publieditorial

lepetit-topo

Você já ouviu falar em ‘Newborn’? O termo é novo, mas a prática está ganhando cada vez mais adeptos não só pelo mundo, como também aqui em Bauru. ‘Newborn’ é o nome dado ao ensaio realizado com recém-nascidos, a partir de cinco dias de nascimento.

Achou moleza? Pois a jovem Joice Reche prova que de fácil, este trabalho não tem nada. “É necessário ter muita paciência e muita dedicação”, afirma a bauruense que é mestre em Biologia e se viu apaixonada pela fotografia há dois anos.

De volta a Bauru depois de um tempo morando em Florianópolis, Joice resolveu apostar de fato na fotografia para bebês e montou o estúdio Le Petit Photographie, localizado no prédio Metropolitan Square.

Em conversa com o Social Bauru, Joice comentou sobre as peculiaridades deste trabalho e desmistificou a prática. “Não existe nenhum risco para o bebê, mas é preciso ter alguns cuidados básicos para realizar uma sessão segura”. Higiene rigorosa, temperatura e umidade adequadas, além de cuidados e carinho com a mãe são apenas alguns, de muitos detalhes que são necessários neste tipo de trabalho.

Mesmo com tanto esforço, ela garante que se sente realizada após cada sessão e tem a certeza que fez a escolha certa: “Estou muito feliz”.

Nós batemos um papo com a jovem bauruense em seu estúdio – pra lá de delicado, diga-se de passagem – para saber mais detalhes deste tipo de fotografia e outras curiosidades sobre sua carreira. Confira a conversa:

Quando surgiu a fotografia na sua vida?
Faz dois anos. É recente. Eu sou de Bauru, mas morei muitos anos em Florianópolis, onde fiz um mestrado em Biologia. Voltei para Bauru, até trabalhei na minha área, mas, como eu já gostava da fotografia, acabei mudando de área aos poucos. Foi tudo natural.

Não foi algo tão pensado então…
Pois é, não foi. A fotografia já era uma paixão antiga. Sempre gostei de tirar fotos, fiz cursos e fui me aperfeiçoando na área. No final de 2015, eu montei o estúdio aqui em Bauru.

E como você começou a tirar fotos de bebês?
Também foi algo natural. Eu fiz um curso e acabei gostando. Percebi que não queria trabalhar com casamento ou outro tipo de evento. Dentro da fotografia existem áreas muito distintas e eu realmente gostei mais de fotografar os bebês.

Você fotografa crianças de qual idade?
Para o newborn é ideal que o bebê tenha entre 5 e 12 dias de nascido. Mas faço outros tipos de ensaio com bebês maiores também.

Existe algum risco para o bebê no ensaio newborn?
Não existe risco para o bebê desde que seja feito da maneira correta. Primeiramente precisamos da liberação do pediatra, por isso, prefiro realizar o ensaio após a primeira consulta. O ideal é fazer o ensaio entre o 5 e 12º dias de nascido em função da boa flexibilidade do bebê, período de sono maior e menos cólicas. Porém, é preciso enfatizar que o newborn é um ensaio fotográfico bem complexo e muito diferente dos outros tipos de fotografia. É necessário um cuidado extremo com o bebê e com o ambiente. São vários fatores envolvidos: higiene do local e dos acessórios, controle da temperatura e humidade, estrutura adequada, entre outros. Desta forma, minimizamos os riscos e garantimos um ensaio seguro.

Foi necessário fazer algum curso?
Eu fiz e faço cursos sempre! O newborn é uma fotografia nova aqui no Brasil. Lá fora já existe há muito tempo, mas somente agora é que este mercado está crescendo por aqui. Por isso, até pouco tempo, nem curso existia. Atualmente tudo está muito mais profissional e temos muito mais opções de cursos.

Quanto tempo dura o ensaio?
Depende muito.. Em média, o ensaio dura quatro horas. Porém, este tempo varia conforme o bebê. Fazemos o ensaio de acordo com o ritmo dele e sempre respeitamos seu limite. Não é um ensaio rápido. Na verdade, o que demora não é a foto, mas toda a preparação. Até posicionar o dedinho corretamente, o corpinho todo certinho, demora. E, muitas vezes, eu posiciono tudo bonitinho e o bebê acorda! (risos). Com certeza, é um trabalho de paciência e dedicação.

O bebê tem que estar dormindo para o ensaio? Como funciona?
É que, quando ele está acordado, geralmente se mexe bastante. O ideal é que o bebê esteja dormindo para conseguirmos posicionar corretamente e fotografá-lo. Claro que alguns são mais agitados. Para acalmá-los, é preciso aplicar algumas técnicas e ter bastante paciência. Desta forma, o ensaio segue tranquilo.

Você trabalha com temas?
Não no caso do newborn. São fotos muito marcantes e, quando usamos temas, elas ficam muito datadas. Eu sigo uma linha mais clean. Cada fotógrafo segue uma linha, cada um tem um estilo diferente. No meu caso, eu não gosto de usar muitos acessórios, deixo tudo mais clean e suave, que eu acho que tem tudo a ver com bebê. Tudo mais neutro.

Você comentou que este ensaio é novo no Brasil. Imagino que seja ainda mais aqui em Bauru… o que você está sentindo do mercado?
Vejo que aqui está crescendo cada vez mais. As pessoas estão conhecendo mais e os profissionais estão se especializando melhor também. Ainda está crescendo e em Bauru é tudo muito novo, mas há um interesse maior. Percebo que os pais vêm muito curiosos, querendo saber como é feito. Mas é preciso estar ciente de que se trata de um ensaio mais complexo, como eu disse anteriormente. É preciso um cuidado maior e é tudo muito delicado: o bebê faz xixi, faz coco, a mãe precisa amamentar… E tudo bem! Paramos o ensaio e depois retomamos. É preciso tempo e dedicação para que as fotos sejam perfeitas. Outra coisa: entendo o limite do bebê. Muitos pais querem a posição do sapinho, que é a mais famosa, mas tem alguns bebês que não permitem e eu respeito isso. É tudo lindo, mas ninguém imagina o trabalho por trás do ‘newborn’! (risos).

Você considera que o ensaio newborn seja mais difícil que outros tipos de fotografia?
Sim, é mais difícil, tanto pela estrutura necessária que deve ser adequada para fotografar bebês quanto pela preparação dos ensaios e pós-produção (tratamento das imagens). Mas é o que eu quero continuar fazendo; é uma paixão.

Serviço:
O estúdio Le Petit Photografie está localizado no Metropolitan Square, na Rua Luso Brasileira, 4-44, sala 312.
Telefones: 98105-6166 (whatsapp) / 3010-0811
Para saber mais, acesse: www.lepetitphotographie.com.br ou www.facebook.com/lepetitphotographie

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…