muito além daquele profissional que fica atrás do balcão”, afirma Rute Mendonça Xavier de Moura, coordenadora do curso de Farmácia das Faculdades Integradas de Bauru, a FIB.

Segundo a profissional, a farmácia é uma atividade milenar, que começou com as boticas, que eram espaços onde vendiam medicamentos e produtos de embelezamento, na Idade Média. “Os produtos eram comercializados a partir de uma manipulação”, comenta.

Hoje, o currículo deste profissional é o chamado generalista, ou seja, atinge três grandes áreas: fármacos e medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, e controle de qualidade de alimentos.

E, para se ter uma ideia da amplitude desta profissão, no Brasil, já são 74 diferentes campos de atividade para os formados em farmácia – todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Outro dado importante é que a presença do farmacêutico é necessária e protegida por lei em clínicas, ambulatórios, unidades de saúde e hospitais, aumentando ainda mais o ramo das atividades.

Sem dúvidas!
Como a coordenadora afirmou o farmacêutico pode atuar em outras funções, além do atendimento no balcão das drogarias. No caso da atuação da perícia forense, por exemplo, o perito toxicologista da polícia utiliza técnicas de avaliação da toxicologia, promovendo exames para obtenção de vestígios, evidências ou indícios de um crime em indivíduos vivos. O objetivo deste trabalho é rastrear a eventual presença de drogas ou álcool no sangue, ou em cadáveres, por meio da necropsia. Outras atividades são: analisar a ação de substâncias de alimentos no corpo humano, produzir cosméticos e perfumes, ou atuar na gestão de farmácias – o mercado farmacêutico brasileiro é sexto maior do mundo, segundo a publicação do Guia do Estudante. Ou seja: as possibilidades de trabalho são muitas!

Mercado regional
Mas, e quem deseja atuar aqui na região de Bauru? O mercado é ainda mais promissor! A coordenadora explica que, como o curso é mais generalista e abrangem diferentes áreas de atuação, as oportunidades são amplas. “É uma carreira que está em ascensão. O que eu vejo é que muitos desconhecem sobre estas áreas que a farmácia possibilita trabalhar. Em Bauru, por exemplo, em termos de oferta de emprego, nós temos as unidades das chamadas farmácias municipais, que estão localizadas próximas às unidades de saúde. E hoje é comum ter nestes espaços de quatro a seis farmacêuticos atendendo. É um espaço novo”, diz.

Outras opções são os hospitais da cidade e toda a região, como o Hospital Estadual e o Amaral Carvalho, fábricas, drogarias e etc.

Sobre a FIB
O curso de farmácia está disponível na FIB há cinco anos e abre novas turmas para 2017. Os alunos que concluem o curso saem capacitados ao exercício profissional, com domínio das habilidades e competências das áreas relacionadas. Com duração de 5 anos, ele apresenta uma infraestrutura moderna e adequada, com laboratórios para a realização das aulas práticas que atendem às disciplinas de formação básica nas áreas das ciências biológicas, exatas e também nas disciplinas de formação profissionalizante como farmacotécnica, fitoterápicos, cosmetologia e análises clínicas e toxicológicas. Todas as disciplinas são ministradas por professores capacitados, mestres e doutores com ampla experiência no mercado de trabalho.

“Eu, como coordenadora do curso, sempre avalio que o melhor ao aluno é que ele tenha um professor com vasto conhecimento teórico, mas também, experiências no mercado de trabalho. As duas competências, quando andam juntas, possibilitam um maior conhecimento”, afirma Rute.

Outra vantagem da FIB é o convênio com farmácias e hospitais para que os alunos matriculados possam fazer estágios e saber mais detalhes da vivência da profissão.

As Faculdades Integradas de Bauru, FIB, estão com o vestibular aberto para o curso de Farmácia. A prova pode ser agendada pelo site www.fibbauru.br.


publieditorial

Serviço:
A FIB está localizada na Rua José Santiago, quadras 15 e 16.
Mais informações pelo telefone (14) 2109 62 06.
Facebook: https://www.facebook.com/FibBauru/?fref=ts

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…