publieditorial

 

O nome vem da junção de dois termos em inglês, o “ow” vem de owner, que significa proprietário, e “zone”, zona. Dessa forma, Owzone explica o serviço que a empresa do casal Daniele e Daniel Dispoti oferece: um espaço compartilhado por profissionais que trabalham sozinhos ou com até 11 funcionários.

Em Bauru, o local já existe há cinco anos e, durante este período, muita coisa mudou. O modo de coworking oferecido no começo foi se adaptando às preferências dos bauruenses. Se antes era uma bancada compartilhada, hoje, a empresa disponibiliza salas individuais e um espaço comum, adaptados às necessidades de cada cliente.

“Antes, era o modelo da bancada aberta. Na primeira unidade, nós colocamos uma mesa grande e a pessoa sentava para trabalhar junto com outras pessoas, só que todo mundo se incomodava de estar muito próximo. O modelo de hoje nasceu de pesquisas e um pouco da experiência do interior”, explica a sócia e proprietária, Daniele Martins Dispoti.

Novo espaço na Owzone

Hoje, a Owzone tem um novo café com três ambientes: o primeiro é uma sala de concentração fechada e que serve para quem quer trabalhar em silêncio total, portanto não pode falar ao telefone nem conversar. O segundo espaço é uma área que pode ser utilizada tanto em conjunto quanto individualmente. Já o café do corredor é uma área para se conversar, falar no celular ou para utilizar o Skype.

E como todo mundo precisa de uma pausa para espairecer durante um trabalho, outra novidade do local é o pergolado, um espaço ao ar livre com cadeiras e mesa, além de muito verde para quem precisa de um tempo. “O que deixamos prevalecer é a área verde, plantas que trazem bem-estar, com local livre para sentar, conversar”, esclarece Daniele.

Trabalho otimizado

Não foi somente na estrutura física que os proprietários, Daniel Dispoti e Daniele Martins Dispoti, investiram. A estrutura interna também foi atualizada para atender ao cliente com mais agilidade, rapidez e otimização.

“Implantamos um software de CRM (gestão de relação com o cliente) junto com um software de gestão financeira, que melhora os processos internos da Owzone, o que vai influenciar no atendimento ao nosso cliente, pois otimiza os processos para melhor atendê-los. Ele ajuda com cadastros, previsões, a tomar decisões mais rápido e a achar o cadastro do cliente com eficiência”, conta Daniel.

Indicada para quem quer facilidade, ampliar o networking e se preocupar somente com assuntos da própria empresa, a Owzone oferece planos de serviço nos quais o interessado não precisa se prender a extensos contratos de aluguel, nem se preocupar com instalação de internet, contas de luz e eventuais manutenções. Além disso, empresas de diversos segmentos que estão na Owzone interagem entre si, aumentando a rede de contatos, fechando negócios e, até, fazendo sociedades.

Daniele ainda reafirma outra vantagem de se trabalhar em um coworking: “Aqui o cliente é livre. É realmente para a empresa vir e não ter amarras. Se o cliente ficar dias, vai pagar por dias, se ficar 3 meses e meio, vai pagar por aquele tempo. Para abrir uma empresa no Brasil é difícil e burocrático. O coworking é a solução, a filosofia de trabalhar em um local compartilhado com um preço acessível e sem vínculo de contrato, o que permite a saída imediata, caso não se adapte.”

“O foco é na atividade fim e não no meio. Ou seja, as pessoas não querem cuidar de questões do dia a dia, como limpeza e café. Elas não querem se prender a um contrato longo. Isso é chato e atrapalha”, resume Daniel.

Planos mensais

Os planos oferecidos se renovam a todo mês, portanto não existe quebra de contrato e nem multa, caso não haja adaptação. Além disso, tempo de permanência na empresa não existe e cada um pode escolher o plano que melhor se ajusta para o seu tipo de empresa.

  • Plano Individual: para quem trabalha sozinho, mas ainda quer uma sala exclusiva.
  • Plano Empresarial: este plano é para empresas formadas por 4 a 6 funcionários.
  • Plano Corporativo: a sala é feita para acomodar até 11 pessoas.
  • Plano Express: essencial para quem não precisa de uma sala. Quem escolhe este plano pode utilizar os espaços do café sem restrição de horário e, ainda, tem direito a 5 horas mensais para uso da sala de reuniões.
  • Plano e-Office: não utiliza a estrutura física da Owzone, mas sim a virtual, e serve para empresas de fora da cidade que precisam de uma base em Bauru, seja para receber encomendas ou documentos.

Espaço compartilhado, consciência multiplicada

Além das novidades e melhorias no local, o plano de se tornar uma empresa verde segue gradativamente. Os cuidados para reduzir o consumo de energia e a produção de lixo se dão diariamente. As salas, com grandes janelas e pinturas claras nas paredes ajudam na iluminação e na ventilação de ar, evitando o uso do ar condicionado o tempo todo e, consequentemente, economizando energia. Além disso, os clientes são orientados a levar uma caneca de casa para evitar o uso de copos plásticos.

Todas essas dicas são diariamente lembradas com bilhetes e campanhas realizadas dentro da Owzone: “É um caminho. Não é muito fácil nem muito barato, então é um planejamento a longo prazo. Temos dado passos dentro do que estabelecemos do ano passado para cá e, de uma maneira gradativa, conseguimos cumprir”, explica Daniel.

História

Se, no começo, os bauruenses estranharam o novo termo “coworking” e confundiam o conceito com uma imobiliária, hoje as pessoas se adaptaram a nova forma de trabalho. Com 35% de crescimento em um ano, atualmente, a Owzone administra 120 pessoas que trabalham em 54 diferentes empresas, como advocacia, arquitetura e tecnologia.

Daniel trabalhava na escola do pai, na parte financeira, já Daniele, na mesma escola, como professora. Casados, eles procuravam um negócio que fosse mais a cara deles. Foi quando, pesquisando, surgiu a ideia de abrir uma empresa de coworking.

“Vendemos o colégio, mas sempre quis fazer alguma coisa. Aí, a Dani propôs de fazermos algo juntos. Já tínhamos lido sobre coworking, começamos a discutir o assunto e pesquisar se tinha em Bauru. Assim, começamos a projetar e desenvolver o que íamos fazer e como fazer”.
Como tudo o que é novo, as pessoas não acreditavam que daria certo, mas os empresários insistiram e confiaram na ideia: “No começo, só a gente acreditava, então foi bem difícil. As pessoas falavam que não ia funcionar, mas a gente entendia isso como uma falta de entendimento”, comenta Daniel.

Se de um ano pra cá a empresa cresceu, os planos para 2018 não param: “Ampliamos o prédio e o espaço foi utilizado cem por cento. Já que não temos espaço físico para crescermos mais, pensamos em uma segunda unidade, mas somente para o ano que vem”, planeja o casal.

Serviço
Owzone – Rua Virgílio Malta, 17-76, Bauru
Telefone: 3245-7767
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 9h às 12h
Site: www.owzone.com.br
Facebook: www.facebook.com/OwzoneCoworking
Instagram: @owzone.coworking

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…