Ao Vivo e em Cores

“Ao Vivo e em Cores” é um projeto social da Unesp em Bauru que atua na revitalização de espaços desde 2012. A primeira ação do projeto foi a pintura do Parque Vitória Régia, um dos principais cartões postais da cidade, para que o local ficasse um ambiente agradável e atrativo para a população.

No ano seguinte, o projeto expandiu sua atuação para escolas públicas de Bauru com o intuito de conscientizar as crianças para a preservação de espaços públicos com pinturas e atividades recreativas. Atualmente, com mais de 60 voluntários, o “Ao Vivo e em Cores” já revitalizou mais de 10 locais, entre eles escolas públicas, centros de convivência e abrigo de idosos.

“Acho que o projeto, com a transformação do espaço somada ao nosso trabalho com os alunos, já mudou e continuará mudando muitas vidas. Ver o brilho nos olhos das crianças e receber abraços quando elas veem as pinturas, o parquinho e a horta é incrível”, conta Beatriz Aliberti, membro da organização do projeto e estudante de Engenharia Civil da Unesp.

Com reuniões semanais, o projeto é coordenado de uma forma geral por duas pessoas e, para melhor organização das ações, dividido em sete áreas:

1- Artístico: capta os anseios dos alunos e transforma em artes para a pintura;
2- Captação de Recursos: responsável por adquirir os patrocínios;
3- Comunicação: faz a comunicação externa como releases e mídias;
4- Execução: planeja as mudanças físicas no local da intervenção;
5- Externas: expande o projeto para outros campi da Unesp;
6- Finanças: administra o dinheiro;
7- Oficinas: responsável por aproximar os projetos e desenvolver as atividades recreativas com os alunos.

O projeto é composto apenas por alunos da Unesp, porém as intervenções são abertas a qualquer pessoa que queira ajudar, basta entrar em contato com o projeto. “A visibilidade na cidade tem se mostrado um fator de extrema relevância para o projeto. Recentemente, o “Ao Vivo e em Cores” teve resultados positivos com a divulgação em mídias externas e entre as escolas da cidade. Dessa forma, o apoio e reconhecimento por parte de todos os segmentos da sociedade é um fator imprescindível para o firmamento e o crescimento do projeto”, comenta Alan Castro e Isadora Gomes, coordenadores gerais do projeto.

O principal ponto do “Ao Vivo e em Cores” é promover o envolvimento com as pessoas, desde os próprios membros até as comunidades atingidas. A doação de tempo, de paciência e de amor fazem a diferença no dia de alguém e todo o esforço vale a pena no final. Para os voluntários, o aprendizado vai além do ganho técnico, atingindo o pessoal e emocional.

Neste mês, o projeto fará a revitalização da Escola Estadual Professor Ayrton Busch. Cerca de 200 voluntários participarão pintando muros, restaurando áreas de lazer, salas de aula além de oficinas com as crianças para a conscientização da preservação de espaços públicos.

A arrecadação de fundos para a compra de materiais acontece desde maio do ano passado e, para isso, os alunos fizeram eventos musicais, vendas de brigadeiros e ‘pedágios’ em ruas movimentadas da cidade.
Quem tem interesse em ajudar na próxima intervenção que acontecerá dia 11 de fevereiro, das 7h às 18h, na Escola Estadual Professor Ayrton Busch pode entrar em contato com os organizadores do projeto pelo e-mail [email protected] ou pela página do facebook.

Serviço
Projeto Ao Vivo e em Cores
Revitalização E. E. Professor Ayrton Busch – dia 11/02, das 7h às 18h
Evento: www.facebook.com/events
E-mail: e-mail [email protected]
Facebook: www.facebook.com/aovivoeemcores

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …