prototipo-teatro-bauru

O Espaço Protótipo abre as portas nesta sexta e sábado para a apresentação dos espetáculos “Bicho Transparente” e “Preâmbulo – carne com alma dentro”, as peças serão apresentadas pelo grupo de pesquisas e experimentações cênicas Protótipo Tópico.

As duas peças trabalham o transartístico, ou seja, espetáculo que aborda várias linguagens artísticas como música, imagens, textos e ambientes sensoriais. Além de documentar as experiências humanas, este artifício teatral instiga o público que se vê estimulado em vários sentidos.

“Bicho Transparente” será apresentado hoje, dia 10 de março, às 20h30, e é gratuito. A peça fala sobre a violência contra a mulher e surgiu da inquietação da atriz, diretora e produtora do grupo, Andressa Francelino, depois de começar a pesquisar a vertente do teatro documentário.

“Iniciei um processo de construção de uma cena solo que trouxesse alguns princípios do teatro documentário. Nesta trajetória, comecei a olhar para histórias não ficcionais de feminicídio, machismo e violência contra a mulher, devido à alguns fatos que me chamaram a atenção no ano de 2015. As ambiências criadas em Bicho Transparente revelam, instigam e documentam experiências de diversas mulheres. São histórias minhas, de mulheres do meu vínculo afetivo e de diversas mulheres que deixaram de se calar. O espetáculo traz ao público uma existência dilacerada, lembranças que marcaram essas mulheres”, explica Andressa.

Já no sábado, dia 11, será apresentado o espetáculo “Preâmbulo – carne com alma dentro”, às 20h30, e o ingresso tem o valor de R$10. O teatro conta a história de um homem atormentado pela angústia existencial do processo criativo, que decide pelo o assassinato de seus ídolos/referências para tornar-se um criador livre. Para a concepção desta obra, a melancolia criativa contemporânea e a solidão que um artista passa em um processo criativo é colocada em questão. O grupo dialoga com artistas de diversas linguagens possibilitando a criação de ambiências estéticas, sonoras e lugares de memória. Foram usados livremente trechos de Virgínia Woolf, Fernando Pessoa, Haroldo de campos e Jaime Valério (avô do ator), articulados na forma de auto diálogos.

O Protótipo Tópico

O grupo de teatro Protótipo Tópico desenvolve uma linguagem genuína, ocupando-se da pluralidade das expressões artísticas por meio de uma arte que envolva as pessoas em ação e em relação direta com o espaço.

Além dos projetos de pesquisas e da construção de espetáculos, o grupo é fundamental para a cultura de Bauru. Há quase quatro anos, o grupo fomenta a cultura e a arte em Bauru com eventos culturais, saraus, encontros, grupo de estudo, mostras e festivais como o FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru.

O Espaço Protótipo, sede do grupo Protótipo Tópico, localizado na Rua Monsenhor Claro, 2-57, é um espaço de práticas e diálogos interartes, um lugar alternativo para apresentações, ensaios e oficinas, uma possibilidade para trocas entre as diversas formas de criação e expressão e preza pela troca interartes, pela pesquisa, formação e difusão.

Protótipo de portas abertas

O grupo Protótipo Tópico compartilha seu processo de pesquisa, criação e montagem com interessados dentro do projeto Experimento #09. O projeto, com orientação de Andressa Francelino e Fábio Valério tem como objetivo a preparação de atores (com ou sem experiência) e trabalha os princípios da pré-expressividade, a dilatação física, corporal, imagética e temporal, a ação vocal, o caminho da pré-expressividade a expressividade e a construção da cena.

A nova turma acontece às terças-feiras, interessados entrar em contato pelo telefone (14) 3100-0900 ou pelo email [email protected].

SERVIÇO:
Espaço Protótipo – Rua Monsenhor Claro, 2-57
Bicho Transparente – 10/03, às 20h30
Gratuito

Preâmbulo – Carne com alma dentro – 11/03, às 20h30
Ingressos: R$10,00
Outras Informações: (14) 3100-0900

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Exposição fotográfica gratuita em Bauru comemora o Dia da Botânica

Neste mês de abril, o Jardim Botânico Municipal de Bauru reapresenta a exposição fotográfi…