iracema-3

Quando, para você, ainda dá tempo de mudar completamente de vida? Até os 30 anos? 40? Ou a vida toda? A bauruense Iracema Nogueira escolheu a última opção e, depois de mais de 40 anos seguindo uma carreira de sucesso na publicidade, em São Paulo, deixou o seu coração falar mais alto.

Desde junho de 2014, Iracema atua como celebrante de casamento e já realizou várias cerimônias nos quatro cantos do País, tornando sonhos dos casais em realidade. Durante uma rápida passagem por Bauru, sua terra-natal, Iracema conversou com a equipe do Social Bauru sobre o seu trabalho, ainda pouco conhecido aqui no interior.

Para quem não sabe, o celebrante atua conduzindo o evento e a união entre os noivos, podendo pertencer a uma religião específica; ser ecumênico, realizando uma cerimônia religiosa, mas sem religião específica; ou agnóstico, seguindo rituais simbólicos. Todos com uma única missão: passar a mensagem de amor.

E foi por isso que Iracema decidiu ampliar os horizontes e atuar em uma nova área. “Há uns dez anos eu já vinha pensando em um plano B para a minha vida. Então, como eu fazia roteiro para vídeos, comecei a atuar com assessoria de festas. Mas a sensação era de que eu continuava fazendo a mesma coisa de antes. Aí comecei a me aprofundar em casamentos e me encantei com as possibilidades. Hoje, me sinto como se estivesse casando meus próprios filhos”, admite.

A primeira experiência
Tudo que é feito pela primeira vez na vida é inesquecível e a primeira cerimônia foi tão especial quanto qualquer outro momento. Ainda mais porque acabou sendo uma verdadeira corrente do bem.

“Eu participava de vários grupos no Facebook sobre trabalhos em relação a casamentos e acabei me deparando com uma mensagem muito emocionante. Era de uma moça que iria se casar com um refugiado e precisava de ajuda. A única coisa que eu poderia doar era o meu trabalho e assim o fiz. Depois, outras pessoas comentaram no post e acabaram doando outros trabalhos. Amigos meus também ajudaram e conseguimos realizar um casamento dos sonhos com buffet, cerimonialista, equipe de foto e vídeo, música, decoração e muita alegria. Fico muito feliz de ter participado deste momento tão especial”, diz.

E parece até redundante, já que para ela todas as cerimônias são especiais. Nesses quase dois anos de trabalho, Iracema já celebrou mais de 12 casamentos e relembra de cada história com muito carinho e brilho nos olhos. “Não tem como não me envolver na história do casal. Apesar de o primeiro contato ser, muitas vezes, virtual, faço questão de marcar uma reunião pessoalmente para conhecer melhor a história do casal. No meu meio não tem um profissional melhor que o outro, o que tem é a empatia. O casal tem que ter empatia comigo e sentir segurança em meu trabalho, já que vou realizar o sonho deles”.

Apesar de estar morando em Carapicuíba, cidade próxima a São Paulo, Iracema já viajou para diferentes locais e não vê a hora de celebrar cerimônias aqui em Bauru também. “Voltar é sempre muito especial. Tenho muito carinho pela cidade e gostaria de conhecer mais casais e histórias daqui. Já celebrei casamentos aqui, mas estou morrendo de vontade de tomar um café com novos casais!”, convida.

Vida nova
Para seguir em frente com o seu plano de mudar de vida, Iracema foi atrás, estudou e batalhou muito. Ela sentia que precisava mergulhar nesse novo universo e, para isso, realizou diversos cursos com especialistas renomados, que lhe ensinaram tudo sobre cerimonial e assessoria de casamentos, bodas e debutantes.

A dedicação deu certo e trouxe diferenciais para a carreira de celebrante, como a celebração de casamento homoafetivo e a participação de pets na cerimônia, tornando possível o sonho de vários casais que desejavam ter este também membro da família participando de um momento tão especial. “Já celebrei um casamento que os cachorros foram os responsáveis por carregarem as alianças. Foi lindo!”

Hoje, com 65 anos e muitas histórias para contar, Iracema segue acreditando em todas as formas de amor e que é sempre tempo de mudança. “Hoje, com certeza, eu sou muito mais feliz”.

Para conhecer mais a história e o trabalho de Iracema, acesse: www.facebook.com/IracemaNogueiraCelebrante


publieditorial


Serviço

A celebrante Iracema Nogueira atua com casamentos, festas e eventos em geral em qualquer local do País.
Para entrar em contato, acesse:
www.facebook.com/IracemaNogueiraCelebrante

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…