Há sete anos, Thiago Perin começou a praticar a corrida e, durante esse tempo, já participou de inúmeras competições, inclusive fora do Brasil. A dedicação ao esporte é diária, atualmente, o bauruense corre em média 30km por semana.

Muito mais do que correr, a prática requer atenção com a alimentação, com os treinos e até com o psicológico, cuidados que Thiago toma com a ajuda de profissionais. Para ele, a corrida só melhorou sua vida. A próxima competição está programada para outubro, será a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos.

Confira a entrevista que fizemos com o corredor:

– Thiago, quando você começou a correr? E por quê? Teve algum motivo que o levou a praticar o esporte?

Sempre pratiquei esportes e comecei a correr ao acaso, em 2010, quando o Mike, meu namorado, me convidou para correr uma prova de 5km com um grupo de amigos. Gostei da modalidade pois me permitia a realiza-la em grupo ou sozinho e em qualquer hora do dia, além de melhorar a saúde e condicionamento físico.

– E quando o esporte ficou mais sério na sua vida? Desde o início você já competia?

Sempre levei a prática esportiva a sério. Participava de algumas provas, sempre para superar meus próprios tempos, e comecei a dar um foco mais especial quando optei por correr provas longas, de 21km e 42km.

– Foram quantas competições até hoje?

Foram inúmeras competições. Não sei exatamente ao certo o número.

– Você já competiu até fora do país? Quais lugares você já foi?

Sim, minha primeira prova fora foi em Buenos Aires, em 2014, correndo 21km, Já a segunda foi em Berlin, em 2016, para correr 42km.

– Como foi competir no exterior?

Coincidentemente, foi a primeira vez que corri estas distâncias! Fomos em uma turma grande, tanto para Buenos Aires quanto para Berlim. É sempre muito gostoso pois consigo unir a corrida aos passeios, além de fazer sempre novas amizades!


– E você faz alguma preparação, como musculação e dieta?

Hoje em dia, corro uma média de 30km semanais e sigo um treinamento específico com assessoria. Como minha meta é correr as seis maratonas, que fazem parte do circuito mundial (Berlim, Chicago, Nova Iorque, Londres, Tóquio e Boston), tenho acompanhamento nutricional com Bruna Carneiro e treinamento funcional na Sinthesis Treinamento Funcional com Thiago Domingues para garantir que a resistência física e imunológica fiquem sempre altas. A psicologia, com Mariana Mondelli também me ajuda a manter a cabeça sempre tranquila para os treinamentos fluírem de forma natural e sem pressão.

– Quantas vezes por semana você corre? E onde?
Corro três vezes por semana, geralmente em torno de 6h da manhã, na Avenida Getúlio Vargas, Unesp ou próximo aos Villagios. Escolho o lugar de acordo com o tempo disponível e o tipo de treino que vou realizar!

– O que a corrida mudou na sua vida?
A corrida trouxe disciplina, responsabilidade, superação e persistência para minha vida. Precisei focar nos objetivos propostos e me dedicar, treinando muitas vezes de madrugada, com frio e chuva, além de aprender a equilibrar a vida profissional e pessoal. Sem falar nas grandes amizades que fiz neste tempo todo. Também observei melhoras significativas em meu condicionamento físico e estético.

– Acredita que seja um esporte democrático, para todos?
A corrida é um esporte democrático, podendo ser realizado por qualquer pessoa, desde que tenha a liberação médica. Uma dica é frequentar grupos de assessoria, responsáveis por avaliar cada indivíduo e montar de forma personalizada os treinos, visando os objetivos de cada um! Isso é primordial para praticar o esporte com segurança e tranquilamente.

– Qual o seu maior objetivo?
Meu maior objetivo é participar das seis maratonas que participam do circuito mundial e, após elas, participar de uma prova na África do Sul, chamada Two Oceans. A prova é eleita uma das mais bonitas do mundo, com 56km, onde pode se ver os dois oceanos que banham a África (Atlântico e Indico).

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…