A nutricionista Denise Real utiliza agenda desde os 9 anos de idade
A nutricionista Denise Real utiliza agenda desde os 9 anos de idade

Já percebeu como a tecnologia tem substituído às ferramentas de auxílio no dia a dia? Praticamente tudo o que precisamos está no computador ou no celular. Relógio, calculadora, agenda, bloco de notas e até a lista telefônica foram transferidas para o mundo virtual, o que é muito prático, mas, às vezes, pode deixar na mão quando acaba a bateria, por exemplo.

Apesar das facilidades que a tecnologia proporciona, muitas pessoas ainda mantêm o hábito de usar agendas. “Eu amo papelaria e cada ano posso mudar o estilo de agenda que vou utilizar. Além disso, gosto de escrever, colar adesivos, separar cada compromisso com uma cor e de personalizar da minha maneira. A agenda manual nunca vai me deixar na mão independente de onde eu estiver”, conta Andressa Forato que usa agenda desde os 9 anos de idade.

A bauruense Denise Real também sempre usou agenda e conta que sem o objeto, ela fica perdida: “infelizmente o
celular, muitas vezes, nos deixa na mão, sei que é um pensamento antigo e não muito bio sustentável, mas ainda prefiro papel. Adoro riscar tudo que fiz, parece que o dia rendeu!”.

Mais do que um exercício de organização, o ato de anotar tarefas, eventos e até mesmo frases, pode ajudar com problemas de ansiedade e ainda ser um tempo para relaxar, já que você irá externalizar suas memórias. “Anoto quase tudo, geralmente, no domingo à noite. Ao longo da semana, eu vou acrescentando informações e riscando as atividades que eu já completei”, diz Ana Carolina Monari que, há pouco tempo, adotou o sistema Bullet Journal para fazer as anotações.

Que tal apostar no Bullet Journal?
“Acompanhe o passado, organize o presente e prepare-se para o futuro”. Foi pensando nesses três pontos que Ryder Carrol inventou o Bullet Journal, novo modelo de agenda mais flexível, já que cada usuário adota o melhor jeito de anotar, montando uma lista de afazeres e um caderno de anotações personalizado.

Segundo Ana Carolina, o Bullet Journal é uma forma prática de colocar tudo, sem restrições, na agenda: “eu anoto os detalhes do mestrado, anoto as coisas do trabalho, anoto meus compromissos, meus trabalhos voluntários, entre outros. Finanças, lista de desejos, hábitos, eventos, tudo pode ser colocado lá”.

Curtiu a ideia de fazer um Bullet Journal, mas ainda não sabe como? Para começar salve um tempinho pra você, compre um caderno, junte todos os materiais de papelaria, coloque sua playlist favorita e mãos na massa!

1- Índice
Para conseguir achar de uma forma mais rápida tudo o que está anotado na agenda, faça um índice com o número e o que está em cada página. Os sinalizadores do que é cada anotação também podem ser colocados no índice para relembrar o que significa cada uma. Por exemplo, os lembretes podem ser sinalizados com um traço “-“, já os eventos por uma bolinha “o” e as tarefas por um asterisco “*”.
– Aula de yoga às 14h
o Almoço com amigas
* Lavar a roupa

agenda-3

2- Módulos
O segundo passo é dividir a sua agenda em ano, mês, semana e dia.
Um calendário do ano inteiro é interessante para anotar feriados e compromissos que irão acontecer futuramente.

agenda-2

O calendário mensal serve para você conseguir visualizar tudo o que precisa fazer durante mês e facilitar a visualização de como será.

agenda-1

A parte semanal é útil para se programar para os dias que virão e ainda não marcar um compromisso no mesmo horário.

agenda-6

A agenda diária é a mais interessante, pois nela você marca tudo o que precisa fazer durante o dia e, a partir do momento em que for concluindo cada tarefa, pode riscar.

agenda-5

3- Tópicos extras e listas
Como o Bullet Journal é personalizado e você pode anotar tudo o que quiser, reserve uma parte para as anotações extras, que não entram no dia a dia, mas que você não quer esquecer. Dicas de listas que podem ser feitas são: hábitos diários, gastos, filmes para assistir e objetivos.

Uma lista interessante são as economias de cada mês
Uma lista interessante são as economias de cada mês

Mais informações sobre o Bullet Journal você pode encontrar no site oficial. Para se inspirar com as agendas de pessoas do mundo inteiro, que tal usar as hashtags #bulletjournal ou #bujo no Instagram, no Pinterest ou We Heart It?

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…