artesanato-bauru2

Nesta sexta-feira, dia 24 de março, a Feira Ubá completa 13 anos de atividade em Bauru. Criada pelo Movimento Mãos Caipira, composta de pessoas que fazem trabalho manual, junto com a Secretaria de Cultura, em 2003, a feira busca a valorização e a comercialização da arte e do artesanato, expressões populares que são materializadas das mais diferentes maneiras pelas mãos de artistas e artesãos.

Atualmente, com 40 expositores, a Feira Ubá de Arte e Artesanato oferece uma variedade de produtos feitos em diversos materiais e estilos como crochê, tricô, entalhe e marchetaria e em madeira, bordados, várias técnicas de pintura em tecido, madeira e cerâmica, entre outros.

A organização da feira se dá pelo Conselho Gestor da Ubá, formado pelos próprios trabalhadores da feira e com mandato de dois anos, junto com a Secretaria. Além disso, os agentes de cooperação da Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades (SUTACO) avaliam tecnicamente todos os produtos que serão expostos na feira.

Normalmente, a feira é realizada no Parque Vitória Régia, local habitado por índios há muito tempo. Como o lugar era repleto de palmeiras e com as fibras das folhas dessas palmeiras eram confeccionados cestos. As palmeiras eram chamadas Ubás pelos índios, portanto a feira é uma homenagem aos antigos moradores.

– É artesão? Saiba como participar da Feira Ubá
Os interessados em expor produtos na feira devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e agendar um horário para levar os documentos referentes aos trabalhos necessários para avaliação e, posteriormente, o cadastramento do artesão.

Após a aprovação, o artesão recebe uma carteira de identificação emitida pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUCATO) que permite a participação nas feiras artesanais dentro do estado de São Paulo.

Serviço
A próxima edição da Feira Ubá acontece no dia 09/04, das 9h às 17h, no Parque Vitória Régia – Av. Nações Unidas, 5115

Os artesãos interessados em participar da feira deverão entra em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (14) 3232-4343.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…