Para celebrar o Dia Mundial da Água e do Rio Batalha, ambos comemorados em 22 de março, a Prefeitura de Bauru, através do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e Secretaria do Meio Ambiente vai realizar uma série de atividades voltadas à educação ambiental.

A abertura oficial está marcada para as 8h30, da quarta-feira (22), no Centro Ambiental e deverá contar com as presenças do prefeito Clodoaldo Gazzetta, a secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes, o presidente do DAE, Eric Fabris, servidores da autarquia e demais autoridades convidadas.

Após a cerimônia no Centro de Educação Ambiental, o prefeito Gazzetta e comitiva deverão seguir para a Praça Rui Barbosa onde, a partir das 11h, irão acionar a fonte luminosa que está sendo recuperada pelo DAE e voltará a funcionar na ocasião.

No local serão instalados estandes para ‘degustação’ de água, onde os interessados poderão verificar a diferença de paladar entre a água de poços de diversas regiões da cidade e a água do Batalha, bem como a dosagem mínima e máxima de cloro, conforme legislação vigente. Painéis com fotos e cartazes, retratando os nossos principais mananciais, além dos sistemas de tratamento de água e esgoto estarão expostos na Praça.

Já no dia 23 haverá visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Candeias, cujo público-alvo são alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia das Faculdades Anhanguera.

Esses eventos visam conscientizar quanto ao uso racional da água, destacando a atual situação dos recursos hídricos, e também alertar sobre a importância de preservação do rio Batalha, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 38% da população de Bauru.


Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água, instituído pela ONU em 22 de março de 1992, tem como tema este ano “Águas Residuais”. Para a secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes, este dia, além de amplamente divulgado e comemorado deve ser utilizado para reflexão.

“A Semma e o DAE vem trabalhando em parceria com ONG´s e outras instituições para a implementação de projetos e ações visando à recuperação de nossos mananciais. O envolvimento da população é fundamental para o sucesso dessas ações, pois cuidar do meio ambiente é uma obrigação de todos nós”, enfatiza.

Confira a programação do “Dia Mundial da Água e do Rio Batalha” completa:
Dia 22/03 – Quarta-feira:

8h – Saída dos Alunos do Curso de Aprendizagem do Senac-Bauru para a visita ao Centro de Educação Ambiental
8h30 às 9h- Recepção no CEA e abertura oficial, com as presenças do prefeito Clodoaldo Gazzetta, da Secretária da Semma, Mayra Fernandes e o presidente do DAE, Eric Fabris.
9h – 10h – Visita – Visita ao Centro de Educação Ambiental
10h – 10h15 – Plantio coletivo
10h15 – 10h30 – Café da manhã
11h – Cerimônia de reativação da fonte luminosa da Praça Rui Barbosa, consertada pelo DAE, onde haverá ‘degustação’ de água e exposição de fotos alusivas ao tema.

Dia 23/03 – Quinta-feira:
Visita Técnica à ETE Candeias – dos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia das Faculdades Anhanguera
8h – Saída das Faculdades Anhanguera, na Avenida Mousa Tobias.
8h30 – Recepção na ETE Candeias
8h30 – 10h00 – Visita Técnica

As informações são da assessoria da prefeitura.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…