julianaobaoliveira
 

Há 23 anos, o Jardim Botânico Municipal presta serviços de educação ambiental para a população de Bauru e região. Sua área de 321 hectares é composta, em sua maioria, pela vegetação do cerrado. Além disso, o Jardim Botânico conserva a diversidade de plantas, educação ambiental, pesquisas científicas e de lazer e oferece aos visitantes uma vasta coleção de plantas vivas como orquídeas, plantas aquáticas, plantas medicinais, entre outras.

Em 20015, a bióloga do JB, Dra. Viviane Camila de Oliveira fez uma pesquisa em parceria com o Centro de Zoonoses que consistia no monitoramento de bromélias para diagnosticar o potencial dessas plantas como criadouros de larvas do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Neste ano, a pesquisa foi publicada em um artigo da revista científica “Cadernos de Saúde Pública (CSP) – Fiocruz”.

O objetivo do trabalho foi observar a ocorrência de larvas dos mosquitos no viveiro das bromélias, já que, na época estava ocorrendo uma epidemia de dengue, febre Chikungunya e zika. O resultado das pesquisas comprovou que as bromélias do Jardim Botânico não tiveram foco do Aedes aegypti e Aedes albopictus, já que foi encontrado um número reduzido de larvas em comparação a outros trabalhos realizados nas áreas urbanas.

jardim-botanico-premio-1

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…