umaveznavida-home

Bauru é uma cidade cheia particularidades, seja pelo famoso lanche de pão francês sem miolo, queijo, rosbife e tomate ou pelo céu que surpreende os habitantes a cada pôr do sol. Diante das suas peculiaridades, chegamos à conclusão que deveríamos aproveitar mais o que a nossa cidade oferece. Por isso, fizemos uma lista com 13 experiências que todo bauruense deveria passar pelo menos uma vez na vida.

1- Experimentar o lanche Bauru
A cidade lanche não tem esse apelido à toa; o sanduíche que carrega o nome de Bauru é um patrimônio imaterial da cidade. Mas cuidado, pois o Bauru é oferecido em várias versões, porém, apenas uma é a original. Portanto, se você quer descobrir qual o gostinho da receita do bauruense Casimiro Pinto Neto, opte por estabelecimentos com o certificado do Conselho Municipal de Turismo de Bauru (COMTUR) que garante a receita tradicional do lanche.

2- Ir ao Museu Ferroviário
O principal propulsor para o crescimento de Bauru foi a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que se instalou na cidade com o maior entroncamento ferroviário do estado de São Paulo. Com um fluxo de transporte grande e de dinheiro maior ainda, Bauru se desenvolveu econômica e geograficamente. O Museu Ferroviário Regional de Bauru foi criado para preservar a história da ferrovia, fundamental para a cidade.

Se você ainda não conhece o Museu, aproveite a exposição permanente “As ferrovias e o desenvolvimento urbano” para aprender um pouco mais da história de Bauru e contemplar objetos e curiosidades do passado da cidade.

O Museu Ferroviário Regional de Bauru está localizado na rua Primeiro de Agosto, ao lado da Estação Ferroviária e a entrada é gratuita. Mais informações acesse: www.facebook.com/MuseuFerroviarioRegionaldeBauru

3- Conhecer o Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Bauru foi criado em março de 1994 e possui uma área de 321 hectares com vegetação predominante do cerrado. Além do lugar cercado de natureza com espaço para descanso e trilhas, o Jardim expõe sua coleção de plantas como orquídeas, bromélias, samambaias, plantas aquáticas, plantas medicinais, bambus, árvores, palmeiras e trepadeiras.

Se você ainda não foi, aproveite um fim de semana para relaxar em meio a natureza e conhecer mais uma atração de Bauru. Mas se você já conhece o Jardim Botânico, pode aproveitar o novo espaço com exposições, loja de souvenir, maquete, TV interativa e até café, para visitar de novo.

O JB fica localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – Km 232, s/n – Tangaras e a entrada é gratuita.

4- Assistir uma apresentação no Teatro Municipal
Importante espaço na cultura da cidade, o Teatro Municipal de Bauru, além da sala para apresentação de peças o teatro abriga outros órgãos relacionados à cultura como a Biblioteca Municipal, a Secretaria de Cultura e a Casa de Cultura. A reforma durante o mês de janeiro deste ano reparou equipamentos do teatro e melhorou sua estrutura, garantindo o conforto e a segurança de seus visitantes.

Teatro Municipal de Bauru: Avenida Nações Unidas, 8-9.

5- Conhecer o trabalho do Protótipo
O Protótipo Tópico é um grupo de teatro, pesquisas e experimentações cênicas, que visa à exploração das possibilidades do corpo em arte. Além disso, o grupo fomenta a arte e a cultura na cidade com apresentações de peças de teatro, saraus, encontros, festivais e mostras que acontecem no Espaço Protótipo.

Para ficar por dentro dos eventos do Protótipo Tópico, curta a página do Facebook: www.facebook.com/espacoprototipo

6- Experimentar alguma comida da Praça da Paz
A Praça da Paz é considerado um dos pontos turísticos da cidade, seja pelo monumento da pomba da paz intitulada “Voo da Paz” ou pela variedade de comidas de rua feitos nos trailers. É lá que ficam os churros famosos pelos mais diferentes sabores. Além disso, a praça ainda conta com mini-pizza (que não é tão mini assim), tapioca, açaí e até lanches vegetarianos.

A Praça da Paz fica na Rua Nicolau Assis, 6-41 – Jardim Panorama

7- Aproveitar o Vitória Régia
Com 50 mil metros quadrados, o parque oferece uma ampla área verde para quem quer relaxar e se divertir. Além dos eventos realizados no Vitória, os bauruenses ocupam o local para prática de exercícios físicos, piqueniques, descanso e diversão de adultos e crianças. Se você ainda não visitou o local, aproveite um domingo ensolarado, estenda uma toalha na grama e aproveite.

Parque Vitória Régia: Av. Nações Unidas, 51-15 – Jardim Brasil

8- Conferir uma exposição da Pinacoteca
A Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz é um espaço de ensino, promoção e preservação das Artes Visuais. O local oferece exposições de artistas plásticos e cursos gratuitos.

A Pinacoteca fica na Rua Antônio Alves, 9-10 – Centro

9- Ver um filme no Sesc
Além dos cinemas de Bauru, uma opção para assistir filmes é o Sesc. O Serviço Social do Comércio oferece exibição de filmes que, muitas vezes, não entram em cartaz nos cinemas tradicionais. Outro ponto interessante sobre o Sesc são os festivais de filmes a partir de um tema como por exemplo animes, internacionais, independentes, etc.

O Sesc fica na Vila Cardia, Avenida Aureliano Cardia, 6-71

10- Assistir ao show da Banda Sinfônica Municipal de Bauru
Há quase 15 anos, a Banda Sinfônica de Bauru é uma referência musical na cidade com suas mais de mil apresentações públicas e um CD, sem contar a presença cativa em eventos como o aniversário de Bauru e nas festividades de Natal. Além do show com um repertório que mistura o erudito ao popular e atinge pessoas de todas as idades, a banda trabalha com 55 jovens entre 11 e 25 anos que possuem uma bolsa para estudar música.

11- Ir ao Observatório
Um serviço que a cidade oferece, mas pouco bauruense sabem é o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, que realiza eventos gratuitos e abertos para a população, como observação de astros, palestras e demonstrações sobre assuntos astronômicos. O observatório teve início em 2004 a partir de um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Física da Unesp em Bauru.

Para ficar por dentro dos eventos do Observatório curta a página no Facebook: www.facebook.com/obsbauru

12- Ir à feira de artesanato Ubá
Muito tradicional, a feira Ubá acontece mensalmente e conta com 40 artesãos que apresenta diversos trabalhos como crochê, tricô, entalhe, bordados, pintura em tecidos, madeiras, cerâmicas e muitos outros. A feira sempre acontece em diferentes locais e você pode conferir onde vai ser no site da Prefeitura de Bauru: www.bauru.sp.gov.br

13- Parar para ver o por do sol da cidade
De longe uma das coisas que mais chamam atenção na cidade é o céu. Todo dia, a partir das 18h, já podemos ver a mudança de cores no céu que, no seu ápice, mistura o azul, o rosa e o vermelho encantando até quem já está acostumado. Se você nunca reparou, tire um tempinho para admirar o pôr do sol bauruense – garanto que você vai se surpreender!

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Pronto para se divertir? SESI de Bauru está com inscrições abertas para o programa de férias

As férias ainda estão rolando e tem muita coisa legal para curtir o tempo livre e os dias …