Seja em muros, placas, dentro de estabelecimentos ou até de casas, você provavelmente já viu alguma arte feita com lettering. O termo pode ser definido como a arte de desenhar letras, ou seja, por meio de um desenho você simula a caligrafia de forma bem mais livre e criativa. É comum o lettering ser confundido com a caligrafia, mas há uma diferença grande, já que a caligrafia é tudo que é produzido por uma ferramenta de escrita.

Atualmente, o lettering é aplicado com diversos objetivos e em diferentes lugares como, por exemplo, em paredes ou quadros da casa para decorar, em placas e cartazes para informar ou até mesmo em uma marca ou empresa para formar a identidade visual. Independentemente de onde for utilizado, ele tem como propósito básico informar.

Arte em letras
Este tipo de arte tem ganhado cada vez mais visibilidade pela possibilidade de criar produtos únicos e personalizados de acordo com o gosto de cada um. Para o designer Rodrigo Cordeiro, esse é um dos motivos do sucesso do lettering: “as pessoas procuram um profissional do lettering por não querer usar as mesmas fontes que encontramos no computador, procuram uma peça única mesmo, que as defina e que esteja repleta de significado”.

Quem trabalha com o lettering, garante que a atividade não é difícil, mas sim, árduo e qualquer pessoa pode fazer. Para isso, é necessário estudo, pesquisa e, acima de tudo, prática. Como diz o ditado “a prática leva a perfeição” e para o lettering ele se faz mais do que verdadeiro. Para Bianca Miraglia, profissional também daqui de Bauru, aprender a arte do lettering é questão de disciplina e treino: “é preciso dominar a caligrafia para, a partir de um ponto, você ir desenvolvendo o seu próprio abecedário, suas formas das letras, sua dinâmica para criar peças inteiras de forma harmônica”.

Além disso, o trabalho por meio do lettering aproxima quem faz o trabalho do cliente, já que para personalizar usando esse tipo de arte, é necessário que se conheça a pessoa que está interessada. Este foi um dos motivos pelo qual Adilson Bragiato se encantou pela arte: “Tive e tenho a oportunidade de fechar excelentes parcerias e isso me leva a um lado deste trabalho que eu não imaginava, que é o de conhecer pessoas aficionadas pelos seus empreendimentos e envolvidas de paixão mesmo! Tenho um espírito empreendedor e conhecer gente assim me emociona. Esta arte, além da satisfação pessoal e profissional, ainda me proporciona estas experiências enriquecedoras: conhecer, trocar experiências e ver, no final de cada trabalho o brilho nos olhos destas pessoas’, conta.

.
.

Como faz?
Para quem tem interesse em aprender, um ponto importante é procurar cursos sobre o assunto e nessas horas, a internet é uma aliada, já que há muito material disponível. Mesmo para quem já pratica essa arte, estar em contato com livros e materiais especializados é uma forma de se manter atualizado e ter um diferencial como profissional.

“Eu recomendo um estudo prévio de caligrafia, mesmo que autodidata. Isso permite entender muito melhor a anatomia das letras, o funcionamento das ferramentas caligráficas, e da onde o lettering vem. Dessa forma você se sentirá mais seguro quando estiver quando você estiver ilustrando letras e não cometerá erros básicos e terá um resultado melhor”, indica Rodrigo.

Alguns sites especializados mostram como começar a desenvolver o lettering em apenas alguns passos. O portal “Ideia Fixa” fez um post com oito dicas para quem quer se arriscar na arte mesmo pela primeira vez. Além disso, vários vídeos no Youtube mostram como fazer passo a passo. Confira:

Arte versátil
Como o lettering é feito à mão e personalizado para cada pessoa, podemos vê-lo espalhado por inúmeros lugares. Capas de livro, peças publicitárias, embalagens dos mais diversos segmentos de produtos, decoração tanto dentro de casa quanto em estabelecimentos comerciais, em logos, tatuagens, o lettering está em toda parte.

Um exemplo de como a arte pode ser aplicada em muitos lugares foi o trabalho da Bianca para uma família: “Fiz um quadro em A3 para uma família onde meu objetivo era simbolizar em um círculo tudo com o que eles tivessem afinidade e fizesse parte da vida deles. Usei lettering e ilustrações. Gostei bastante do resultado”.

O artista Adilson Bragiato conta que o lettering oferece uma oportunidade de inovar a cada trabalho: “Estou com oportunidade de, a cada trabalho, atuar em segmentos totalmente diferentes, isso tem me oferecido uma oportunidade de inovar o tempo todo! Finalizei um trabalho na última semana totalmente diferente de tudo que já fiz, com muito mais ilustrações”.

Dentro de casa
Esse tipo de arte tem se espalhado tanto que muitas pessoas estão trazendo o lettering para dentro de casa como parte da decoração. Os lugares mais usados são áreas de lazer e cozinhas, mas como já vimos, ele pode ser aplicado em qualquer lugar, basta modifica-lo de acordo com cada propósito.

Uma dica é usá-lo como frases importantes ou motivacionais para que você possa ler e se inspirar sempre! “Sou adepto do uso indiscriminado de letrinhas. Acredito que dá para usar lettering em todos os lugares, do carrinho de catar papel às lojas mais luxuosas e com certeza dá pra usar dentro de casa, inclusive está muito em alta enquadrar letterings de frases para deixar no quarto, no escritório, ou perto de onde você costuma ler, estudar, relaxar. Eu mesmo faço vários e vou colando num mural que tenho em casa”, comenta Rodrigo.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …