publieditorial

topacai-saudavel-1

Uma das maiores preocupações da vida moderna é a alimentação. Diariamente, estudos e pesquisas comprovam que uma alimentação saudável traz muitos benefícios para o corpo como a prevenção de doenças e a longevidade. Por isso, muitas pessoas se preocupam com as escolhas dos alimentos, buscando sempre por opções naturais.

Thiago Perin, morador daqui de Bauru, sempre foi cuidadoso com a alimentação, mas há quatro anos decidiu focar ainda mais na vida saudável. E, segundo a nutricionista Denise Real, também de Bauru, nunca é tarde para começar a fazer escolhas mais saudáveis, seja para perder peso ou apenas ter uma vida com mais qualidade. “A mudança deve ser aos poucos e de forma gradual para que possa ser um novo hábito. Algo muito rápido e sem orientação ou algo muito restrito não durará muito tempo; a pessoa enjoa ou então se sente fraca e desanimada. Por isso é importante que seja um processo orientado e com ajuda de um nutricionista”.

Uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos é o necessário para tem uma saúde 100% e quem percebeu isso foi pelo educador Thiago Domingues que, depois de começar a cursar a faculdade de educação física preparou, junto a um nutricionista, uma dieta específica para o tipo de prática esportiva.

“Atualmente, minha dieta é controlada por uma nutricionista. Tenho minhas marmitas e suplementos sempre a mão, o que facilita bastante! Minha esposa também tem uma preocupação com a alimentação e cozinha de uma forma bem light!”, diz.

Primeiros passos

Se esses exemplos te inspiraram, mas você não sabe por onde começar, olha só as dicas que a nutricionista Denise Real preparou para organizar as principais refeições:

– Café da manhã
“Tem que ser mais completo, pois ficamos em jejum durante a noite e nosso corpo tem necessidade de nutrientes pra já começar ‘a trabalhar’. Indico sempre um café com fruta, algum carboidrato de baixo índice glicêmico (integral) e uma fonte de proteína.”

Exemplo: mamão com chia + iogurte + pão integral ou omelete + torrada e 1 suco

– Jantar
“Faça uma refeição mais leve. Se fizer algum exercício físico depois, o jantar tem que ser algo mais calórico para dar energia.”

Exemplo: folhas + legumes + carboidrato integral (porção ajustada) + uma proteína magra (frango ou peixe)

– Lanches entre as refeições
“O ideal é não ficar muito tempo sem se alimentar, pois poderá aumentar o apetite para próxima refeição e excederá o consumo calórico, além de aumentar a compulsão. Durante o dia, faça lanchinhos de manhã e durante a tarde, coma algo leve, mas rico em nutrientes.”

Exemplo: suco natural, frutas, iogurte ou castanhas.

topacai-saudavel-2

A hora da mudança

Para quem já está mudando os hábitos, uma preocupação comum é o que fazer com aquele convite para sair com os amigos que, nem sempre, são em locais com opções saudáveis. Por sorte, com a popularização do novo estilo de vida, estes locais que antes eram restritos, estão cada vez mais acessíveis.

Há apenas seis meses, Vanessa Kudse tem mudado seus hábitos e, além de praticar exercícios, tem se preocupado em se alimentar bem mesmo fora de casa: “comecei a frequentar locais saudáveis como o Top Açaí. Bauru não tem muitos locais de comidas saudáveis, só que o Top Açaí oferece muitas opções! Adoro o suco de açaí com morango batido com laranja, o ‘monte sua salada’ e os crepes são muito bons”.

Com a falta de estabelecimentos que oferecessem opções diversificadas e liberdade para escolher os itens do prato, André Pavan abriu o Top Açaí, há cinco anos em Bauru. O estabelecimento é procurado para quem quer uma vida saudável a qualquer hora do dia, já que o horário de funcionamento é amplo. Todos os dias, o local está aberto das 7h às 23h, inclusive em feriados e aos finais de semana.

O cardápio oferece receitas saudáveis, como saladas salgadas, omeletes (ovos ou claras ovos), tapiocas, crepes salgados com massa integral, sucos funcionais (chia, colágeno, quinoa, amaranto), sucos detox e saladas de frutas.

“Inicialmente, o foco maior era atender o público que desejava açaí puro e de qualidade. Ocorreu que esse público também consome salada, crepes, sucos naturais, tapiocas e, a partir desta demanda, aumentamos as opções saudáveis, inserimos pratos ideais para pré e pós-treinos, além de sucos funcionais e ingredientes mais procurados, como a batata doce”, explica André.

topacai-saudavel-3

Você também consegue

Nossa equipe pediu algumas dicas aos entrevistados para quem, assim como eles, também quer começar a cuidar melhor da alimentação. Confira as dicas:

“Meu conselho é procurar um bom profissional na área da nutrição para estruturar um cardápio mais adequado para cada situação!”, diz Thiago Perin.

“Minha dica para se alimentar saudável todos os dias é preparar com antecedência a sua marmitinha do próximo dia, seja uma fruta, um bolinho fit ou um ‘sucão’! Vale a pena porque não tem nada melhor do que se sentir bem”, afirma Vanessa Kudse.

“Para uma vida com muito mais qualidade, aconselho as pessoas não terem pressa nos resultados, a escolherem profissionais capacitados para ajudarem, como nutricionista e educadores físicos, a descobrirem atividades físicas que tenham prazer em fazer! Ter um objetivo a curto, médio e longo prazo ajuda muito a não desanimar e a construir hábitos saudáveis para toda a vida!”, conta Thiago Domingues.

Serviço
Top Açaí – Av. Getúlio Vargas, 10-20
Telefone: (14) 3223-7952
Facebook: www.facebook.com/topacaibauru

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …